Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Estudante representará o Espírito Santo no Senado Federal - (Santa Maria de Jetibá, ES)

Santa Maria de Jetibá

Estudante representará o Espírito Santo no Senado Federal - Jovem Brasileiro

Jovem Brasileiro Estudante representará o Espírito Santo no Senado Federal

Com apenas 16 anos, a estudante Verônica Vicente Monteiro já tem um papel de gente grande: representar o Espírito Santo no Senado Federal e atuar, durante alguns dias, como uma jovem parlamentar na capital brasileira, Brasília.

A oportunidade foi conquistada graças à participação e classificação da aluna no Programa Senado Jovem Brasileiro, que foi realizado este ano pela Instituição.

Verônica é uma dos 27 estudantes de todo o Brasil que foram selecionados para viver esta experiência, entre os dias 19 e 21 de novembro.

Ela contou como é a sensação de conquistar a boa colocação. “Quando eu olhei o resultado eu nem acreditei.

Eu sabia que ia ser muito difícil conseguir, porque era só um representante por estado.

Mas mesmo assim meu nome estava lá. Agora eu estou muito feliz e ainda um pouco surpresa”, disse.

Mas essa grande vitória n-ão foi conquistada por acaso. Com uma rotina de estudos e hábitos cotidianos que contribuem para o crescimento escolar da estudante, ela lembra como foi sua preparação para participar do concurso.

“Assim que apresentaram como era, eu realizei pesquisas na internet sobre informações que iria precisar, sobre as leis e sobre a situação atual do Brasil nesta questão”, relembrou.

Ela também destacou o importante papel da Escola Estadual Guilhermina Hulda Krüger Reinholz, onde estuda, para a obtenção do resultado. “A minha professora Lilian me incentivou muito, me deu muita motivação; e o apoio dado pela escola foi fundamental”.

Apaixonada pela língua portuguesa, esta não é a primeira vez que Verônica viaja para Brasília após se dar bem em um concurso.

Em 2006, a estudante também se tornou uma das representantes do ES ao ter um poema sobre o cinto de segurança escolhido pela organização ‘Prêmio de educação para o trânsito’, promovido pelo Departamento Nacional de Trânsito.

A professora e orientadora de Verônica, Lilian Maria Vomoca, que esteve presente durante toda a construção do trabalho da aluna, também comentou sobre a conquista.

“É um orgulho sem explicação, muita emoção. É muito gratificante saber que temos bons alunos e que a nossa escola está incentivando cava vez mais estas ações”.

Agora, Verônica se prepara para a viagem, quando poderá vivenciar o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos senadores da República.

Redações

Para concorrer ao concurso, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) selecionou e encaminhou três redações produzidas por estudantes da rede.Foram selecionados os textos ‘Acorda, Brasil!’, da Verônica, que foi classificada em primeiro lugar; ‘Pra não dizer que não dei voz ao povo’, da estudante Maria Alice Gobbi, da Escola Estadual Irineu Morello, em Governador Lindenberg; e o ‘Democracia de verdade’, da escola Graça Aranha, localizada em Santa Maria de Jetibá, escrito pela aluna Gabrielly Fromholz Silva.

“A participação de nossas escolas no Concurso de Redação do Senado Federal tem um diferencial, que além de ser uma oportunidade para realização de um trabalho interdisciplinar e de acordo com o currículo, também incentiva os alunos para a construção de conhecimentos por meio da leitura e da pesquisa; ao mesmo tempo em que oportuniza um exercício da cidadania, criação e produção textual”, frisou Sandra Baptista Fernandes, gerente do ‘Programa Leia ES’.

As produções estão disponíveis para serem lidas no final desta matéria.

O Concurso

O Programa Senado Jovem Brasileiro é uma iniciativa do Senado Feral que engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O objetivo é levar conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil e estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com a instituição.

A ação é destinada a estudantes matriculados em escolas públicas estaduais que tenham até 19 anos de idade.

Para participar, os estudantes precisavam escrever uma redação, entre 20 e 30 linhas, sobre o tema ‘Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação’.

A primeira etapa da seleção aconteceu nas próprias escolas, que selecionavam um texto para representar a unidade de ensino. Depois, as produções selecionadas eram encaminhadas à Secretaria de Educação, que ficou responsável por selecionar três redações para concorrer à vaga nacional.

Com textos de todo o Brasil, a Comissão Julgadora do Senado Federal classificou 27 finalistas. Deste total, três foram as grandes vencedoras nacionais do concurso.

Todos os alunos finalistas receberão um microcomputador portátil, além de certificado de classificação no Concurso e medalha.

E as escolas não ficarão de fora. As unidades em que estudam os 27 alunos finalistas receberão um kit com publicações das Edições Técnicas do Senado Federal, documentários produzidos pelos veículos de comunicação do Senado pertinentes ao ensino médio e certificado de participação.

A premiação será realizada no dia 18 de novembro no Palácio do Congresso Nacional.


Tags:



Publicidade