Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Câmara lança Fiscaliza Vitória com amplo apoio popular - (Vitória, ES)

Vitória

Câmara lança Fiscaliza Vitória com amplo apoio popular - Ficalização

Ficalização Câmara lança Fiscaliza Vitória com amplo apoio popular

A Câmara Municipal de Vitória lançou, na manhã do dia 17/10/2013, o Fiscaliza Vitória, projeto pioneiro por meio do qual as pessoas poderão ajudar o Legislativo a cumprir um de seus papéis mais importantes: fiscalizar a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade pelo Poder Executivo do município. A solenidade, iniciada às 9h30, lotou o salão social do Clube Álvares Cabral, em Bento Ferreira.

Além de quase todos os vereadores, o evento teve a participação de um número expressivo de líderes comunitários, representantes da sociedade civil organizada e membros do primeiro escalão da equipe do prefeito Luciano Rezende (PPS). O próprio prefeito fez questão de prestigiar a solenidade, para manifestar o seu apoio a essa iniciativa da Câmara.

Idealizador do projeto, o presidente da Câmara Municipal de Vitória, Fabrício Gandini (PPS), explicou a fundamentação e também o funcionamento do Fiscaliza Vitória. “Não queremos reinventar a roda. O que queremos, com este projeto, é reconstruir o significado da Câmara. É um projeto que visa transformar o relacionamento da Casa com a sociedade.”

Gandini lembrou que, constitucionalmente, o Poder Legislativo tem duas grandes atribuições: a de legislar sobre matérias de interesse público e a de fiscalizar o Poder Executivo. “Quando assumimos a Presidência, verificamos que a instituição tem o departamento legislativo muito bem estruturado. Mas, por falta de estrutura própria, o trabalho de fiscalização, que é de nossa competência, nunca pôde ser realizado como nós gostaríamos. Por isso, tomamos a decisão de estruturar essa segunda perna, que vai facilitar muito o trabalho dos vereadores.”
A cerimônia contou com a presença de onze vereadores: o presidente Fabrício Gandini (PPS), Rogerinho Pinheiro (PHS), Vinícius Simões (PPS), Namy Chequer (PCdoB), Neuzinha de Oliveira (PSDB), Luisinho Coutinho (PDT), Luiz Paulo Amorim (PSB), Wanderson Marinho (PRP), Serjão (PSB) e Zezito Maio (PMDB), a quem coube discursar em nome dos demais.

“Tenho certeza de que a população está muito feliz com este presente. O 162 não será o número de Gandini, nem o de Zezito, nem mesmo o da Câmara de Vitória, mas o número da fiscalização de toda a cidade. Com este instrumento, damos um salto não de qualidade de vida, mas de qualidade política”, discursou o vereador.


Luciano declara apoio total ao Fiscaliza Vitória

Dizendo-se um grande entusiasta do projeto, o prefeito Luciano Rezende (PPS) fez questão de comparecer pessoalmente o lançamento do Fiscaliza Vitória e de explicar o porquê da presença maciça dos secretários municipais.

“Estamos aqui em peso porque gostamos da ideia do projeto e o apoiamos de maneira entusiasmada. A Câmara é um dos poderes mais importantes e tem por finalidade fiscalizar a Prefeitura. Esse projeto vai nos ajudar muito, porque a equipe do Fiscaliza vai emitir relatórios que vão nos servir de referência, ajudando a nossa equipe a avaliar o que está dando certo e o que não está. Se houver problemas, vocês vão nos ajudar a corrigi-los, pois, corrigindo os problemas, seremos bem avaliados daqui a quatro anos”, explicou o prefeito.

Ainda segundo Luciano, o projeto está em consonância com os princípios da gestão compartilhada e horizontal que ele implantou na Prefeitura.

“Os vereadores são especialistas em ouvir a população. Nada melhor do que ter os 15 fiscalizando a Prefeitura, agora de forma mais organizada, por meio desse projeto. Alguns têm me perguntado se essa fiscalização da Câmara não vai gerar algum tipo de problema. Pois eu digo que, pelo contrário, essa é a prova cabal da harmonia entre os poderes. É uma tremenda ferramenta de observação e indicação dos serviços públicos. Então, o projeto é muito bem-vindo e vamos, muito humildemente, corrigir os problemas verificados”, completou Luciano, que foi vereador por três mandatos na Capital.


Tags:



Publicidade