Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Mais de 4.293 pessoas precisaram deixar suas casas - (Ibiraçu, ES)

Ibiraçu

Mais de 4.293 pessoas precisaram deixar suas casas - Espírito Santo

Espírito Santo Mais de 4.293 pessoas precisaram deixar suas casas

As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo, desde a última terça-feira (17), ainda deixam preocupante a situação dos municípios capixabas, sobretudo os situados no interior do estado. Em diversos locais, ocorrem inundações e deslizamentos de terra. De acordo com as informações da Defesa Civil Estadual, 4.293 pessoas precisaram deixar suas casas, sendo 3.546 desalojados, 747 desabrigados e 881 edificações danificadas.

Nove municípios estão elaborando documentação para decretar situação de anormalidade (situação de emergência ou estado de calamidade pública) devido as fortes chuvas. São eles: Rio Bananal, Castelo, Bom Jesus do Norte, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Ecoporanga, Mimoso do Sul, Laranja da Terra e São Domingos do Norte.

Dos 3.546 desalojados no estado, três mil estão em Rio Bananal. A coordenadora da Defesa Civil municipal, Eloíza Grassi, disse que cerca de outras 350 pessoas estão desabrigadas e foram levadas para as creches Tia Rita e Alberto Rubim, e em uma quadra.

A coordenadora contou que choveu muito na tarde desta quarta-feira (18) e a situação ficou preocupante já que o nível do rio voltou a encher. Segundo ela, se continuar a chover forte há risco de novos alagamentos na cidade.

No interior do município, a situação é mais delicada. Pontes caíram e ainda há pontos de alagamento que dificultam o acesso a essas localidades.

Nos municípios da Grande Vitória, há muitos pontos de alagamento. Em Vila Velha, no bairro Ataíde, um muro caiu e, em Ponta da Fruta, uma laje desabou. Ocorreu um deslizamento de talude no bairro 23 de maio, que atingiu três imóveis e deixou 14 pessoas desalojadas.

Duas casas ficaram alagadas em Ulisses Guimarães – uma com risco de desabar – e outras duas em Jardim Guaranhuns. O município contabiliza 38 desalojados e cinco desabrigados.

O rio Formate, no município de Cariacica, está dois metros acima do nível normal. No total, 36 pessoas estão desabrigadas e outras 12 desalojadas.

Já em Viana, 82 pessoas do bairro Santo Agostinho estão desabrigadas e foram para uma creche do local. Em Bom Pastor, o número de desabrigados é de 112. As ruas apresentam buracos e ocorreram alguns deslizamentos.

No interior, rios podem transbordar

Em Atílio Vivacqua, a situação é preocupante. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Márcio Menegussi Menor, chove bastante na cidade. As águas do rio Junqui do Norte baixaram, mas continua cerca de quatro metros acima do normal.

A defesa civil está monitorando as áreas de risco e tampando algumas com lonas. Houve queda de barreiras no bairro Niterói e de um muro de contenção de 80 metros de comprimento na cabeceira da ponte Eudorico Venturi, que está fechada. As estradas não estão bloqueadas, mas é preciso andar devagar.

Em caso de perigo, o coordenador pede para que os moradores das áreas de risco deixem suas casas e comuniquem a defesa civil nos números (28) 3538-1057 (de 7h às 16h) e (28) 9-9968-1411 (demais horários).

Nos distritos de Guararema e Cedrolândia, localizados em Nova Venécia, a enxurrada atingiu 43 casas e cinco órgãos públicos. No município, são 50 desalojados e, segundo a defesa civil, o Rio Cricaré subiu dois metros só hoje.

Houve queda de barreira no bairro Iolanda e em Cedrolândia, além de queda parcial de uma casa. O acesso ao interior está difícil já que as entradas estão interrompidas pela quantidade de água.

