Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Governo estadual publica obras de 15 autores capixabas - (Anchieta, ES)

Anchieta

Incentivo à cultura: Governo estadual publica obras de 15 autores capixabas - Incentivo à cultura

Incentivo à cultura Incentivo à cultura: Governo estadual publica obras de 15 autores capixabas

Foram lançadas no Palácio Anchieta 15 publicações de autores capixabas contemplados pelos editais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em 2012, para edição e difusão de obras literárias, adultas e infantojuvenis, bem como de histórias em quadrinhos.

Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande parabenizou os autores e reforçou a importância do Estado em seu papel de incentivar e promover a leitura, assim como de fomentar a criação de obras literárias e sua circulação na Grande Vitória e no Interior, por meio de suas bibliotecas.

“Nós realizamos esse trabalho dentro de um conceito amplo de que, por meio da educação, nós conseguiremos dar passos adiante. Investir em cultura é investir na educação. Estamos cercados de Estados muito fortes, não apenas economicamente, mas culturalmente. E não podemos deixar esse fato sombrear nossa riqueza cultural. Somente com o nosso esforço coletivo conseguiremos mostrar que não devemos nada a nenhum outro Estado brasileiro por aquilo que construímos, pela nossa capacidade criativa. A cultura cumpre um papel fundamental na projeção do Espírito Santo e na sua consolidação como Estado eficiente”.

Iniciativas importantes do Governo, como a Biblioteca Transcol, que hoje funciona em todos os dez terminais intermunicipais da Grande Vitória, e a Biblioteca Móvel, que circula pelos bairros atendidos pelo Programa Estado Presente, foram lembradas pelo secretário de Estado Cultura, Maurício Silva.

“O livro é fator de transformação social e de crescimento pessoal. Nesses últimos 40 dias, mais de 13 mil livros foram emprestados na Biblioteca Transcol. Isso é um marco muito importante, pois significa que as pessoas leem. E leem com vontade. Temos que manter esse sistema, acrescido da Biblioteca Móvel, que é um carro equipadíssimo que leva oportunidade de leitura aos bairros de periferia. Outro símbolo importante é a biblioteca que vamos inaugurar em Itamira, distrito de Ponto Belo. É um sonho da comunidade”, afirmou.

Autor de “Os Ossos da Baleia”, uma das obras contempladas pelos editais, o escritor Jorge Elias Neto afirmou que, em um mundo de tantas imagens, que chegam ao público de maneira tão rápida, com um grande volume de informações, a leitura torna-se um diferencial.

“Por meio da leitura, temos que usar nosso recurso imaginativo, não pura e simplesmente da imagem que nos chega macerada, pronta para ser consumida. Por isso, o incentivo à leitura e à cultura é o que buscamos de nossos gestores públicos. Parabenizo nosso governador por essa iniciativa e que venham mais editais e mais concursos para incentivar a literatura e cultura capixabas”, disse.

Os livros foram distribuídos gratuitamente para o público presente no coquetel. Além disso, as obras serão destinadas para todas as bibliotecas públicas municipais do Espírito Santo, bem como as unidades da Biblioteca Transcol nos dez terminais e a Biblioteca Móvel, a fim de que cheguem a todas as comunidades do Estado, promovendo a leitura e a cultura.

A obra “Adeus, Itália”, obra organizada por Kamila Brumatti Bergamini que reúne 21 textos sobre imigração europeia no Espírito Santo, também foi lançada na noite desta terça-feira (17), apesar de não fazer parte dos editais de 2012.


Tags:



Publicidade