Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Comunidade Quilombola de Monte Alegre faz encontro dia 13 - (Alegre, ES)

Alegre

Comunidade quilombola se prepara para os festejos de 13 de maio em Cachoeiro de Itapemirim - Cachoeiro Itapemirim

Cachoeiro Itapemirim Comunidade quilombola se prepara para os festejos de 13 de maio em Cachoeiro de Itapemirim

A Comunidade Quilombola de Monte Alegre em Cachoeiro de Itapemirim está em ritmo de festa, pois começa a fase final de preparativos para a sua festa anual "13 de Maio: Raiar da Liberdade".

O evento é realizado há 50 anos pela mestra de caxambu Maria Laurinda Adão, e vai ser comemorada na próxima quarta-feira, dia 13, a partir das 19 horas. Segundo o gestor de projetos culturais, Genildo Coelho, essa data é muito importante e é comemorada sempre no dia 13 quando é celebrado mais um aniversário da Abolição da Escravatura no Brasil.

Nos festejos, o público pode entrar em contato com a cultura popular por meio das apresentações de diversos grupos de Jongos, Folias de Reis, Charola e Bate Flechas de São Sebastião, Capoeiras, Maculelês, Quadrilhas e, claro, Caxambus - dentre os quais, o Caxambu Santa Cruz, do qual Maria Laurinda é Mestra.

A celebração, que, segundo a tradição oral, começou em 13 de maio de 1888, por ocasião da Assinatura da Lei Áurea, é o mais antigo e tradicional evento folclórico do Espírito Santo.

Durante a entrevista Genildo Coelho relatou que "a Prefeitura infelizmente não dá nenhum apoio ao evento". Contudo, o prefeito do município Carlos Casteglione (PT),  atendeu a nossa redação pelo telefone, enfatizou que o apoio da administração municipal é realizado em todos os eventos culturais “nós apoiamos todas as manifestações populares, recentemente estivemos na comunidade de Vargem Alegre, participando e dando os apoios necessários, temos leis de incentivo à cultura”.

 

Mais cultura em Cachoeiro neste mês de maio



As inscrições para as mesas de debate sobre literatura, oficinas e outras atividades da V Bienal Rubem Braga, de Cachoeiro de Itapemirim começam nesta segunda-feira (05). O evento vai ser realizado de 13 a 18 de maio, na praça de Fátima, Centro, e vai contar com feira de livros e programação com cerca de 130 atrações culturais gratuitas.

O endereço para fazer o cadastro é o www.cachoeiro.es.gov.br. Para as escolas, o atendimento é feito no edifício Bernardino Monteiro, Centro, das 7h às 13h.

Entre os convidados para os debates estão os escritores Arnaldo Bloch, Ronaldo Bressane, Daniel Pelizzari, Márcia Tiburi, Michel Laub, Reinaldo Moraes e Carolina Munhóz e os cartunistas Allan Sieber e Chiquinha.

Serão abordados temas como literatura fantástica, a nova prosa brasileira, literatura nas redes sociais e a influência de Rubem Braga na crônica contemporânea. São 400 vagas para cada mesa de discussões literárias.

As opções de oficinas são de análise e elaboração de texto, confecção de fantoches, jogos de tabuleiro, percussão corporal e projeção mapeada, uma das mais novas linguagens da arte contemporânea. São mais de mil vagas, em vários horários, para essas atividades.

O evento ainda terá lançamento de livros de autores capixabas, intervenções artísticas e, na praça Jerônimo Monteiro, espetáculos musicais gratuitos com os renomados Zeca Baleiro e Oswaldo Montenegro e com o Barbatuques, grupo de percussão corporal nacionalmente conhecido que desenvolve trabalhos com foco no público infantil.

 

 

 



Tags:



Publicidade