Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Capixabão 2014: Velhos favoritos saem na frente - (Águia Branca, ES)

Águia Branca

Capixabão 2014: Velhos favoritos saem na frente rumo ao título - Rumo ao título

Rumo ao título Capixabão 2014: Velhos favoritos saem na frente rumo ao título

O Capixabão 2014 vai começar daqui a duas semanas, no dia 17 de janeiro, mas o clima entre alguns clubes ainda é de incerteza. Enquanto uns já estão treinando e têm os seus elencos definidos, outros ainda cogitam desistir da disputa.

No lado dos mais preparados, destaques para o Real Noroeste e a Desportiva Ferroviária. Com a base do time que venceu a Copa Espírito Santo em setembro, o Real, que em 2013 chegou às semifinais do Estadual, entra na disputa em busca da sua primeira taça do Capixabão. Na Desportiva, que é a atual campeã, o planejamento vem de longo prazo, mas sofreu um abalo na semana passada.

O trabalho iniciado no dia 11 de novembro foi interrompido com a demissão precoce do técnico Marcos Magalhães. Agora sob o comando de Eleomar Pereira, que comandou o Real Noroeste no título da Copa ES 2011, o time grená se prepara para lutar pelo bi. Para isso, reforçou-se com nomes como o atacante Badinho e o volante Tabata, que entraram na seleção do Capixabão 2013.

Outros times que já têm boa parte das bases definidas são Vitória, Castelo, Estrela, Linhares e o São Mateus. Mas é nesse último time que começam as dúvidas. Mesmo tendo anunciado o técnico Vevé e vários jogadores, o Sama ainda não sabe onde vai mandar suas partidas, já que o Estádio do Sernamby está interditado pelo Corpo de Bombeiros. O Pit-Bull deverá ter de atuar em Jaguaré.

Fórmula de disputa e vaga na Série D


A fórmula de disputa será a mesma dos últimos anos. Caso ninguém desista do campeonato, os dez times se enfrentam em turno e returno. Os quatro melhores avançam para as semifinais e os vencedores das semis se pegam na decisão, que terá dois jogos, previstos para 31 de maio e 7 de junho.

A grande diferença em relação ao ano passado será em relação à vaga na Série D do Brasileiro. Ao invés de ficar com o melhor time da primeira fase, a vaga será para o campeão, que também terá um vaga direta para a Copa do Brasil de 2015.

Sem dinheiro, Colatina e Aracruz enfrentam dias de indefinição

Três times entram em 2014 cercado de mistérios e dúvidas em relação à participação no Capixabão. Em Jaguaré, o Conilon já tem técnico e jogadores, mas parte do elenco e a comissão técnica são desconhecidas até do presidente Alcyr Backer. Isso porque as contratações foram feitas por um empresário de São Paulo que se juntou ao clube. O técnico e cerca de 10 jogadores vieram do interior paulista.

O grande problema para o Colatina foram as fortes chuvas que caíram em dezembro. A cidade foi uma das mais afetadas, e o clube não poderá mais contar com dinheiro da prefeitura, que agora tem outras prioridades. Empresários que poderiam ajudar também estão contando os prejuízos do temporal. Diretores do Colá cogitam recorrer a jogadores da própria região para disputar o Capixabão.

A situação mais grave é a do Aracruz, campeão em 2012 e vice em 2013. No último dia 26, a diretoria anunciou que o time está fora do Estadual. A decisão foi motivada por conta de dívidas.
A saída só não é dada como certa ainda pois o clube precisa comunicar a decisão à Federação de Futebol de forma oficial, mas a entidade está em recesso até a próxima terça-feira. Portanto, o clube ainda tem tempo de voltar atrás.

CONFIRA UM RAIO-X DOS TIMES:

SÃO MATEUS

Murilo Cuzzuol
O Sama trouxe de volta o técnico Vevé, que levou o time aos títulos capixabas de 2009 e 2011. O time já fez contratações e trouxe o goleiro Paulo Vitor (ex-Aracruz). A grande dúvida recai sobre onde vai mandar seus jogos. O Estádio Sernamby está interditado pelo Corpo de Bombeiros. Caso a liberação não saia, a provável casa será em Jaguaré.

Técnico: Vevé
Contratações: Paulo Vitor (G), Fabiano (Z), Heron (Z), Nino (Z), Rafael (L), Kelvi (L), Juninho (V), Cleisson (M), Erivelton (M), Ivan (M), Hitalo (A), Diego (A) e Thiago (A)
Preparação: começou no dia 16 de dezembro
Amistosos: Ainda não estão definidos

VITÓRIA

Fábio Vicentini / Arquivo AG
O Vitória está com um novo presidente. Sai Jairo Ribeiro, entra Nicodemus Venturini. A mudança também acontece dentro de campo. Ao contrário de 2012, quando o time foi praticamente terceirizado para um empresário, o próprio clube administra as contratações.

As apostas foram em jogadores conhecidos do futebol local.

