Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Estratégia de Coser funciona e PT fica próximo a Hartung - (Linhares, ES)

Linhares

Estratégia de Coser funciona e PT fica mais próximo de Hartung e se distancia de Casagrande - Eleições

Eleições Estratégia de Coser funciona e PT fica mais próximo de Hartung e se distancia de Casagrande

A vitória do ex-prefeito de Vitória João Coser na eleição interna do PT, o PED, nesse domingo (10), facilita a movimentação de seu grupo para aproximar o PT do palanque do ex-governador Paulo Hartung. Embora a expectativa fosse de uma votação maior, Coser consolidou a vitória pelo número de novas filiações feitas por ele, mas a votação da senadora Ana Rita, conquistando 20% do eleitorado, mostra que a militância não tem a mesma opinião.

O caminho que o PT vai seguir com Coser no comando do partido já ficou sinalizado no último debate entre os candidatos, em São Mateus, no norte do Estado, na última sexta-feira (8). Coser afirmou, diante de cerca de 100 pessoas que compareceram ao debate, que o PT, para 2014, tem de evitar “duas cobras: Renato Casagrande e Ricardo Ferraço”.

A declaração mostra que o novo presidente do partido deve cumprir a expectativa criada nos meios políticos de apoiar a candidatura de Paulo Hartung ao governo do Estado, o que garantiria para o PT a vaga para disputar o Senado no palanque do PMDB. Essa estratégia atende ao interesse do PT nacional de fortalecer a aliança com o PMDB e serve também ao interesse do grupo de Hartung, do qual Coser faz parte.

Em entrevista à Rádio CBN Vitória, na manhã desta segunda-feira (11), Coser reafirmou as prioridades do partido de pavimentar o palanque de reeleição da presidente Dilma Rousseff e construir uma candidatura ao Senado.

Ao ser perguntado sobre a política de alianças, Coser repetiu o discurso de agradecimento aos serviços prestados do senador Magno Malta (PR) ao palanque presidencial do PT no Espírito Santo, mas reforçou que o PT capixaba não tem identidade com o projeto político do senador, o que dificultaria uma aliança no Estado para 2014, com Malta como candidato ao Senado, embora não tenha descartado a possibilidade de Dilma também subir no palanque do republicano.

Sobre o palanque de Casagrande, Coser destacou os movimentos da nacional de reforçar a aliança PT e PMDB, no sentido de isolar a candidatura do governador de Pernambuco Eduardo Campos, o que também tira o PT do palanque socialista do governador Renato Casagrande. A estratégia passaria por cima da declaração de Casagrande de se manter neutro na disputa presidencial para manter o PT em seu grupo, assim como do desejo da militância de permanecer na base do governador.

Baixo quorum

Um fator que chamou a atenção dos meios políticos foi o baixo índice de comparecimento de filiados na votação desse domingo. Dos 11.500 petistas inscritos na votação do Processo de Eleição Direta (PED), apenas cinco mil foram às urnas, evidenciando que a movimentação de Coser no final do ano passado de filiação em massa foi o que garantiu sua eleição.

Isso porque, o grupo de Coser teria filiado um número expressivo de novos petistas. Somente em Linhares, teriam sido três mil novos filiados, ingresso no partido pelas mãos de Coser. Ainda em 2012, o ex-prefeito de Vitória teria apoiado candidaturas de vereador e prefeito em vários municípios no sentido de pavimentar sua eleição interna no PED.

Apesar do esforço, Coser teve 3.500 votos, a votação é equivalente a 70% dos cinco mil que compareceram às urnas, mas um índice que não surpreende, já que além de sua corrente, a Alternativa Socialista, Coser também contava com o apoio dos Independentes, da Democracia Socialista e de parte da Construindo um Novo Brasil.

Já a votação da senadora Ana Rita, da corrente minoritária no Estado, Articulação de Esquerda, que chegou a 20% do eleitorado petista, com mil votos, somados aos 10% do subsecretário de Direitos Humanos do Estado, Perly Cipriano, com 500 votos, refletem o que os observadores chamam de voto da militância. Ou seja, sem a estratégia de sufocamento numérico do grupo de Coser, a eleição seria difícil pelo controle do partido.


Tags:



Publicidade