Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
XIV Festival Nacional de Teatro de Guaçuí começa domingo - (Cachoeiro de Itapemirim, ES)

Cachoeiro de Itapemirim

XIV Festival Nacional de Teatro de Guaçuí começa no próximo domingo (18) - Espetáculo gratuito

Espetáculo gratuito XIV Festival Nacional de Teatro de Guaçuí começa no próximo domingo (18)

Com espetáculos gratuitos no Teatro Municipal Fernando Torres e ao ar livre, nas principais praças da cidade, um panorama das artes cênicas brasileiras será apresentado entre os dias 18 e 24 de agosto, durante o XIV Festival Nacional de Teatro de Guaçuí.

Realizado pelo grupo Gota, Pó e Poeira, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento levará para a cidade 19 espetáculos teatrais de sete Estados brasileiros. Além de produções do Espírito Santo, há peças do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, de São Paulo, de Goiás, de Pernambuco e de Santa Catarina. Ao longo do festival, ocorrerão ainda oficinas e debates.

Um dos eventos mais importantes do cenário teatral do Estado, o festival vem ganhando destaque também na mídia nacional e tem como objetivo estimular e popularizar as artes cênicas, formar público e fortalecer o mercado de trabalho artístico, sobretudo na Região do Caparaó, no sul do Espírito Santo.

“Com o festival, o município se tornou referência em teatro no Estado e também no país. É um evento muito bem falado lá fora. As pessoas elogiam a qualidade técnica, a receptividade do público e a troca de experiências entre os grupos teatrais, sem contar os debates ao final de cada espetáculo, que fortalecem a relação entre os artistas e a plateia”, afirma Carlos Francisco Ola, diretor do Gota, Pó e Poeira.

Mostra competitiva
Dos espetáculos a serem apresentados, quatro são convidados e 15 fazem parte da mostra competitiva, dividida em três categorias: Palco Infantojuvenil, à tarde; Palco Adulto, à noite, sempre no Teatro Municipal Fernando Torres, e Teatro de Rua, pela manhã, nas praças da cidade.

Os melhores espetáculos de cada categoria receberão o Troféu Fernando Torres, criado pela artista plástica Nilza Silva. Os demais grupos e companhias receberão placas de premiação individual e de participação.

Nas categorias Palco Adulto e Palco Infantojuvenil, serão premiados Melhor Espetáculo, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Cenografia, Melhor Iluminação, Melhor Sonoplastia, Melhor Figurino, Melhor Direção, Júri Popular, Melhor de Texto e Melhor Maquiagem.

Para Teatro de Rua, haverá prêmios para Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção, Melhor Sonoplastia ou Música (se houver), Melhor Figurino, Melhor Texto e Melhor Maquiagem.

Os espetáculos convidados são Os Homens de Barro, do Tião Grupo de Teatro, de Montanha; Um Tango Argentino, da Escola de Teatro Darlene Glória, de Cachoeiro de Itapemirim; A Culpa, do Grupo Anônimos de Teatro, de Cachoeiro de Itapemirim e Guaçuí; e Bumba Meu Boi, do grupo Gota, Pó e Poeira.

Aniversário
A 14ª edição do festival marca também os 30 anos do grupo Gota, Pó e Poeira, criado em Guaçuí em 15 de agosto de 1983, quando um grupo de adolescentes e jovens da Igreja Católica decidiu montar espetáculos fora do contexto religioso ou escolar. A partir daí, o grupo iniciou estudos de textos e pesquisas sobre o ato de fazer teatro e de como estruturar um grupo.

Neste ano, comemorando suas três décadas de estrada, o grupo apresentará, além do espetáculo Bumba Meu Boi no encerramento do festival, uma exposição de fotografias, adereços e figurinos.

Programação

Dia 18 - Domingo
20h - Abertura oficial
20h30 - Os Homens de Barro, do Tião Grupo de Teatro (Montanha/ES)

Dia 19 - Segunda-feira
10h - Cinema, Pipoca e Piruá, da Ovorini Carpintaria Cênica (Sete Lagoas/MG), na Praça da Matriz
14h - A Menina e o Menino, do Grupo Teatral Trupe Kei (Paraguaçu Paulista/SP)
20h30 - O que Eu Fiz para Merecer Isso?, da CTI - Comunidade Teatral de Irajá (Rio de Janeiro/RJ)

Dia 20 - Terça-feira
14h - Os Saltimbancos, do Grupo In-Cena de Teatro (Teófilo Otoni/MG)
20h30 - As Bondosas, da Cia. SOS de Teatro Investigativo (Rio de janeiro/RJ)

Dia 21 - Quarta-feira
10h - Mateus e Mateusa, da Cia Teatral Oops!... (Goiânia/GO), na Praça da Matriz
14h - Um Tango Argentino, da Escola de Teatro Darlene Glória (Cachoeiro de Itapemirim/ES)
15h - Oficina Da Poética da Voz à Ação Vocal, com João Bosco Amaral (GO)
20h30 - Nós, do Una Teatro (São Paulo/SP)

Dia 22 - Quinta-feira
14h - Outra História de Francisco, da Trupe Cara & Coragem (Cabo de Santo Agostinho/PE)
15h - Oficina Da Poética da Voz à Ação Vocal, com João Bosco Amaral (GO)
19h - Dá Licença, Minha Gente, do Grupo Cutucurim (Angra dos Reis/RJ), na Praça João Acacinho
20h30 - Sonata para Despertar, da Repertório Artes Cênicas e Cia (Vitória/ES)

Dia 23 - Sexta-feira
10h - A Incrível História de Rei Lear, da Sinos Cia de Teatro e Coletivo Shakespeare Livre (Blumenau/SC), na Praça da Matriz
14h - Três Marias, da Cia. Crias da Casa (Rio de Janeiro/RJ)
20h30 - Romeu e Julieta – Igual ao Outro Só que Diferente, do Teatro de Retalhos (Arcoverde/PE)

Dia 24 - Sábado
10h - O Auto do Tatu, da Cia Folgazões (Vitória/ES), na Praça da Matriz
14h - O Casamento de Dona Baratinha, da Casa de Arte Campaneli (Vitória/ES)
20h - Bumba Meu Boi, do grupo Gota, Pó e Poeira (Guaçuí/ES)
21h - Cerimônia de premiação


Tags:



Publicidade