Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Quinze distritos capixabas querem virar municípios - (Aracruz, ES)

Aracruz

Quinze distritos capixabas querem virar municípios - Lei Complem. 98/2002

Lei Complem. 98/2002 Quinze distritos capixabas querem virar municípios

No Espírito Santo, 15 distritos aguardam a decisão da presidente Dilma Rousseff (PT) sobre o Projeto de Lei Complementar 98/2002, que regulamenta a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios. O projeto foi aprovado pelo Senado no último mês, e a chefe do Executivo tem até o dia 13 de novembro para vetar ou sancionar.

Os distritos capixabas que já demonstram interesse em se emancipar são: Campo Grande e Nova Rosa da Penha (Cariacica), Santa Cruz (Aracruz), Pedra Azul (Domingos Martins), Itaoca (Cachoeiro de Itapemirim), Guriri e Nestor Gomes (São Mateus), Braço do Rio (Conceição da Barra), Bebedouro e Desengano (Linhares), Piaçu (Muniz Freire), Pequiá (Iúna), Paulista (Barra de São Francisco), Ibituba (Baixo Guandu), Grande Terra Vermelha (Vila Velha).

Um bastante adiantado nesta luta pela emancipação é o da Grande Terra Vermelha, Região 5 de Vila Velha. Para o coordenador do Fórum de Desenvolvimento Social do distrito, Heduard Ribeiro, a Grande Terra Vermelha tem viabilidade para ser um novo município, já que possui mais de 80 mil habitantes e abrange 22 bairros e 13 localidades rurais.

“A Região 5 de Vila Velha é um verdadeira bolsão de desenvolvimento e crescimento, além de termos uma extensa área rural. Se fôssemos um município hoje, estaríamos entre os dez maiores do Espírito Santo, e estudos já mostram que essa emancipação é viável e que podemos sim caminhar com as próprias pernas”, reforça o vereador Valter Roncon (PDT).

O distrito de Rosa da Penha, localizado em Cariacica, também está disposto a se emancipar de seu “município mãe”, caso o projeto de lei seja sancionado pela presidente Dilma. “Já temos um pedido desde 2002 e sabemos que é viável. Somamos mais de 80 mil habitantes, de 11 bairros, que são sempre deixamos de lado pelas administrações de Cariacica”, afirma o líder comunitário Sebastião Antônio Ribeiro.

Para o promotor de Justiça Gustavo Senna, é preciso ter clareza e equilíbrio para que as emancipações não aconteçam desordenadas como no passado. “O Ministério Público Estadual vê como positiva essa proposta, pois descentraliza a administração, mas ao mesmo tempo reforça a importância de se fazer um estudo de viabilidade, e entender como é a gestão do município e por que os distritos não estão satisfeitos”.

Senna lembra que o Brasil vive um delicado, em que só 2% dos municípios brasileiros conseguem custear sua folha, por exemplo. De acordo com o promotor, será preciso recalcular o Fundo de Participação, e isso pode fazer com que haja decréscimo para alguns municípios ou até aumento da carga tributária. “É preciso observar os pontos positivos e negativos e ter bem claro que todo novo município precisa de estrutura e isso implica um custo”, finaliza.

O secretário chefe da Casa Civil, Thiago Hoffman, reconhece que este é um debate rico e importante para o desenvolvimento do Espírito Santo, mas também pede cautela e prudência. “Vemos que muitos municípios já existentes enfrentam problemas financeiros e dificuldades com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Em conversa com o Tribunal de Contas do Estado, tive informações de que muitos municípios têm recebido alerta sobre o gasto com o pessoal, por exemplo”.

Hoffman explica que a maior preocupação é saber de onde esses novos municípios vão tirar sua receita. “Nosso medo é criar novos municípios que não tenham capacidade de se sustentar em médio e longo praz”. Apesar dos pedidos de cautela, o chefe da Casa Civil reforça que o Governo está aberto para fortalecer e promover o debate sobre a emancipação dos distritos.

Confira o que é preciso para criar um novo município

1. Protocolar na Assembleia Legislativa o pedido de criação do município assinado por pelo menos 20% dos eleitores do distrito, obedecendo às seguintes condições:

- Eleitorado igual ou superior a 50% da população do distrito;

- Ter “núcleo urbano já constituído” e dotado de infraestrutura, edificações e equipamentos “compatíveis com a condição de município”;

- Ter arrecadação superior à média de 10% dos atuais municípios do estado;

- Área urbana não pode estar situada em reserva indígena, área de preservação ambiental ou área pertencente à União, a autarquia ou fundação do governo federal.

2. Após o pedido, elaboração em 180 dias, pela Assembleia Legislativa, de "estudo de viabilidade" do novo município e área remanescente do município do qual o distrito pretende se separar. O estudo deverá verificar a viabilidade econômica, ambiental e política do novo município. Concluída essa etapa, o relatório terá de ser apreciado pelos deputados estaduais, que poderão arquivar ou aprovar o projeto.

3. Se o pedido for aprovado pela Assembleia, será realizado um plebiscito que envolverá a população do distrito interessado em se emancipar e a do município ao qual o distrito pertence.

4. Se no plebiscito vencer a opção "sim", a Assembleia Legislativa terá de votar uma lei estadual autorizando a criação do novo município.

5. Após a aprovação da lei pela assembleia, será marcada data para eleição de prefeito, vice e vereadores do novo município.


Tags:



Publicidade