Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Governo decreta situação de emergência - (Ibatiba, ES)

Ibatiba

Governo decreta situação de emergência - Chuva

Chuva Governo decreta situação de emergência

O governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), decretou situação de emergência e de calamidade pública nos 78 municípios do Espírito Santo. Casagrande se reuniu na manhã deste sábado (21) com o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, para definir as medidas a serem adotadas no Estado para minimizar os estragos causados pela chuva.

Mais duas pessoas morreram por causa da chuva no Estado. Uma pessoa em Itaguaçu e outra no Distrito de Parajú, em Domingos Martins. Uma senhora em Itaguaçu e um rapaz em Parajú foram soterrados por deslizamentos de terra. As outras 3 vítimas são dos municípios de Colatina, Nova Venécia e Baixo Guandu. Com isso, o números de mortes por causa da chuva chega a cinco no Estado. As outras três pessoas morreram nos municípios de Colatina, Nova Venécia e Baixo Guandu. Mais de 20 mil pessoas estão fora de suas casas.

A presidente Dilma Rousseff (PT) ligou para o Governador disponibilizando toda a infraestrutura federal no socorro às vítimas das inundações e deslizamentos de terra. As liberações de verbas dependem de pedidos dos municípios que decretarem situação de emergência. O Governo Federal já enviou um helicóptero para sobrevoar as áreas afetadas, mas, segundo a Defesa Civil Estadual, ainda não chegaram outras doações de Brasília, como cestas básicas, água e colchões.

Boletim da Defesa Civil

Todo o Espírito Santo sofre grande inundação com cidades e localidade isoladas, subindo para 20.902 o numero de pessoas que precisaram deixar suas casas, sendo 3.535 desabrigados e 17.367 desalojados. O levantamento de pessoas afetadas pelas chuvas agora em praticamente todo estado continua prejudicado pela dificuldade de acesso as áreas afetadas.

A previsão é que ainda continue com chuva intermitente nos próximos dias, podendo causar transtornos em determinadas áreas, em virtude do grande volume de precipitação já ocorrido. Os órgãos do governo continuam em alerta e à disposição nas ações de defesa civil para assistência e restabelecimento das áreas afetadas.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil mantêm alertas de Risco Muito Alto de inundação e deslizamento de terra na região Serrana, Os coordenadores de Defesa Civil dos municípios foram informados acerca dos procedimentos de avaliação contínua dessas áreas e, caso necessário, evacuação emergencial.

Subiu para 43 o número de municípios mais afetados e são: Santa Leopoldina, Santa Tereza, Venda Nova do Imigrante, Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra, Vitória, Afonso Claudio, Itaguaçu, Conceição do Castelo, Itarana, Muniz Freire, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Castelo, Laranja da Terra, Vargem Alta, Agua Doce do Norte, Águia Branca, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, João Neiva, Linhares, Ibiraçu, Mantenópolis, Nova Venécia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Mateus, Vila Pavão, Vila Valério, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Ibatiba e Jeronimo Monteiro.

Do total 22 municípios estão elaborando documentação para decretar situação de anormalidade (Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública) devido as fortes chuvas, sendo: Agua Doce do Norte, Rio Bananal, Castelo, Bom Jesus do Norte, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Laranja da Terra, São Domingos do Norte, Viana, Conceição do Castelo, Águia Branca, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Ibatiba, São Gabriel da Palha, Pancas, Vila Pavão, Linhares e Mantenópolis. Mais municípios estão avaliando os prejuízos e posteriormente poderão decretar.


Tags:



Publicidade