Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Intervenção Silente recebe a projeção Sombras nesta quarta - (Muniz Freire, ES)

Muniz Freire

Intervenção Silente recebe a projeção Sombras nesta quarta-feira (7) - Casarão Cerqueira L.

Casarão Cerqueira L. Intervenção Silente recebe a projeção Sombras nesta quarta-feira (7)

Nesta quarta-feira (07), a partir das 19 horas, o espaço cultural Casarão Cerqueira Lima recebe a projeção audiovisual “Sombras”, com imagens do filme experimental “Begotten”. O evento faz parte instalação “Silente”, do artista Júlio Tigre, que está aberta para visitação no Casarão desde o início do último mês de julho. A exibição contará com trilha musical executada ao vivo pelo próprio Júlio Tigre com a participação dos músicos Alexandre Barcelos, Gustavo Senna, Huemerson Leal e Gerô. A entrada é franca.

As imagens que farão parte da projeção são trechos selecionados do filme “Begotten” (1991), filme experimental escrito e dirigido pelo norte-americano E. Elias Merhige. Nessa produção, que tem forte relação com a religião e com a história bíblica, não há diálogo e foi inspirada na experiência de quase morte vivenciada pelo diretor aos 19 anos, após o acidente de carro.

Para cada minuto da película original foram necessárias 10 horas de produção fotográfica de modo a atingir o visual desejado: Begotten foi filmado em preto e branco, e cada quadro foi refotografado para tomar sua aparência final. Nas imagens, não existe meio tons de modo a criar uma atmosfera sobrenatural.

Sobre a instalação Silente
Para a realização da intervenção “Silente”, Júlio Tigre pesquisou a história do imóvel que, no passado, foi uma residência privada da família que o nomeia. O artista investigou transformação desse espaço privado em espaço público e procurou criar uma obra que parte de um lugar para nele e com ele produzir outro, onde ficção e realidade e se confundem.

Júlio Tigre explica que, em suas intervenções, ele busca a memória dos lugares para confrontar com o futuro desses espaços: “Em Silente, isso é evidenciado na imagem da residência, um espaço carregado não só de vestígios materiais resultado deste habitar mas também de memorias produzidas por diversas fontes que acabam por construir o tecido imagético urbano”.

Os visitantes de Casarão Cerqueira Lima serão confrontados com uma espécie de apagamento do lugar gerado por dois vetores: com o ficcional fruto do imaginário popular e com o trágico gerado por um crime e o total desaparecimento dos antigos moradores, hoje nomes públicos dentro de um documento jurídico. A intervenção se divide em quatro ambientes: jardins, sala de entrada, piso superior e sótão, estas intervenções possuem dimensões variáveis e se adequam ao lugar como um todo em diálogo com a arquitetura.

Silente foi comtemplada pelo Edital de Exposições 2013 da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória e faz parte do projeto Inquilino, pesquisa poética desenvolvida por Júlio Tigre desde 2003 A projeção Sombras é uma das primeiras atividades junto a intervenção Silente e que serão realizadas ao longo o período de visitação. Essa ação também conta com a participação e o apoio do coletivo Expurgação.

Serviço:
Projeção “Sombras” - execução de trilha sonora ao vivo por Júlio Tigre, Alexandre Barcelos, Gustavo Senna, Huemerson Leal e Gerô
Dia: 07 de julho de 2013 (quarta-feira), às 19 horas

Instalação “Silente”
Visitação: até 04 de outubro de 2013, de terça a sexta-feira, das 8 às 18 horas, sábados e domingos, das 14 às 17 horas

Local: Espaço Cultural Casarão Cerqueira Lima - Rua Muniz Freire, nº23- Cidade Alta - Centro- Vitória
Tel.:27 3026 8693
[email protected]

Entrada Franca


Tags:



Publicidade