Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Prefeituras da GV reforçam limpeza para evitar tragédias - (Vila Velha, ES)

Vila Velha

Prefeituras da GV reforçam limpeza para evitar tragédias em dias de chuva forte - Chuva forte

Chuva forte Prefeituras da GV reforçam limpeza para evitar tragédias em dias de chuva forte

Uma frente fria alcança o litoral do Espírito Santo e há previsão de chuva no Estado até quarta-feira (30). Como o Centro Capixaba de Meteorologia (Cecam) e a Defesa Civil do ES já anunciaram um último trimestre do ano com grande possibilidades de chuvas, as prefeituras da Grande Vitória e a população precisam ficar em alerta e tomar alguns cuidados para evitar que nos dias de maior haja tragédia.

Nos últimos anos as chuvas causaram alagamentos, deslizamentos de encostas e destruições. Para evitar que o problema se repita, em Vitória, a Secretaria Municipal de Serviços está, desde o início do ano, trabalhando com a limpeza de bueiros, morros e da baía de Vitória. Segundo a prefeitura da capital, já foram limpos 50 mil bueiros. A limpeza é realizada de 20 em 20 dias e são retirados mensalmente, cerca de 50 toneladas de resíduos.

Em Vila Velha oito equipes trabalham simultaneamente, cada uma com 25 pessoas que fazem o trabalho de capina, raspagem, pintura e de limpeza de bueiros. De acordo com o coordenador e diretor de limpeza pública de Vila Velha, Ricardo Barroso, tem se identificado muitas causas de entupimento de bueiros. “Muitas são as causas de entupimento, e uma delas é a falta de conscientização da população”. Por mês é retirado em torno de uma tonelada e meia de resíduos na cidade de Vila Velha.

Barroso afirma que são encontrados restos de materiais de construção civil, areia, descartáveis (garrafas pet, sacolinhas de biscoitos, tampinhas), folhas, tubo de computador, sofá, cigarros, peças íntimas, bijuterias, dentre outros resíduos que obstruem a passagem da água pelo canal, causando o entupimento das vias e consequentemente levando ao alagamento dos bairros.

A população reconhece a sua responsabilidade, reclama do serviço das prefeituras. “A prefeitura faz o serviço quando é muito pedida. Mas a maior parte da culpa é mesmo da população. Porém, acho que faltam lixeiras nas ruas e as pessoas que são conscientizadas precisam guardar o lixo ou andar muito para encontrar uma”, disse p comerciante Jefferson Luiz da Trindade, 39.

Ricardo Barroso, explica que na cidade de Vila Velha foram instaladas 700 lixeiras novas, e que pretendem ainda, priorizar as avenidas e áreas de fluidez com mais 1500 lixeiras. “O grande problema é que 30% delas são destruídas num prazo de 90 dias. O custo não é baixo, pois cada uma custa em média 120 à 150 reais”, afirma o diretor.

No município da Serra, é retirado por mês 40 toneladas de lixo dos bueiros, sendo que o custo para esse serviço é de 12 mil reais contando com cinco pessoas trabalhando das 7h às 17 horas de segunda à sexta, mais os equipamentos. Já em Cariacica, 90% dos 166 valões e canais foram limpos. “A melhor forma é limpar de seis em seis meses, pois além de nascer vegetação dentro dos bueiros, a população não ajuda ao evitar jogar lixo na rua”, afirma o secretário de Serviços e Trânsito de Cariacica, Welligton Nascimento.

Previsão do tempo para 29 e 30 de outubro: Na terça-feira, o vento de sudeste mantém a temperatura amena e o céu encoberto em todo o estado. Mesmo assim, há apenas previsão de chuviscos e chuva fraca ocasional. Quarta-feira de sol fraco no Espírito Santo. Possibilidade de chuviscos na madrugada e chuva fraca à noite só no setor sudeste. Nas demais localidades, os períodos de céu nublado intercalam com algumas aberturas de sol, sem chuva.

As temperaturas neste período devem variar entre 10 °C e 26 °C na região Serrana e entre 13 °C e 28 °C nas demais* regiões.

(com a colaboração de Raianne Trevelin)


Tags:



Publicidade