Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Encontro Estadual de Irrigantes é realizado na GranExpoNorte - (Pinheiros, ES)

Pinheiros

Encontro Estadual de Irrigantes é realizado na GranExpoNorte & Brasil PapayaFest. - Previsão do tempo

Previsão do tempo Encontro Estadual de Irrigantes é realizado na GranExpoNorte & Brasil PapayaFest.

Uma correta previsão do tempo significa economia para o produtor que utiliza a irrigação na sua lavoura. Se o produtor soubesse, por exemplo, em que dia a chuva iria chegar, poderia poupar recursos como água e energia, utilizados no processo de irrigação.

De acordo com o pesquisador Luis Carlos Molion, professor da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, os métodos de previsão do tempo que temos acesso no dia a dia estão distantes dessa necessidade. “A previsão feita com 24h de antecedência, tem probabilidade de acerto de 70%. Quando passamos para 72h, essa chance cai para 55%. Se pensarmos em uma análise de uma semana, é uma verdadeira loteria”, afirma.

O professor – que é famoso por questionar o terrorismo que é feito sobre do aquecimento global – destaca a existência de um método mais preciso, de curtíssimo prazo, chamado Nowcasting. “Não se trata de uma previsão, baseada em numerologia ou modelos matemáticos. O Nowcasting é baseado nas informações enviadas por um radar, que pode ter raio de cobertura de 250 km. “Esse é o melhor modelo para um estado como o Espírito Santo – em que é difícil se fazer a previsão de tempo, devido à variação do posicionamento das frentes frias na faixa em que está o território capixaba. O Nowcasting é um sensor, que acompanha o movimento das massas de ar, o que torna possível saber – com 12 horas de antecedência – em que momento a chuva chegará”, afirma.

Ainda de acordo com o pesquisador, além de orientar os irrigantes para poupar recursos hídricos ou preparar as barragens para a chegada da chuva, esse radar é muito importante para o trabalho da Defesa Civil, a fim de retirar famílias de áreas de risco, por exemplo.

O 5º Encontro Estadual de Irrigantes, que pela primeira vez aconteceu fora de Pinheiros (município com maior área irrigada do estado), reuniu mais de 150 pessoas nesta sexta-feira (04), no Auditório 1 da GranExpoNorte & Brasil PapayaFest. A mesa de abertura do encontro contou com a presença do presidente da Associação de Irrigantes do Espírito Santo, Saulo Fávaro; do presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon; do presidente do Incaper, Maxwel Assis de Souza; do diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas; e do vice-presidente do CREA-ES, Fred Rosalém.

No evento, outros temas importantes ao setor também estiveram em pauta. Izaias dos Santos Bregonci, engenheiro agrônomo extensionista rural do Incaper, palestrou sobre Avaliação do Sistema de Irrigação em Café Conilon. “Um estudo feito em parceria entre o CETCAF, a UFES, o Incaper e a SEAG avaliou os sistemas de irrigação mais usados pelos agricultores familiares de Castelo, São Gabriel da Palha e Jaguaré. Os três sistemas mais usados são a aspersão convencional fixa, a irrigação localizada por gotejamento e o spray microjet”, disse. Segundo Izaias, os sistemas estão razoavelmente bem direcionados, mas em nenhum deles havia controle técnico, os agricultores faziam a irrigação intuitivamente.

Já Márcio Mota Ramos, professor da Universidade Federal de Viçosa – UFV, palestrou sobre o uso do irrigâmetro. “Normalmente o agricultor aplica água em excesso na lavoura. Ele não sabe quanta água deve usar, por quanto tempo deve irrigar e nem qual a maneira mais adequada de fazer isso. O irrigâmetro é um dispositivo que pode ajudar muito a responder essas perguntas porque ele é calibrado de propriedade para propriedade”, explicou. Sem necessidade de computador e grandes cálculos, o dispositivo tabula a umidade do solo para indicar como deve ocorrer a irrigação.

No encerramento do 5º Encontro Estadual de Irrigantes, um painel sobre a legislação e as ações públicas sobre o uso de recursos hídricos contou com a participação de entidades importantes neste cenário, tais como: o Instituto Estadual de Meio Ambiente – IEMA, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES – IDAF e a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo – FAES.v


Tags:



Publicidade