Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Museu Mello Leitão promove a 7ª Primavera dos Museus - (Santa Teresa, ES)

Santa Teresa

Museu Mello Leitão promove a 7ª Primavera dos Museus - Santa Teresa

Santa Teresa Museu Mello Leitão promove a 7ª Primavera dos Museus

Com o tema Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira, o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão promove entre os dias 24 e 29 de setembro uma série de atividades que integram a 7ª Primavera dos Museus, temporada de eventos realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura (Ibram/MinC). As atividades do museu vão desde visita guiada e mesa redonda, a palestras, oficinas e apresentações culturais.

A mostra “Tocadores – homem, terra, música e cordas” é uma reapresentação da exposição de fotos produzida em 2005 para circulação em escolas, com temas correlatos à cultura afro-brasileira e fica em cartaz no museu de 24 de setembro até 27 de novembro.

Já a peça A resistência negra no Brasil escravista aborda a história de Adelaide e outros escravos marcada pela exploração, opressão e violência. Para o diretor do Museu Hélio de Queiroz Boudet Fernandes, “a apresentação retrata de forma didática, a compreensão da condição em que os negros viviam no Brasil escravista”, relata. O grupo de teatro é formado por colaboradores do Museu de Biologia.

No dia 26, ocorre a mesa redonda Africanidade e brasilidade: patrimônio cultural e ações afirmativas. Participam da mesa o Prof. Antônio Carlos Moraes (Deptº de Educação Física da UFES) e o Prof. Osvaldo Martins de Oliveira (Deptº de Ciências Sociais da UFES) com moderação do Prof. José Elias Rosa dos Santos (Deptº Ciências Sociais da UFES).

A oficina Maculelê e Capoeira abordará a História e lenda do maculelê, o ensino da capoeira, seu passo básico e variações do passo, vivenciando o ritmo em grupo, e exercitando a ginga, golpes e esquivas, com base na música e nas tradições incluindo a roda de capoeira.

No sábado (28), o museu promove ainda o evento cultural Umhlangano oseNtabeni (Festa na Serra), com ritmos e sons afro-brasileiros, a partir das 18h. Culinária, música moderna e tradicional africana, vídeos e decoração dão o tom da noite. No último dia (29) acontece roda de capoeira, a partir das 10h e apresentação das bandas de congo São Benedito e São Sebastião, começando no parque do MBML e percorrendo os arredores do centro de Santa Teresa.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Santa Teresa, Esfa, Sambio, Ufes, Ifes e Casarão Hostel e Camping. Para participar das atividades os interessados podem se inscrever até sexta, dia 20 de setembro: (27) 3259-1182 ou pelo email [email protected].

Informações:
Museu de Biologia Professor Mello Leitão
Av. José Ruschi, 4 – Centro, Santa Teresa
[email protected]
(27) 3259-1182


Tags:



Publicidade