Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Secretários do governo e prefeituras de malas prontas.. - (Colatina, ES)

Colatina

Secretários do governo e prefeituras de malas prontas.. - Colatina

Colatina Secretários do governo e prefeituras de malas prontas..


Depois da calmaria política do carnaval o governo estadual se prepara para as mudanças no secretariado, a temporada de desincompatibilização dos secretários que pretendem concorrer a algum cargo nas eleições de outubro, já está começando a ser  articulada. 

Somando os que confirmam a saída e os que admitem a possibilidade, o primeiro escalão do governo deve sofrer, pelo menos, sete substituições.

A data-limite para a saída, fixada pelo calendário eleitoral, é o dia 3 de abril - seis meses antes das eleições. Os cotados tem 46 dias para definirem quando deixarão suas funções. Não foi definido se a a entrega das pastas será em grupo, mas a expectativa é de que os secretários-candidatos fiquem no cargo até os dias próximos ao prazo.

A fila é puxada pelo atual diretor-presidente do Bandes, Guerino Balestrassi (PV). Empolgado com o projeto de ser um dos candidatos a senador do bloco governista, o ex-prefeito de Colatina já confirma a saída. "Para ser candidato ou não, eu vou sair. Mas se for candidato, é para o Senado", reforça o verde.

O substituto de Guerino já foi avalizado pelo governador. É o atual diretor de Crédito e Fomento da instituição, José Antônio Buffon - filiado ao PT, mas considerado um quadro eminentemente técnico. A antecipação se justifica: por se tratar de órgão financeiro, o presidente precisa ser aprovado pelo Banco Central pelo menos um mês antes de tomar posse.

Câmara Federal

Na mesma trilha, mas almejando uma das dez cadeiras do Espírito Santo na Câmara dos Deputados, quatro titulares de secretarias confirmam que vão deixar o governo perto da data-limite. Dois deles são os representantes do PSB no alto escalão - partido do senador Renato Casagrande, possível candidato a governador: Audifax Barcelos (Planejamento) e Paulo Foletto (Ciência e Tecnologia).

Outro que confirma que está preparando o desembarque é o secretário de Esportes, Luciano Rezende, pré-candidato declarado a deputado federal. "Essa é uma decisão partidária. O PPS nunca teve um deputado federal do Espírito Santo, e agora contamos com isso. Está no planejamento estratégico da executiva estadual e da nacional", diz Luciano, que faz parte da instância maior do partido no país.

O quarto a confirmar o mesmo projeto é o secretário de Turismo, Marcus Vicente (PP), que pretende retornar à Câmara dos Deputados.

No segundo escalão, também haverá mudanças por razões eleitorais. O diretor jurídico do Procon, Itamar Daumas (PSDB), é um dos que está de partida. Tucanos confirmam que ele será candidato a deputado estadual.

Os substitutos ainda não estão definidos, mas a intenção reiterada pelo governador Paulo Hartung (PMDB) é substituir os secretários por técnicos da própria equipe.

Ferraço indica nomes para a nova equipe

Em princípio, a escolha dos substitutos caberá ao governador, mas, de acordo com uma fonte do governo, o vice-governador, Ricardo Ferraço (PMDB), tem participado diretamente da formação do novo secretariado, o que reforça a interpretação de que ele vai mesmo assumir o governo em abril, com a provável desincompatibilização de Hartung para disputar uma vaga no Senado, como prova o tom de despedida do discurso na Assembleia há uma semana. Exemplo da atuação do vice-governador é a substituição de Guerino no Bandes. "Não diria que a escolha final (de Buffon) coube a Ferraço, mas com certeza passou por ele", disse uma fonte governista. Já Marcus Vicente informou que tem conversado sobre sua saída com Ferraço, mas que ainda não tratou o assunto diretamente com o governador. As principais lideranças políticas do Estado avaliam que o governador Paulo Hartung deve deixar o governo em abril para disputar o Senado. Ele tem afirmado, como na prestação de contas, que o governo não vai disputar as eleições. A recomendação aos que têm os dias no governo contados é continuar trabalhando até o limite do prazo.

Anselmo quer ficar até o final do ano na Saúde

Enquanto alguns já estão de malas prontas, outros secretários cotados para deixar a equipe excluíram completamente essa hipótese. Do secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi (PMDB), veio a principal negativa, devido às especulações de que ele poderia pleitear uma cadeira na Câmara. O secretário, no entanto, disse taxativamente que não tem o menor interesse nesse projeto ou eventualmente figurar numa sucessão para o Tribunal de Contas do Estado.

Paulo Ruy e Rodney avaliam candidatura

Entre os possíveis candidatos, há os que se equilibram sobre o muro que divide a permanência no governo e o risco de um salto eleitoral. É o caso do diretor da Cesan, Paulo Ruy Carnelli (PPS), que pode brigar por um assento na Assembleia - a meta do PPS é fazer dois deputados estaduais. Ele afirma que, sua intenção é não ser candidato, pois se vê com perfil mais voltado ao Executivo.
Mas, de um lado, ele está sendo empurrado pelo partido - Luciano Rezende o convidou para discutirem o tema após o Carnaval - e, do outro, pelo próprio governador, que, no início do mês, o aconselhou no tema. "Ele me estimulou a manter a disposição de pensar no assunto."

O secretário de Estado da Segurança Pública, Rodney Miranda, também "não sabe se vai ou se fica". Filiado ao DEM, Rodney diz que sua chance de se lançar para deputado federal hoje está em 50%. "Tenho vontade de concluir os projetos da pasta, mas estou recebendo muito incentivo de dentro do governo e dos dirigentes do DEM".

Rodney ainda não conversou com Hartung. Como possíveis substitutos, ele cita o subsecretário de Estado da Integração Institucional, André Garcia, o chefe da Polícia Civil, Júlio Cesar Oliveira, e o chefe da Polícia Militar, Oberacy Emmerich Júnior.

Por fim, mesmo quem afasta a chance de ser candidato vai aproveitar a saída em bloco para a despedida. É o caso do secretário de Gestão e Recursos Humanos, Ricardo de Oliveira, que espera deixar o governo em março. Na pasta desde 2005 e com trabalho bem reconhecido, Oliveira não é candidato a nada (aliás, nunca foi) e atribui a decisão a questões pessoais.

Mudanças também nas prefeituras

Na Grande Vitória os movimentos eleitorais já provocam alterações no secretariado das prefeituras. Em Vila Velha, o prefeito Neucimar Fraga (PDT) avalia mudanças e remanejamento em sete secretarias: Defesa Social, Ação Social, Transportes, Educação, Saúde, Desenvolvimento Urbano e Serviços Urbanos, além do Instituto de Previdência. A maioria das mudanças será de ajustamento técnico. Dois secretários (Ledir Porto, de Defesa social, e Reginaldo Loureiro, de Serviços Urbanos) disputarão a Câmara. Em Vitória, apenas secretário José Roberto Dudé (coordenação política) será candidato a deputado federal. E em Cariacica, o vice-prefeito e secretário de esportes Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), já anunciou candidatura a deputado federal. Também cotados para a disputa à Assembleia os secretários de Serviços e Trânsito, Lúcia Dornellas, e o de Meio Ambiente Eliomar Costa (PV).

Foto: Divulgação internet


Tags:



Publicidade