Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Rede Faça Fácil ampliada devido ao sucesso de atendimento - (Castelo, ES)

Castelo

Confira a entrevista que a gerente da Rede Faça Fácil  Míriam Santos, nos concedeu e tire suas dúvidas - Atenção população

Atenção população Confira a entrevista que a gerente da Rede Faça Fácil Míriam Santos, nos concedeu e tire suas dúvidas

O Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) implantou a Rede Faça Fácil. É uma rede de Atendimento Integrado ao Cidadão, oferecendo vários serviços públicos em um só espaço.

Cariacica foi o primeiro município a receber a unidade fixa do Faça a Fácil. Na unidade são oferecidos mais de 400 serviços de 15 órgãos públicos diferentes. E já comemora três anos de funcionamento, realizando mais de cinco milhões de atendimentos, por dia são seis mil.

Devido ao grande sucesso da unidade faça Fácil no município de Cariacica, o Governo do Estado decidiu ampliar o atendimento para todo o estado com a construção de mais três unidades fixas em Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e Serra e ainda inovando e trazendo para compor a rede de atendimento Faça Fácil duas unidades móveis.

Circulando pelos municípios do Espírito Santo, ela leva mais facilidade, agilidade e qualidade no serviço prestado pela população.

O serviço oferecido pela rede Faça Fácil são: 1ª via de Carteira de identidade; 2ª via de Carteira de Identidade; Atestado de Antecedentes Criminais para pessoas que tem Carteira de Identidade no Espírito Santo; 1ª via de Carteira de Trabalho; 2ª via de Carteira de Trabalho; Renovação de Carteira de Trabalho; 2ª via de CPF; 1ª via de CPF para portadores de Título de Eleitor; Consulta de situação Cadastral de CPF; Comprovação de Quitação Eleitoral; Certidões Negativas de Débito; Emissão de 2ª via de Contas de Energia Elétrica; Emissão de 2ª via de Contas de Energia Elétrica; Consulta de andamento de licença ambiental e outros serviços emitidos pela rede mundial de computadores (internet).

As duas unidades móveis disponíveis para o atendimento já estão em funcionamento, uma se desloca para atendimento na região Norte e a outra na região Sul. Na região Norte a unidade móvel iniciou os trabalhos na cidade de Nova Venécia em 23 de junho de 2014. Nos dias 07 a 11 de Julho a unidade se encontra em Vila Pavão, e logo após seguirá para Barra de São Francisco, ficando de (14/07 a 18/07), depois vai Ecoporanga, e fica de (21/07 a 25/07), e se encerra em Agua Doce do Norte (28/07 a 01/08). Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Já na região Sul, os municípios que receberam e o atendimento foram: Castelo, Venda Nova do Imigrante, Conceição de Castelo, Brejetuba, Ibatiba, Muniz Freire. Totalizando um atendimento até o momento de 2.908 cidadãos.

Todos os Municípios do estado serão contemplados pela visita da unidade móvel por meio de um cronograma específico.

Confira a entrevista completa com a Gerente de Atendimento Integrado ao Cidadão Faça Fácil, Míriam Santos Cardoso.


1 - A Rede Faça Fácil oferece quais serviços na unidade móvel para a população?

1ª via de Carteira de identidade; 2ª via de Carteira de Identidade; Atestado de Antecedentes Criminais para pessoas que tem Carteira de Identidade no Espírito Santo; 1ª via de Carteira de Trabalho; 2ª via de Carteira de Trabalho; Renovação de Carteira de Trabalho; 2ª via de CPF; 1ª via de CPF para portadores de Título de Eleitor; Consulta de situação Cadastral de CPF; Comprovação de Quitação Eleitoral; Certidões Negativas de Débito; Emissão de 2ª via de Contas de Energia Elétrica; Emissão de 2ª via de Contas de Energia Elétrica; Consulta de andamento de licença ambiental e outros serviços emitidos pela rede mundial de computadores (internet).


2 - Quando se iniciou o projeto da Rede?

O projeto iniciou em novembro de 2009 e em 27 de setembro de 2010 foi iniciado o atendimento no Faça Fácil no município de Cariacica.


