Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
MP faz reunião com professores e Governo Estadual - (São Mateus, ES)

São Mateus

MP faz reunião com professores e Governo Estadual - Intermediação

Intermediação MP faz reunião com professores e Governo Estadual

Não houve nenhum avanço na reunião entre o Governo do Estado,  promotores de Justiça e o magistério da Rede Estadual, representado pela comissão de negociação formada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes).

Os professores da rede estadual participam de uma reunião com representantes do Governo e membros do Ministério Público na manhã terça-feira, dia 13. Este encontro vai ser realizado em virtude da greve dos professores estaduais que já dura quase um mês, e segundo Sindiupes durante as reuniões com os representantes do executivo estadual nada ficou resolvido, houve, portanto, a necessidade de intermediação da Promotoria de Justiça da área de Educação de Vitória para que um acordo fosse feito com a intenção de encerrar a greve na rede estadual.

A promotora Maria Cristina Pimentel solicitou ao governo do Estado e ao sindicato que enviem um ofício com sugestões para cada um dos quatro pontos definidos como fundamentais para o encerramento da greve. Segundo a Sedu, alguns pontos já vinham sendo negociados com o sindicato.

De acordo com o diretor do Sindiupes, Rodrigo Fonseca Agapito, o movimento grevista dos professores reivindica recomposição salarial, eleições diretas para diretores de escolas, lei do piso de carreira nacional (modalidade nível 1), e reestruturação do plano de carreira da categoria.
“Nós estaremos acompanhando as propostas que o Governo deve apresentar, depois vamos avaliar em uma assembleia geral vai ser realizada dia 15, cabe, portanto, a categoria decidir ou não pelo fim da greve” ressaltou.

Já o Governo segue aguardando o resultado de uma consulta ao Tribunal Regional Eleitoral sobre a legalidade do reajuste solicitado pela categoria dos professores, devido ao período eleitoral.

Protestos em vários municípios do Estado

Os professores realizaram nesta segunda-feira protestos nas imediações das BR 101 e 262, com cartazes e faixas. A categoria demonstrava a insatisfação em relação às condições de trabalho e as perdas salariais, um grupo de professores protestou em frente a Escola Rômulo Castelo na BR 101, em Carapina na Serra. Em Linhares e São Mateus as manifestações também ocorreram com integrantes da categoria.

Outros assuntos que também estão na pauta de reivindicação do magistério:

• Pagamento dos Precatórios;
• Ações para diminuir a violência escolar;
• Fiscalização sobre os contratos de Terceirização da merenda escolar e dos serviços gerais desempenhados por servidores nas escolas estaduais;
• Parceria Público Privada – informações sobre o andamentos dos convênios e discussão com a categoria;
• Condições físicas das Unidades escolares e condições de trabalho dos professores/as, entre outras.
• Fiscalização da aplicação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.


Tags:



Publicidade