Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Festival Gastronômico Sabor dos Imigrantes em Santa Teresa - (São Roque do Canaã, ES)

São Roque do Canaã

Festival Gastronômico Sabor dos Imigrantes movimenta Santa Teresa - Região do Imigrante

Região do Imigrante Festival Gastronômico Sabor dos Imigrantes movimenta Santa Teresa

Para fomentar, fortalecer e ampliar a qualidade dos empreendimentos gastronômicos da Região dos Imigrantes, acontece de 17 de outubro à 14 de novembro o maior festival de valorização da identidade gastronômica regional: o Sabor dos Imigrantes. Muito mais que um evento gastronômico, o Sabor dos Imigrantes é uma forma de ampliar a qualidade nos empreendimentos gastronômicos, que compõem os 6 municípios envolvidos (Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Itaguaçu, Itarana e São Roque do Canaã).

Durante as oficinas gastronômicas, em cada um dos municípios, os Chef’s coordenados pelo Chef Alessandro Eller, irão auxiliar os empreendedores da gastronomia da região, no preparo dos vários pratos típicos e na apresentação destes durante festival.

A estreia acontece nos dias 17 e 18 de outubro no Restaurante Bianchi, em Santa Teresa. Uma reunião envolvendo os empreendedores do setor foi realizada na última sexta-feira (04), na Secretaria de Turismo e Cultura, para definir os 15 contemplados com essas oficinas. Durante as aulas os chef`s locais vão se qualificar com boas práticas na segurança alimentar e alimentação saudável, ampliar o fluxo turístico na região com a melhor apresentação dos pratos e diversificação gastronômica e, na sexta-feira (18), oferecer pratos a preços promocionais, visando o novo cliente da classe média, que vem cada vez mais buscando conhecer os sabores capixabas.

“É um evento de muita importância para a região”, afirma o secretário de Turismo e Cultura, Marcelo Anacleto. “É uma forma muito atrativa de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos na cidade, além de intensificar o turismo do município”, conclui.

Como participar do jantar

São 70 convites que estão a venda por apenas R$ 30,00 e da direito ao jantar com uma entrada, 02 pratos típicos, uma aula show com os chef`s Alessandro Eller e Gilson Surrage, além de música ao vivo com a banda italiana The Lemon Duke e a capixaba A(l)titude. Para adquirir os convites, o interessado deve entrar em contato com o Casarão Hostel e Camping pelo telefone (27) 9879-5671 ou e-mail [email protected].

O Sabor dos Imigrantes é uma parceria do Sebrae, Aderes, Secretaria de Estado do Turismo, Agrotures, Caminhos do Imigrantes e Conturi. São Roque do Canaã também participa desta primeira edição na Terra dos Colibris.



Programação Festival Gastronômico Sabor dos Imigrantes em Santa Teresa

Quinta-feira (17)

8h – Oficina:

• Palestra sobre Boas Práticas de Fabricação, conversação dos alimentos, etc;

• Palestra sobre Identidade Gastronômica (valorização dos produtos locais);

• Opções do uso da matéria prima;

• Especiarias e temperos;

• Técnicas sobre elaboração e apresentação dos pratos prática;

• Elaboração das receitas pelos participantes com supervisão e acompanhamento dos Chefs (marinada, pré-preparo)

15h – Clinica de inovação e tecnológica para a gastronomia (consultoria para cada empreendedor participante – Dicas de melhorias no cardápio, estoque, cortes diferenciados, etc).

19h – Serviços destinados ao Vinho (conhecimento básico)



Sexta-feira (18)

9h – Prática: Elaboração das receitas pelos participantes com supervisão e acompanhamento dos professores e dicas a partir da avaliação dos produtos; Ornamentação do Espaço

20h – Realização do Festival com mesa de degustação dos produtos elaborados na oficina; aula show; jantar com apresentação dos pratos:

• 01 entrada (legumes, frutas e verduras da estação e locais);
• 02 pratos típicos;

Show da banda italiana The Lemon Duke e da capixaba A(l)titude.


Tags:



Publicidade