Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Professores voltam ao trabalho depois de 37 dias de greve - (Colatina, ES)

Colatina

Professores voltam ao trabalho depois de 37 dias de greve - Reforma do estatuto

Reforma do estatuto Professores voltam ao trabalho depois de 37 dias de greve

Os professores da rede estadual decidiram por fim a greve após assembleia realizada nesta quarta-feira. Um acordo foi fechado entre o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) e o Governo, assim a categoria retorna as atividades nas escolas públicas sem corte de ponto e não vai haver multa que somada poderia chegar a mais de R$ 650 mil.

Os professores ainda avaliam o calendário proposto pela Sedu, em referência a reposição das aulas. Muitos alunos participaram da assembleia, alguns com cartazes e faixas em apoio a manifestação dos professores do ES.

Ficou acertado que até o final de Agosto/2014 será enviado para a Assembleia Legislativa a reforma do estatuto do magistério; e ainda será debatido até este prazo as normas para o processo de escolha dos diretores das escolas pela comunidade escolar.

Na greve, foi definido ainda que será depositado na conta dos professores os valores descontados da Carga Horária Especial (CHE) no dia 11/07; publicado uma nova lista de reenquadramento até final de Julho/14.

A assessoria do Sindiufes enviou a redação veja alguns trechos do documento:

Lamentavelmente, o governo do Sr. Renato Casagrande (PSB) não acatou nossa principal reivindicação que é a questão das perdas inflacionárias, implementação da Lei do Piso Nacional e a questão do Plano de Cargos e Salários dos professores capixabas.

Esta greve foi a maior da rede estadual nos últimos 13 anos e contou com vários atos públicos no Centro de Vitória.

Também houve manifestação em várias cidades do interior como São Mateus, Linhares, Colatina, Ecoporanga, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari e na BR 101.

Toda esta manifestação deixou um saldo muito positivo para a categoria que vestiu a camisa da educação e levou de norte a sul do Espírito Santo as demandas da educação capixaba.

Lamentavelmente, a Justiça decretou ilegal a greve antes mesmo dela começar. Multando o Sindicato e ameaçando cortar o ponto dos professores. O Governo solicitou intermediação do Ministério Público que entrou na mediação para tentar um acordo entre as partes. No final ficou decidido que professores em Designação Temporária (DTs) não teriam seus contratos rescindidos; que ninguém teria seu ponto cortados; quem está no probatório não seria prejudicado e que a multa não seria aplicada.

Diante destas colocações e na eminência de não receber seus salários no final de Maio/14 a categoria votou em cerca de 80% dos presentes na Assembleia de 21/05 a retornarem suas atividades a partir de 22/05.

Estaremos negociando com o Governo a reposição dos dias que estávamos em greve


Tags:



Publicidade