Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Ministério do Desenvolvimento realiza encontro na Serra - (Cariacica, ES)

Cariacica

A intenção é facilitar ações empresáriais capixabas para o comércio exterior - Exportação

Exportação A intenção é facilitar ações empresáriais capixabas para o comércio exterior

Esta sendo realizado nesta quinta-feira, 13, o último dia do encontro na Serra para estimular as exportações das micro e pequenas empresas do Espírito Santo. O objetivo e fornecer treinamento para empresários, consultores, empreendedores individuais e outros profissionais.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos participantes uma visão básica dos procedimentos envolvidos no processo de exportação. Com o crescimento das relações comerciais entre os países provocados pelo surgimento de novas oportunidades de negócio, muitas empresas devem traçar estratégias e verificar suas condições operacionais para atuação no comércio exterior.

O encontro é organizado pela Agência das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Para o analista do Ministério, Ricardo Santos Souza, “o objetivo maior da cultura exportadora é informar e estimular as exportações das micro e pequenas empresas do Espírito Santo” enfatiza. Segundo ele, o curso apresenta os caminhos e as modalidades para as exportações, mas acrescenta que o órgão não realiza ações ligadas ao financiamento. 

Os encontros já foram realizados em outros municípios como Vila Velha, Vitória, Colatina, Cariacica, Nova Venécia e Linhares.

O analista informou que há um grande interesse e também participações das empresas capixabas sobre esse assunto, “este treinamento tem algumas modalidades é passado de acordo com o público, muitos buscam o conhecimento técnico para realizar suas ações comerciais” relata Ricardo Santos.

O diretor de Marketing da UCL, Sandro Lobato, comenta que existe uma interação com o movimento empresarial da Serra com a prefeitura municipal nestas atividades. “Essa integração é importante porque existem várias empresas da Serra que apoiam e contribui para esse desenvolvimento do município. Deste modo buscamos levar conhecimento também para quem não conheciam a UCL” comentou.


No primeiro dia 35 pessoas participaram do treinamento de diversas empresas.. Lobato acrescenta que “um treinamento de exportação como este proporciona um aprendizado e capacita as empresas locais a ter uma nova visão para seus negócios”.

Para o diretor de economia social e solidária da ADERES, Odmar Péricles Nascimento, “a programação tem como finalidade difundir a cultura de exportação de pequenos e médios empresários. Avançar para novos mercados internacionais, e assim, estimular a exportação para praças de consumo como Europa, Estados Unidos e países do Mercosul”.

Ressalta que é necessário também além de identificar as praças, “temos que adequar o produto ou serviço para cada região, verificar a capacidade interna de atender a demanda e os processos de distribuição” finaliza Odmar.

O diretor jurídico da Câmara do Comércio Brasil-Peru, Victor Passos Costa, comenta que esta atitude do MDIC, em realizar um treinamento deste no Espírito Santo, é muito importante. Pois, “muitas pequenas e médias empresas que ficam aqui não tem preparação e nem conhecimento deste mercado, esta situação é muito favorável” acrescentou.

Na visão de Vitor Passos, o treinamento pode facilitar o contato entre as empresas e ainda promover uma confiança entre os empresários interessados no comércio exterior. “Acredito que este treinamento, que esta sendo realizado hoje, traz procedimentos e teorias valiosas, já a Câmara de Comércio busca colocar em prática estes conhecimentos” finaliza.

Curso Gratuito: Treinamento em exportação para empresas de pequeno porte
Horário: 08h às 17h
Local: Campus UCL Manguinhos
Instrutores: Miguel Marques da Silva e Ricardo dos Santos Souza (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior)

Conteúdo Programático do Treinamento EPP:

- Panorama do Comércio Exterior
- Cultura Exportadora
- Plano de Internacionalização
- Planejamento da Exportação
- Variáveis de controle da empresa (Produto, Promoção, Praça, Preço);
- Ações e ferramentas de apoio ao exportador;
- Acordos Comerciais;
- Regras de Origem;
- Defesa Comercial;
- Financiamento e Seguro;
- Incentivos Fiscais;
- Regimes Aduaneiros;
- Formação de preço;
- Procedimentos Operacionais na Exportação;
- Órgãos Gestores e Anuentes;
- Sistema Integrado de Comércio Exterior;
- Fases do processo de exportação;
- Operações Simplificadas.


Fonte: Redação: Capixabão

 

 

 



Tags:



Publicidade