Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Grupo Folclórico de Domingos Martins se apresenta em festiva - (Domingos Martins, ES)

Domingos Martins

Grupo Folclórico de Domingos Martins se apresenta em festival na Argentina - Argentina

Argentina Grupo Folclórico de Domingos Martins se apresenta em festival na Argentina

   

Descendentes de imigrantes alemães, 20 jovens, integrantes do Grupo Folclórico de Danças Bergfreunde de Campinho (Domingos Martins/ES), já estão de malas e coreografias prontas para se apresentar na 50ª Fiesta Nacional de La Cerveza – Oktoberfest 2013, que será realizada entre os dias 04 e 14 de outubro, na cidade de Córdoba, na Argentina e deve reunir 50 mil pessoas.

A programação do evento conta com diversas apresentações de bandas e manifestações das culturas da Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, Escócia, Ucrânia, Bolívia, Peru, Argentina e outros países. Segundo José Roberto Raasch, coordenador geral do Bergfreunde, que em português que dizer “Amigos da Montanha”, o grupo está ansioso pela apresentação.

“Vamos fazer três apresentações durante o evento, além de participar de desfiles culturais que serão realizados no decorrer da programação. São mais de seis meses de uma rotina intensa de ensaios para deixar tudo impecável. Todos estão bem ansiosos e felizes de representar nosso município, nosso Estado e nosso País neste importante evento cultural da Argentina”, afirma José Roberto.

Apesar da expectativa, essa não é a primeira vez que o Grupo Folclórico Bergfreunde fará uma apresentação internacional. O grupo já se apresentou na Steuben Parade, em Nova Iorque (EUA), no Festival de Verão Lisboa (Portugal) e na Oktoberfest de Munique (Alemanha). Além disso, o Bergfreunde já participou de importantes eventos locais e nacionais como a Sommerfest, a Bauernfest e a Entedankfest (Domingos Martins – ES); O Festival dos Estados Brasileiros (Brasília – DF), a Oktoberfest (Blumenau – SC) e o Festival do Folclore (Nova Petrópolis – RS), somando mais de 900 apresentações em seus quase 30 anos de atividades.

Entre as danças que serão apresentadas no festival argentino está a “Tiroler Figurentanz”, um Pot-pourri da região do Tirol, na Áustria, que tem como característica principal o “Schulplatter”, dança típica que tem sua origem no trabalho dos lenhadores dos Alpes europeus. Na virtuosa coreografia, executada somente por homens, eles fazem uma espécie de sapateado e batem nas pernas e nos sapatos a fim de reproduzir os sons do bater do machado na madeira.

Para viajar, o grupo folclórico está recebendo apoio da Prefeitura de Domingos Martins, que fará o transporte dos integrantes, ida e volta até ao aeroporto de Vitória e da Prefeitura de Córdoba (Argentina), que vai ceder o transporte terrestre, alimentação e hospedagem ao grupo.


Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho

Primeiro grupo folclórico de danças alemãs fundado no Espírito Santo, o Bergfreunde iniciou suas apresentações em 25 de fevereiro de 1984, com o objetivo de resgatar, preservar e difundir, por meio da dança, a cultura trazida pelos imigrantes alemães à região de Domingos Martins, que estava sendo perdida em consequência da II Guerra Mundial.


Informações sobre o Evento:

50º Fiesta Nacional de La Cerveza – Oktoberfest 2013 a ser realizada na Província de Córdoba – Villa General Belgrano – Argentina.

Data da festa 4 a 14 de outubro.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim, Caê Guimarães e Tiago Zanoli
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808 7701/ 9902-9302
[email protected]
[email protected]
www.secult.es.gov.br




Tags:



Publicidade