Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Iriri: Tudo pronto para o Festival Capixaba de Frutos do Mar - (Anchieta, ES)

Anchieta

Iriri: Tudo pronto para o Festival Capixaba de Frutos do Mar - Anchieta

Anchieta Iriri: Tudo pronto para o Festival Capixaba de Frutos do Mar

A partir desta sexta-feira (11), até domingo (13), o balneário de Iriri, município de Anchieta, vai sediar o Festival Capixaba de Frutos do Mar, que chega à 16ª edição com muitas novidades.

A organização estima receber um público superior a 30 mil pessoas nos três dias do evento, cujo ponto alto será o preparo da paella gigante, na noite de sábado (12).

A localidade ganhará destaque nacional. A equipe do programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga, da Rede Globo, vai marcar presença para registrar este momento único que o município vai protagonizar.

Os empresários do ramo de hotelaria e restaurantes já comemoram o expressivo aumento de clientes que o evento está trazendo. É o caso do empresário Leonardo Abrantes, proprietário do Hotel Juliana e do Restaurante do Português, um dos mais tradicionais da região.

Segundo ele, o restaurante está preparando deliciosos pratos, como moquecas, pastéis e, é claro, bolinhos de bacalhau: “Vamos oferecer o melhor da nossa cozinha aos clientes que virão de toda parte do País”.

Quem pretende se hospedar na localidade deve se apressar. Alguns hotéis e pousadas já estão com suas capacidades esgotadas. Estima-se que esses visitantes movimentarão cerca de R$ 6 milhões no comércio local, o dobro da edição anterior.

Para garantir que moradores e turistas sejam bem atendidos, a Prefeitura de Anchieta deu total apoio em termos de logística. A novidade este ano é que a festa deixa as dependências do Iriri Praia Club para tomar as ruas do balneário.

Dentre as medidas implementadas destacam-se limpeza, segurança, controle de som nas ruas, ambulância e UTI móvel 24 horas disponíveis, além de intervenções para que quiosques, bares, restaurantes e outros estabelecimentos do gênero estejam bem abastecidos no período.

Quem parabenizou a mudança do local do Festival foi a produtora rural Inácia Leal: “A festa se tornou mais popular e democrática. Deixou a característica reservada para ganhar uma feição praiana”.

A estrutura preparada para receber o evento gastronômico também merece destaque. Com 2.500 metros quadrados, a área próxima ao calçadão da Praia da Costa Azul será a maior de toda a história do Festival.

Outra novidade desse ano é que, além de destacar as riquezas do mar de Anchieta, o Festival também valorizará em suas receitas os legumes, verduras e temperos produzidos na região de montanha do município.

A programação, contudo, vai muito além das delícias gastronômicas e terá diversas atividades que são um convite para o público conhecer as belezas do local. O luau, por exemplo, vai reunir muita gente na praia para animar a noite de sexta-feira, com muita música e cultura.

No domingo, a caminhada da Liga Ecológica de Iriri (LEI) percorrerá os cinco quilômetros de praias do balneário: Namorados, Costa Azul e Areia Preta.
Como tradicionalmente o evento coincide com o Dia das Crianças (12 de outubro), será montada uma rua de lazer com muitas opções para os pequenos se divertirem enquanto os pais saboreiam as delícias da gastronomia local. “Sem dúvida, o ano de 2013 será um divisor de águas, pois com a infraestrutura planejada para o Festival e a realização de ações grandiosas, como o preparo da paella gigante, o balneário de Iriri e o município de Anchieta alcançarão destaque nacional e internacional”, ressalta o prefeito Marquinhos.

O 16º Festival Capixaba de Frutos do Mar é realizado em parceria entre a Associação Iriri Vivo e a Prefeitura Municipal de Anchieta. Conta com apoio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).


Thiago Zanetti
Jornalista
Assessoria de Comunicação
(28) 3536-1785
(27)9921-6033
www.anchieta.es.gov.br
www.facebook.com/prefeituradeanchieta


Tags:



Publicidade