Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Defesa Civil Estadual orienta população sobre cuidados - (Afonso Cláudio, ES)

Afonso Cláudio

Defesa Civil Estadual orienta população sobre cuidados no período de chuva - período de chuva

período de chuva Defesa Civil Estadual orienta população sobre cuidados no período de chuva

Por ser uma estação de transição entre o inverno e o verão, a primavera traz um aumento natural no volume de chuvas em todo o Espírito Santo. As chuvas são decorrentes do aumento do calor e da umidade, que se intensificam gradativamente. No Estado, os meses de outubro, novembro e dezembro são os mais chuvosos do ano. Devido a isso, riscos de desastres naturais são mais altos nesse período.

Chuvas intensas podem ocasionar inundações ou trazer consequências diretas como vendavais, granizo e deslizamentos de terra. De acordo com o coronel Carlos Marcelo D’isep Costa, coordenador da Defesa Civil Estadual, o órgão tem trabalhado junto aos municípios para minimizar as consequências desses desastres em todo o Estado.

“Mantemos equipes de plantão para o atendimento direto aos municípios que mais sofrem com os efeitos das chuvas e capacitamos, constantemente, agentes municipais para a prevenção, preparação e resposta aos desastres. Temos realizado vistorias em todo o Espírito Santo. Em época de crise, avaliamos áreas de risco para decretar situação de emergência ou estado de calamidade pública. Tudo é feito com base no Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil”, explica o coronel.

Atualmente, 46 municípios capixabas contam com áreas de risco mapeadas e a Defesa Civil Estadual realizou a capacitação de agentes municipais. Para isso, foram feitos cursos de Defesa Civil, Análise de Risco, Administração de Abrigos Temporários, Sistema de Comando em Operações, Plano de Contingência, Simulado em Desastre, totalizando 488 participantes, além de encontros com coordenadores municipais ocorreram este ano.

Kits para reestruturação da Defesa Civil dos municípios

A Defesa Civil também entregou a 23 municípios do Estado, kits específicos para o atendimento de desastres. Afonso Cláudio, Alegre, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Ibiraçu, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Santa Leopoldina, São José do Calçado, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Viana, Nova Venécia, Domingos Martins, Itapemirim, João Neiva, Itaguaçu, Mantenópolis, Conceição do Castelo, Cariacica e Castelo estão entre os beneficiados.

O Kit é composto de Pick Up Diesel, barco de alumínio para áreas alagadas, reboque para barco de alumínio, motor de popa15 HP, kit multimídia composto por computador, estabilizador, impressora multifuncional, aparelho de fax, máquina fotográfica digital e aparelho GPS e mobiliário como mesas, gaveteiros volantes, cadeiras, arquivo de pastas suspensas e cadeiras fixas.

Para 2013, mais R$ 4.106.931,24 serão investidos na aquisição de materiais e equipamentos para a estruturação das Coordenadorias Municipais e Regionais de Defesa Civil. A previsão é que mais 10 kits sejam entregues até fevereiro de 2014.

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Marcelo D’isep Costa, alerta a população que em períodos de chuva intensa alguns cuidados devem ser tomados e mesmo com ações de prevenção é importante que a população se previna dos riscos de vulnerabilidade.

“A vulnerabilidade pode ser identificada pela percepção de risco da própria comunidade, devido às características e o histórico de reincidência do desastre no local, ou pelo mapeamento das áreas de risco e divulgação destas áreas pela Defesa Civil Municipal. Se perceber trincas ou rachaduras em casa, inclinação de troncos de árvores ou o surgimento de minas de água é preciso chamar socorro imediatamente”, alerta Disep.

Os procedimentos adotados para áreas vulneráveis vão desde o monitoramento e orientação para a população que reside em áreas de risco, até a remoção daquela população para local mais seguro. “Antes de tudo, salve e proteja sua vida, a de seus familiares e amigos. Se precisar retirar algo de sua casa, após a inundação, peça ajuda à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros Militar”, alerta o coronel.

De acordo com o coordenador, não construir em cima ou embaixo de barrancos que possam deslizar e não realizar cortes nos terrenos de encostas sem licença da Prefeitura são medidas importantes para prevenção de desastres. Assim também como não jogar lixo em terrenos baldios, bueiros ou na rua, para não prejudicar o escoamento da água da chuva.

“Não beber água de enchente ou inundação e não comer alimentos que estiveram em contato com a água suja são primordiais para evitar doenças. A atenção deve ser redobrada com as crianças que não devem brincar nas águas de córregos e de áreas alagadas, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou se contaminar com doenças graves, como hepatite e leptospirose”, alerta.

Ao verificar riscos de rachaduras em casa, riscos de enchentes ou inundações é importante ter um lugar previsto, seguro, para se alojar. Não usar equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados é outra dica importante, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito.

Documentos e objetos de valor devem ser colocados em um saco plástico bem fechado em local protegido. Ao perceber qualquer situação de risco, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, devem ser acionados imediatamente.

No site da Defesa Civil Estadual (www.defesacivil.es.gov.br) está disponível a relação das Defesas Civis Municipais, nome e telefone dos coordenadores.


Tags:



Publicidade