Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Professores e estudantes prometem novas manifestações no ES - (Cachoeiro de Itapemirim, ES)

Cachoeiro de Itapemirim

Professores e estudantes prometem novas manifesações no ES - Educação em greve

Educação em greve Professores e estudantes prometem novas manifesações no ES

   

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes) confirma para esta terça-feira (15), novas manifestações em vários municípios do Estado. De acordo com as informações obtidas através dos representantes da categoria, está marcado um novo protesto, desta vez, em frente ao prédio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (SEGER), no Centro de Vitória.

E ainda, os estudantes que apoiam a manifestação dos professores estaduais prometem um ato público em favor do magistério capixaba na Praça do Cauê. Com faixas e cartazes eles afirmam que este movimento intitulado “Aula na Rua” é uma forma de chamar a atenção da população em prol da educação capixaba.

Em função da greve na rede estadual, o Sindiupes cancelou as assembleias das redes municipais de ensino, previstas para os próximos dias em Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha.

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJ/ES) determinou a imediata suspensão da greve, fixando em caso de descumprimento, uma multa no valor de R$ 20 mil por dia de greve. Mas, a categoria não acatou a decisão da justiça e mantêm a greve, conforme a assembleia feita com 1.500 educadores e funcionários da Educação que se reuniram no auditório do Alice Vitória Hotel, em Vitória.

O Sindiupes informou a nossa redação que não foi notificado de nenhuma ilegalidade. Assim, segundo os representantes do Sindicato a greve continua.

Em nota, o Governo informou no final da tarde desta segunda-feira, depois de várias tentativas de nossa redação em obter uma resposta oficial, que a categoria de profissionais de educação devem repor as aulas perdidas e que a paralisação afetou 100 unidades escolares num total de 506 estabelecimentos de ensino público no Estado.

Paralisação em vários municípios nesta segunda-feira (14)

As paralisações na rede estadual de ensino ocorrem na Grande Vitória, e também em outros municípios como Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, e Aracruz.A categoria afirmou nesta segunda-feira, 14, que considera positiva a manifestação.

Na Serra os professores realizaram protesto na BR 101, caminhando em um trecho lateral, já em Vila Velha os professores ocupavam toda a extensão da Av. Luciano das Neves, rumo ao Terminal de Vila Velha. Em Cariacica um grupo de professores ficou na BR 262, próximo à garagem da Águia Branca.

Veja o vídeo aqui



Protesto de estudantes no final de semana

Neste final de semana um grupo de estudantes realizou um protesto dentro de um shopping da Grande Vitória. Com faixas, cartazes e bandeiras eles caminhavam no interior de estabelecimento gritando palavras contra o Governador Renato Casagrande.



"O magistério estadual capixaba afirma que está extremamente insatisfeito com o Governo do Estado que demonstra lentidão em atender às reivindicações da categoria, apesar do Sindicato ser recebido pelos secretários de Estado, que não dão respostas à categoria" afirmou o Diretor do Sindiupes, Gean Carlos Nunes de Jesus.

Veja na integra a nota do Governo do Estado:

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) forma que, das 506 escolas da rede estadual de ensino, a paralisação de professores afetou em torno de 100 unidades, parcial ou integralmente. Os profissionais terão de fazer reposição das aulas perdidas para garantir o direito dos alunos ao efetivo exercício dos 200 dias letivos anuais.

A Seger informa que a justiça determinou a suspensão imediata do movimento grevista dos professores, por entender que houve descumprimento dos requisitos previstos nos artigos 3º e 4º, da Lei nº 7783/89, que regulamenta o exercício do direito de greve, define as atividades essenciais, regula o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, e dá outras providências
”.

Detalhes sobre a greve estão disponibilizados no site do sindicato: http://sindiupes.org.br/

Outros assuntos que também estão na pauta de reivindicação do magistério:


• Pagamento dos Precatórios;
• Ações para diminuir a violência escolar;
• Fiscalização sobre os contratos de Terceirização da merenda escolar e dos serviços gerais desempenhados por servidores nas escolas estaduais;
• Parceria Público Privada – informações sobre o andamentos dos convênios e discussão com a categoria;
• Condições físicas das Unidades escolares e condições de trabalho dos professores/as, entre outras.
• Fiscalização da aplicação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB.




Tags:



Publicidade