3 - Foi devido ao sucesso da unidade Faça Fácil em Cariacica que o Governo decidiu ampliar o projeto para todo Estado?

Sim. O elevado nível de satisfação da população em relação aos serviços prestados (98%) fez com que o projeto fosse ampliado. Além disso, a lei estadual 563 de 1º de julho de 2010, autoriza o poder executivo a implantar novas unidades em outros municípios.


4 - Porque foram escolhidas três cidades para a Rede Faça Fácil serem fixas? E porque foram escolhidas: Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Serra?

Foram escolhidos municípios polos. Cachoeiro do Itapemirim polariza todo o sul do Estado, enquanto Colatina atrai os munícipes da região norte/noroeste. A Serra foi escolhida porque existindo a Unidade de Cariacica, que fica ao sul da Região metropolitana, fez-se necessário a implantação em um Município ao norte dessa região.


5 - Existem duas unidades móveis para o atendimento a população. Uma está na região Norte e a outra na região Sul. Na região Norte, a unidade iniciou os trabalhos em Nova Venécia? Qual é o horário de atendimento?

A Unidade Móvel iniciou o atendimento no Município de Nova Venécia em 23 de junho de 2014 e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Essa semana começou o atendimento em Vila Pavão(07/07 a 11/07), Barra de São Francisco (14/07 a 18/07); Ecoporanga (21/07 a 25/07); Agua Doce do Norte (28/07 a 01/08).


6 - Já na unidade Sul, foram atendidos mais cidades: Quais foram elas?

A Unidade Sul já esteve nos municípios de Castelo, Venda Nova do Imigrante, Conceição de Castelo, Brejetuba, Ibatiba, Muniz Freire. Foram atendidos até o momento 2.908 cidadãos.


7 - Qual o cronograma para a região Sul?

Nessa semana (07/07 a 11/07 estamos atendendo no município de Irupi. Em sequência: Iuna (14/07 a 18/07) Ibitirama (21/07 a 25/07) Divino de São Lourenço (29/07 a 01/08).


8 - Todos os municípios do Estado do Espírito Santo irão receber a visita da unidade Móvel?

O projeto foi elaborado para atender todos os Municípios do Estado do Espírito Santo, de acordo com cronograma.


9 - Qual é o grande diferencial da Rede Faça Fácil? A população fica satisfeita com atendimento prestado?

O diferencial do atendimento na Rede Faça Fácil é a oferta de diversos serviços em um mesmo espaço físico, com conforto, celeridade e qualidade. O pessoal é capacitado para oferecer um atendimento de qualidade. O cidadão pode avaliar o atendimento depois de executado.


10 - Porque foram disponibilizadas 02 unidades Móvel? Existe a perspectiva de novas unidades?

O estudo realizado para implantação das unidades é que duas unidades são suficientes para atender todos os municípios do Estado. Por enquanto não há perspectiva de alteração no projeto.


11 - Quanto tempo a unidade fica em cada cidade?

A proposta é de ficar uma semana em cada município. Se durante a operação a demanda exigir mudança de permanência, especialmente no municípios com maior população, esse prazo pode ser revisto.


12 - Qual a estimativa de atendimento em cada região do Estado?

A média é de 500 atendimentos por cidade.


13 - Qual o atendimento mais solicitado pela população?

A primeira via de Carteira de Identidade, que representa 14% do atendimento.


14 - Todos esses atendimentos a população de cada cidade são gratuitos?

O acesso é gratuito. A 2ª via de Carteira de Identidade, por força de lei, tem um pagamento de taxa, no Banco, por intermédio do DUA – Documento Único de Arrecadação.


15 -Os documentos solicitados são retirados no mesmo dia? Se houver prazo, quantos dias são?

As Carteiras de Identidade (1ª e 2ª vias) são entregues nos Correios da sede do Município em 20 dias e as Carteiras de Trabalho (1ª, 2ª vias e renovação) em 15 dias, também nos Correios da Cidade.


16 - Existe uma previsão da data de inauguração das unidades fixas deste projeto?

As novas unidades fixas – Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Serra estarão em funcionamento no primeiro semestre de 2015.




Tags:



Publicidade