Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Novo fórum de Vitória será uma ação de economia e cidadania - (Cariacica, ES)

Cariacica

Novo fórum de Vitória será uma ação de economia e cidadania - Centro de Vitória

Centro de Vitória Novo fórum de Vitória será uma ação de economia e cidadania

Foi assinado na manhã desta sexta-feira (6) o protocolo de intenções entre o Governo do Estado, Prefeitura de Vitória e Tribunal de Justiça do Estado que trará diversas melhorias para a mobilidade urbana da capital, abrirá uma nova sede do Fórum e um terminal do BRT. Na solenidade que reuniu o prefeito de Vitória Luciano Resende (PPS), o governador Renato Casagrande (DEM) e o Desembargador Pedro Valls Feu Rosa, foi apresentado todas as melhorias que serão feitas na capital.

O novo fórum ficará numa área aproximada de 30 mil metros quadrados, será construída ao lado da Ponte Florentino Avidos (Ponte Seca), ocupando a área até onde, atualmente, é uma área arborizada em frente à Rodoviária da Ilha do Príncipe.

Casagrande contou por que a escolha da região que concentra a saída da segunda ponte, das cinco pontes que tem o trânsito bem complicado, para nova agência do BRT. "Nós faremos um viaduto saindo de dentro da Codesa e atravessando a avenida e também termos a quarta ponte, indo na direção de Santo Antônio e Itacibá. Pra mim, é o local mais adequado, pois está em Vitória, próximo à Cariacica e Vila Velha" disse.

O desembargador Feu Rosa ressaltou a importância de reunir várias unidades judiciárias em um lugar para a população. "O fórum de Vitória hoje está espalhado por toda cidade em diversos prédios alugados a um custo alto. Agora será tudo concentrado em um só lugar. Com isso, além de ter uma enorme economia para o judiciário, haverá um reforço na cidadania e na dignidade das pessoas que procuram a Justiça" disse, apontando que ainda não foi feito um cálculo exato de quanto será economizado.

Para o prefeito de Vitória Luciano Resende, esse é um grande presente para a cidade de Vitória, que completa 462 anos no próximo domingo (8), e ressaltou também a importância da obra na localização de Ilha do Príncipe. "Essa obra é de uma importância enorme, é o primeiro passo para revitalização de uma área deteriorada da cidade, senão a mais. Revitalização é vida, e nós vamos trazer mais vida para essa região".

Segundo o governador , as obras do novo fórum começarão no início de 2014 e ainda não tem uma previsão de quando ficará pronto.

NOVO FÓRUM
A construção do novo Fórum de Vitória foi um dos destaques na abertura da sessão do Pleno na tarde desta quinta-feira (05). O desembargador Dair José Bregunce de Oliveira, que falou em nome da Corte, elogiou a Presidência do Tribunal de Justiça pela iniciativa de proporcionar à população capixaba uma nova sede para o funcionamento de todas as atuais 52 unidades judiciárias da Comarca de Vitória.

“Trata-se de um projeto essencial para a população”, parabenizou o desembargador Dair Bregunce, que completou: “Eu me refiro ao Termo de Cooperação referente à construção do novo Fórum de Vitória, a a ser assinado amanhã (sexta-feira)”.

O presidente do TJES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, ressaltou a parceria entre o Judiciário e os Executivos Estadual e Municipal: “Pela primeira vez se unem o governo do Estado, Tribunal de Justiça e a Prefeitura para resolverem um problema que atinge toda a população. Merecem nossos agradecimentos o governador Renato Casagrande e o prefeito Luciano Rezende”.

As 52 unidades judiciárias de Vitória estão instaladas em diversos prédios da capital. Os dois principais prédios se localizam na Cidade Alta, onde estão os fóruns Criminais e Cíveis. Com a construção do novo fórum, as unidades ficarão em um único espaço, para facilitar o acesso da população, advogados, magistrados e servidores.

Ao assumir a presidência do Tribunal de Justiça em dezembro de 2011, o desembargador Pedro Valls Feu Rosa já havia anunciado que Vitória teria um novo fórum para abrigar todas as unidades judiciárias em um único espaço físico, que passará a ser na Vila Rubim.

O local foi escolhido devido à facilidade de acesso. A Vila Rubim é a entrada de quem chega de outros municípios da Grande Vitória – Vila Velha, Cariacica e Viana – e do interior do Estado, além de ligar diversos bairros da periferia da capital, onde reside a maior parte das pessoas que necessitam da Justiça.

O estacionamento a ser construído anexo ao futuro fórum será revertido aos comerciantes e usuários do Mercado da Vila Rubim nos finais de semana e feriados.


Tags:



Publicidade