Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Urutau é flagrado em campus da Universidade Federal do ES - (Vitória, ES)

Vitória

Urutau é flagrado em campus da Universidade Federal do ES - Pássaro Raro

Pássaro Raro Urutau é flagrado em campus da Universidade Federal do ES

Um pássaro raro foi descoberto na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Goiabeiras, na região Metropolitana de Vitória. O Uruatu foi encontrado por integrantes do Clube de Observadores de Aves do estado. De acordo com pesquisadores, a ave não tem hábitos urbanos, mas está na universidade por conta da oferta de alimentos abudante no local.

O Uruatu foi encontrado no dia 18 de outubro pelos integrantes do clube, mas está no local há quase um mês. "A gente acredita que ela habita essa area aqui por causa da oferta de alimentos, que aqui é muito abundante. Mas ela se alimenta de insetos", informou José Silveira, servidor público que faz parte do Clube de Observadores de Aves.

Uma característica do animal é o uso de sua plumagem para se esconder dos inimigos e seu canto melancólico. Os pesquisadores conseguiram encontrar o Uruatu com a ajuda do canto. "Resolvemos imitar o canto dela aqui no campus, procuramos um determinado local aqui no mangue. Reproduzimos o som, o canto dela e para a nossa surpresa, imediatamente ela atendeu e veio", explicou Silveira.

A ave de hábitos noturnos é comum na Mata Atlântica. A fêmea, do campus da Universidade Federal do Espírito Santo, fica longe do ninho o dia inteiro e só volta ao local durante a noite para alimentar o filhote. O animal também é conhecido como pássaro-fantasma e pássaro-pau, por ser capaz de se camuflar, fazendo-se parecer com um pedaço de madeira ou galho de árvore, para se proteger de possíveis predadores.


Tags:



Publicidade