Técnico: Emerson Silva
Contratações: Roger (G), Rodrigo Tubarão (G) e Da Costa (G), Jaílson (Z), Estevão (Z) - FOTO, Diogo (Z), Pablo (Z), Vitinho (L), Guilherme (L), Jonathan (L), Élder (L), Léo Gonçalves (V), Carlos Alberto (V), Rodrigo Saraiva (V), Lewis (V), Rigoberto (M), Lorran (M), Elton (A), Wesley Carioca (A) e Robinho (A)
Preparação: começou no dia 2 de dezembro
Amistosos: pega o Rio Branco na próxima terça-feira, no Salvador Costa, e o GEL no próximo dia 11 de janeiro.









ESTRELA

 Reprodução
O alvinegro segue na busca pela sua primeira taça do Campeonato Capixaba e mudou a estratégia em relação a outros anos. Ao invés de apostar em nomes rodados no futebol capixaba, a maioria do elenco é de fora do Espírito Santo.

O técnico será Wagner Oliveira, que em 2005 levou o time ao vice-campeonato. 

Técnico: Wagner Oliveira
Contratações: Bruno (G, ex-Juventus-SP), Cleber (Z), Jair (Z), Alex Xavier (Z), Brayan (LD), Alexsandro (LD), Flávio (LE), Adriano (LE), Pablo (V), Fernando (V), Renan (V), Preto (M) - FOTO, Juninho (M), Caio (A), Geraldo (A), Paulo (A), Paulo Gomes (A) e
Renan (A).
Preparação: começou no dia 26 de novembro
Amistosos: Empatou em 1 a 1 com a Tombense-MG, no Sumaré, e volta a enfrentá-la amanhã, em Tombos (MG). Pega o Rio Branco no dia 13, no Sumaré.







DESPORTIVA

Divulgação
Além de manter a base campeã em 2013, o time grená se reforçou com bons nomes, como o atacante Badinho, o lateral-esquerdo Ayrton e o volante Tabata, que vieram do Aracruz. Os pontos negativos foram a saída do meia Carlos Vitor, que brilhou no último Capixabão, e a demissão precoce do treinador Marcos Magalhães, que ficou à frente do time pouco mais de um mês. 

Técnico: Eleomar Pereira
Contratações: Tabata (V, ex-Aracruz), Hércules (A, ex-Vitória), Badinho (A, ex-Aracruz), Regilson (A, ex-Aracruz), Ayrton (LE, ex-Aracruz), Felipe Almeida (Z, ex-São Mateus), Marcinho (M, ex-São Mateus) e Reinaldo (G, ex-Vilavelhense)
Preparação: Começou no dia 11 de novembro
Amistosos: 0 x 2 Atlético Itapemirim; 5 x 2 Tupy

LINHARES

Chico Guedes
Quinto colocado em 2013, o Linhares pouco mudou. A base do time será a mesma, formada por nomes como os atacantes Suelck e Léo Dias. Os destaques são dois veteranos: o goleiro Hiran, de 42 anos, e o atacante Paulinho Pimentel (FOTO), de 35 anos.

Técnico: Roni Eller
Contratações: Hiran (G), Gustavo Breda (Z), Caio (V), Ratinho (LE) e Paulinho Pimentel (A).
Preparação: começou no dia 25 de novembro
Amistosos: Ainda não estão definidos






REAL NOROESTE

Chico Guedes
A base do Real Noroeste é quase a mesma que venceu a Copa Espírito Santo de 2013. Apenas três jogadores deixaram o clube para essa temporada, e nenhum nome foi contratado até o momento. Entre os destaques mantidos para a disputa do Campeonato Capixaba 2014 está o atacante Vitinho (FOTO).

Técnico: Rubens Santos
Contratações: não fez
Preparação: começou no dia 5 de novembro
Amistosos: Cancelados por causa das chuvas em Águia Branca







CONILON
Após cogitar desistir e confirmar participação na última hora, o clube fechou parceria com um empresário de São Paulo. Será dele a responsabilidade pela contratação e pagamento de salários para jogadores e comissão técnica. 

Técnico: Diego de Oliveira (Parma)
Contratações: não confirmadas
Preparação: Prevista para começar segunda-feira
Amistosos: Não foram marcados ainda

CASTELO
Longe da Primeira Divisão desde 1995, o Castelo está de volta após ser vice na Série B. Com problemas financeiros, o clube não fez grandes investimentos e boa parte do elenco é de jogadores do Sul do estado. O técnico será Paulo Marcos (FOTO), que foi campeão com a Tiva neste ano.

Técnico: Paulo Marcos
Contratações: foram trazidos 24 jogadores
Preparação: começou no dia 5 de dezembro
Amistosos: Derrota de 1 a 0 para o Tombense, em Castelo; volta a encarar o time mineiro, em Tombos (MG), na quarta-feira.

ARACRUZ
Sem dinheiro e com dívidas, o atual vice-campeão capixaba anunciou no dia 26 de dezembro que está fora da disputa. Como a Federação de Futebol está em recesso até 7 de janeiro, o clube ainda tem tempo para voltar atrás.

COLATINA
Por conta das chuvas que afetaram a cidade, o clube ainda não sabe se terá dinheiro para disputar o Capixabão. A diretoria espera ajuda financeira. Outra possibilidade é recorrer a jogadores da própria região. Do contrário, o Colá desistirá do Estadual. 

Fonte: GAZETAESPORTES



Tags:



Publicidade