Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Professores estaduais em greve fazem passeata em Vitória - (Anchieta, ES)

Anchieta

Professores estaduais fazem passeata em Vitória e deixam trânsito parado - Mobilização

Mobilização Professores estaduais fazem passeata em Vitória e deixam trânsito parado

Conforme as informações divulgadas ontem pela nossa redação as manifestações dos professores estaduais acontecem na Capital. Uma passeata de profissionais de educação com apoio de pais e alunos das redes municipais e estadual ocupou as avenidas de Vitória no início desta tarde. Na Avenida Jerônimo Monteiro o trânsito ficou congestionado, muitos linhas de ônibus, carros particulares e outros veículos ficaram parados, pois o trânsito não tinha fluidez.

Os professores municipais das redes de Cariacica, Vitória e do Ifes também caminharam juntos pela Av. Vitória passando pela Avenida Jerônimo Monteiro e ficaram em frente as escadarias do Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual. A maioria dos profissionais na manifestação tinha cartazes em defesa da educação, bandeiras e apitos. A Guarda de Trânsito orientava os motorista que seguiam pelo Centro de Vitória.

No Capital, os manifestantes ainda pretendem se encontrar com outros professores para participaram de uma  assembleia geral que vai ser realizada na sede dos Sindicato dos Bancários, em Jucutuquara.

A indefinição em relação ao retorno das aulas na rede estadual de ensino já traz prejuízos ao calendário escolar, esta paralisação da rede estadual é considerada a mais grave da última década.

Os representantes do Governo e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) com intermediação do Ministério Público Estadual (MPE) apesar de realizaram reuniões, que foram duas na última semana não trouxe avanços. 

Segundo o Sindiupes as negociações com o Governo não resultou na prática em avanço para categoria, que contou com a intermediação da promotoria de Justiça da área de Educação.

Segundo o diretor do Sindiupes, Rodrigo Agapito, “as negociações de ontem e hoje mais uma vez não avançaram. O Governo disse que iria estudar a possibilidade de uma das nossas reivindicações, que é o processo da eleição direta para direção escolar, mas somente este ponto foi avaliado”

Nesta quinta-feira, dia 15, o Sindiupes realizou uma assembleia geral com os professores para avaliar os impasses da negociação com os representantes do Governo, e os professores estaduais decidiram continuar a greve no Espírito Santo.

Reunião sem avanço

Ontem, aconteceu uma reunião entre o Governo do Estado, promotores de Justiça e o magistério da Rede Estadual, representado pela comissão de negociação formada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes).

Este encontro foi realizado em virtude da greve dos professores estaduais que já dura um mês. Houve, a necessidade de intermediação da Promotoria de Justiça da área de Educação de Vitória para que um acordo fosse feito com a intenção de encerrar a greve na rede estadual.


Governo informa em nota

O Governo do Espírito Santo continua aberto ao diálogo com a categoria para assegurar o compromisso fundamental com a educação de crianças, jovens e adultos em todas as regiões do Estado.

E seguirá investindo acima do limite constitucional para garantir remuneração, condições de trabalho e perspectivas funcionais adequadas ao bom desempenho de todos que se dedicam à nobre tarefa do ensino.

O Governo acrescenta que fez uma consulta ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para avaliar a possibilidade de concessão de reajuste no período eleitoral e aguarda a resposta. Outras demandas que não têm impedimentos legais estão em negociação.



Tags:



Publicidade