Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Aliança nacional coloca PDT, PT e PMDB juntos no Estado - (Espírito Santo, ES)

Espírito Santo

Aliança nacional coloca PDT, PT e PMDB juntos no Estado - Novo cenário

Novo cenário Aliança nacional coloca PDT, PT e PMDB juntos no Estado

Uma aliança nacional entre as legendas PT, PMDB e PDT podem resultar na configuração política para as eleições no Espírito Santo. Esta medida, criada em Brasília, vai repousar nas salas dos diretórios regionais dos partidos capixabas e ainda emplacar uma forte aliança com as principais lideranças partidárias no Estado.

O PMDB, através de sua executiva nacional já colocou o nome de Paulo Hartung para o governo do Estado. O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB) coordenada esta ação estratégica numa aliança com o presidente regional do PT, João Coser.

Já o petista, em todas as suas declarações afirma que o PMDB é um partido aliado dentro da perspectiva nacional, e que no Espírito Santo já caminhou de forma positiva nos projetos do PT. Inclusive, em alianças em administrações municipais como foi o caso da Prefeitura de Vitória em dois mandatos de Coser.

“Nós não temos dificuldades com o PMDB, o que faltava era o PMDB se colocar mais abertamente sobre sua estratégia eleitoral. Já trabalhamos juntos no governo estadual e também na prefeitura de Vitória e temos respeito, e queremos o PMDB conosco neste projeto estadual” ressaltou Coser em entrevista anterior.

Mas, neste acordo amplo pautado pelos dirigentes em Brasília, surge o Partido Democrático Trabalhista (PDT) - que nasceu do fruto do encontro dos trabalhistas no Brasil que estavam no exílio, liderados por Leonel Brizola. E esta sigla tem no Espírito Santo a figura do ex-prefeito Sérgio Vidigal. Ele, já ocupou cargos no Governo Federal em 2013 no Ministério do Trabalho como Secretário de Políticas Públicas de Emprego, portanto, não há dificuldades nas suas relações com a cúpula petista nacional.

Na história da geopolítica os encontros em disputas anteriores podem ser superados para projetos futuros, pois em 2006 Vigidal perdeu a eleição para Paulo Hartung, mas em 2014 este passado de disputa entre os dois não é mais posicionado com um impedimento para uma composição eleitoral visando o Palácio Anchieta e as eleições proporcionais.

As reuniões com esta composição já aconteceram com as principais lideranças, juntos Lelo Coimbra (PMDB), João Coser (PT) e Sérgio Vidigal (PDT).

E, agora mais recente, o Partido Republicano Progressita (PRP) iniciou uma aproximação mais visível com o PT, exemplo desta situação nacional é o caso do presidente Nacional do PRP, Ovasco Resende, e o secretário-geral da Executiva Nacional, Lelé Arante, realizarem juntos uma agenda de visitas regionais, como a última feita com o governador do Acre, Tião Viana (PT).

No Espírito Santo, o coordenador político do partido, Marcus Alves, está seguindo este caminho. Nesta semana, teve em reunião com o presidente regional do PT, João Coser. A conversa, segundo a direção do partido, foi uma realista avaliação para uma aliança entre os partidos.

“Foi muito produtivo, a conversa foi franca sobre a possibilidade de o PRP vir a apoiar o PT nas eleições 2014. Porém, nunca tomo decisões dessa natureza sozinho. Vou colocar as propostas em debate para que os pré-candidatos do PRP a Deputado Estadual e Federal analisem e me ajudem a decidir” afirmou Marcus Alves.

Já o Partido Socialista Brasileiro (PSB) do governador Renato Casagrande, que neste momento enfrenta inúmeros desafios diante dos cenários negativos refletidos pela administração estadual, é colocado na ponta do processo pelo partido. Uma vez que, o presidente nacional do PPS, deputado federal, Roberto Freire, orientou seus militantes o fortalecimento da campanha de Eduardo Campos, “neste momento crucial é uma necessidade do Brasil definir o seu novo ciclo, seu novo rumo, seu novo caminho para ingressarmos definitivamente no século 21” afirmou.

Com o PSB caminha o Partido Popular Socialista (PPS) que realizou um encontro estadual emplacando a sigla a nível nacional buscando junto com o PSB e a Rede Sustentabilidade adesões para o fortalecimento da campanha do presidenciável Eduardo Campos (PSB).

Encontro Regional do PT

O PT-ES realizou sábado (26/04) o último Encontro Regional, com a região Metropolitana, para debater o desenvolvimento do ES – Pontos para Programa de Governo. O Encontro é aberto à sociedade e acontecerá das 8 às 14horas, no Cine Metrópolis da UFES. O partido já realizou outros quatro encontros: Região Serrana/Caparaó, Região Norte, Região Noroeste e Região Sul, com participação de lideranças de vários seguimentos e políticos de diversos partidos.


Reunião do PMDB

A comissão executiva do PMDB realiza nesta sexta-feira (25) na sede estadual do partido uma reunião visando as eleições 2014. Este calendário de reuniões do PMDB vem sendo realizado dentro das ações do partido, e vai ser a primeira depois que o peemedebista Paulo Hartung colocou seu nome à disposição para a disputa eleitoral.

Segundo as próprias declarações do ex-governador sua carta direcionada ao PMDB, é “retornar ao desenvolvimento compartilhado, buscando soluções de curto e médio prazo para superarmos os gargalos e os desafios que estão limitando as nossas conquistas”. Na carta ele revela que é o momento de contribuir diretamente para os diálogos do Espírito Santo com o seu futuro, "pode contar comigo” disse Paulo Hartung.


Tags:



Publicidade