A prefeitura está realizando um cadastro de voluntários em seu próprio site (http://www.novavenecia.es.gov.br/portal/). As pessoas podem entrar em contato com a defesa civil pelo número 199 e também pela página do órgão no facebook, onde são compartilhadas fotos e informações sobre a chuva no município (https://www.facebook.com/pages/Defesa-Civil-Nova-Ven%C3%A9cia/278602675604489)

Confira a situação dos outros municípios

No final da tarde desta quarta-feira, a Defesa Civil Estadual divulgou relatório sobre a situação dos municípios. Confira.

Santa Maria de Jetibá: Foi emitido alerta de enchente. Chove muito na cabeceira do Rio Santa Maria da Vitória e as áreas rurais de Garrafão estão alagadas. Existe a possibilidade de enchente nas localidades de Alto Rio Possmoser, Barra de Rio Possmoser, Alto Santa Maria, Ilha Berger, Córrego do Ouro e Beira Rio. Até o momento não foram registrados desalojados e desabrigados, apenas prejuízos na agricultura.

Castelo: O rio Itabapoana está com 3,1m acima do nível normal. A defesa civil relata que casas foram inundadas e que está em campo fazendo vistoria e levantamentos sem dados de desabrigados/desalojados

Laranja da Terra: O rio Guandú subiu em torno de 5,0m acima do nível normal. Uma família ficou desabrigada e o acesso aos distritos está dificultado pelas más condições das estradas.

Linhares: A Defesa Civil do município retirou 12 famílias que estavam com suas casas inundadas no bairro Olaria. Outras famílias, que moram em casas no alto, não quiseram deixar suas residências. O rio Doce está com 4,3 metros no total.

Vargem Alta: Comunidades isoladas por deslizamentos em estradas.

Águia Branca: O Rio São José subiu e começa a transbordar, atingindo ruas no entorno. Os desabrigados estão no ginásio de esporte no bairro Nossa Senhora Aparecida.

Ecoporanga: Uma barragem a 20 km da localidade de São Geraldo rompeu.

Colatina: O município está em alerta. O rio Doce está com 6,35 metros no total, faltando cerca de 1,5 metros para transbordar. Devido ao alto risco, oito famílias que moram na beira dele deixaram suas casas. Foram registradas quedas de barreiras no Centro da cidade, no bairro Santa Helena e em Colatina Velha.

Ibiraçu: O rio Itagurassú está a 1,30 metros acima do nível normal. Houve deslizamento no bairro Guatemala e alagamentos em vários pontos da cidade.

São Domingos do Norte: O Rio São José inunda a comunidade de São José do Honorato. No total, 50 famílias estão abrigadas em escola e quadra. No centro da cidade, foram interditadas seis edificações.

São Mateus: A Defesa Civil registrou inundação no bairro Porto.

Bom Jesus do Norte: O rio Itabapoana está com 2,5 metros de altura, sendo 3,5 metros a cota de transbordamento.

Cachoeiro de Itapemirim: Um muro desabou na rua Hugo Coco, bairro Santa Helena, e outro na rua das Andorinhas, no Bairro Fé e Raça. Também ocorreu queda de barreira interrompendo trânsito na avenida Jones dos Santos Neves, em Bairro Caiçara.

Guarapari: No bairro Kubischek 14 edificações foram interditas. Houve deslizamento de terra no bairro Ipiranga afetando uma edificação e rolamento de bloco na localidade de Barro Branco, na zona rural do município.

Jerônimo Monteiro: Registrada inundações nos bairros do Centro da cidade. De acordo com informações dos proprietários das áreas da bacia, os pluviômetros atingiram 90 mm em um curto espaço de tempo, elevando o nível 3,45 metros acima nível normal. Várias ruas foram atingidas, mas sem danos materiais e humanos. Ocorreu uma concentração na bacia do córrego Cristal, os bairros da bacia do Ribeirão Vala do Souza, porém não atingiu a cota de transbordo.


Tags:



Publicidade