Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Mobilização dos professores em vários municípios do ES - (Ecoporanga, ES)

Ecoporanga

Mobilização dos professores em vários municípios do ES - Escolas municipais

Escolas municipais Mobilização dos professores em vários municípios do ES

Além da greve dos professores da rede estadual, vários cidades capixabas enfrentam também manifestações dos profissionais de educação que reivindicam melhores condições de trabalho e reposição salarial. Em Vitória, Cariacica, Castelo, Ecoporanga, Guarapari, Piúma, Ibiraçu, Santa Leopoldina,Linhares, São Mateus, Viana e Vila Velha os professores realizam atos, e em algumas destas cidades o movimento grevista aguarda a resposta das prefeituras diante das paralisações nas redes públicas municipais.

Em Vitória, os professores resolveram mostrar sua insatisfação e iniciaram uma greve desde de 24 de abril. O movimento grevista reivindica melhores condições de trabalho e reposição de perdas salariais. A greve já dura quase um mês, numa assembleia realizada nesta terça-feira (20) a categoria de professores decidiu manter a paralisação.

Segundo representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) existe uma insatisfação diante da postura da administração.

Pontos do movimento:

- Melhores condições de trabalho
- Reposição das perdas salariais históricas
- Aumento no valor do auxílio alimentação
- Auxílio Saúde
- Reposição da inflação de 5,91%, referente a 2013, retroativo a janeiro/14


Já no município de Cariacica a greve começou no dia 05 de Maio. Os professores reivindicam recomposição das perdas salariais e aumento. Na última segunda-feira (12) foi realizada uma manifestação no Gabinete do Prefeito Juninho (PPS), muitos professores exibiam cartazes pedindo melhores condições de trabalho na rede municipal.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) informou que mantém a proposta já feita aos professores, que são os seguintes: reajuste de 6% fracionado, da seguinte forma: 4% em abril, 1% em julho e 1% em outubro.

De acordo com a assessoria, após uma assembleia da categoria, formou-se uma comissão de grevistas para negociar com o prefeito.Em Cariacica há 14 escolas paralisadas, 28 parcialmente paralisadas e 61 escolas funcionando normalmente. Segundo a Secretaria Municipal de Educação após o fim do movimento grevista, as escolas deverão encaminhar o calendário de reposições, dos 3216 professores, 360 aderiram à greve, existe uma estimativa que em torno de 5 mil alunos estejam sem aula.

Em Vila Velha, a greve se iniciou no dia 16 Maio e também foi reivindicado melhorias, condições de trabalho e reajuste salarial.

Professores ocupam prédio da prefeitura na região serrana

Nesta terça-feira (20) um grupo de professores da rede municipal de Santa Leopoldina, região Serrana do Espírito Santo, realizaram uma manifestação na entrada da sede da prefeitura.

Cerca de 60 professores com faixas, cartazes, bandeiras e apitos tentavam realizar uma reunião com o prefeito Romero Luiz Endringer (PP), mas diante do impasse um grupo entrou no prédio e ocupou o segundo pavimento, mas não foram recebidos pelo prefeito. Os professores de Santa Leopoldina reivindicam um salário igual a do piso nacional.


Tags:



Publicidade