Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Incêndio no parque estadual ameaça a biodiversidade - (Marechal Floriano, ES)

Marechal Floriano

Incêndio no parque estadual ameaça a biodiversidade - Parque Paulo César

Parque Paulo César Incêndio no parque estadual ameaça a biodiversidade

Já é considerada uma das maiores ameaças o incêndio no Parque Estadual Paulo César Vinhas, iniciado na tarde desta quinta-feira (20). A gravidade da ocorrência, em relação às questões ambientais ainda é avaliada, mas  a situação revela preocupação em relação as consequências das áreas destruídas pelo fogo. A complexidade do incêndio, como mostram as imagens de internautas nas redes socais, é resultado das dificuldades encontradas na reserva nativa, a fumaça chegou até ao balneário de Piúma (foto).

Segundo o Corpo de Bombeiros, a área queimada é de 100 hectares (equivalente a 1.000.000 m² ou 100 campos de futebol), situada no Km 33 da Rodovia ES 060 (Rodovia do Sol), de difícil acesso por viaturas, devido ao terreno alagadiço, parcialmente arenoso e de vegetação fechada, um outro fator que dificultou a operação é o vento forte nordeste com velocidade de 15 a 20 nós (27,8 a 37 km/h).

O combate foi realizado com uma equipe de vinte bombeiros militares por terra e apoio de uma aeronave da Policia Militar com seis tripulantes. Uma avaliação técnica foi feita no local para verificar o planejamento da operação para combater o incêndio.

Reforço de bombeiros de outros municípios

Equipes de apoio do Corpo de Bombeiros foram enviadas das unidades de Cachoeiro de Itapemirim, Marechal Floriano e Vitória, compostas por 3 viaturas e 27 bombeiros, sob o comando de um oficial especializado em operações de combate a incêndios florestais.

Participaram também uma equipe de 8 integrantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) dando apoio ao combate, sob a coordenação do Corpo de Bombeiros.

A operação foi de 12 horas diárias, com o objetivo de obter maior eficiência nas ações de combate, em virtude das dificuldades e questões desfavoráveis de segurança impostas pelo período noturno, quando é mantido o monitoramento da situação.

Internautas lamentam no facebook a situação, são inúmeras as contribuições e informações sobre o incêndio

Muitas pessoas estão nas redes sociais comentando sobre o incêndio e ainda trocam informações a cada momento, todos lamentando a situação do incêndio no parque estadual. Há uma rica vegetação de Mata Atlântica litorânea a manguezais, passando por mata de restinga e planícies cactáceas, entre outras.Com cerca de 1500ha de praias, florestas, lagoas, dunas e alagados, faz parte da Área de Proteção Ambiental - APA de Setiba - tem uma parte terrestre que abrange o parque e uma parte marinha que abrange o arquipélago das três ilhas.

Parque Estadual Paulo Cesar Vinhas

O parque estadual possui esse nome em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, que era contra o extrativismo de areia na região, tendo sido assassinado devido à sua luta pela preservação da área. Fica no município de Guarapari, no Espírito Santo, região sudeste, possuindo uma área de 1.500 hectares. A reserva encontra-se numa planície litorânea, e sua principal formação florestal é a restinga.

Possui uma grande biodiversidade, protege o ecossistema da restinga, uma rica flora composta por orquídeas, bromélias, clúsias e outras espécies típicas de restinga. Conta com uma fauna variada: de pererecas endêmicas a saguis-da-cara-branca, cotias, jiboias, quatis, tamanduás e veados.


Tags:



Publicidade