Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Festa do Colono de Santa Maria do Jetibá começa quinta (25) - (Santa Maria de Jetibá, ES)

Santa Maria de Jetibá

Festa do Colono de Santa Maria do Jetibá começa quinta (25) - 33ª edição

33ª edição Festa do Colono de Santa Maria do Jetibá começa quinta (25)

Com o tema “Colono, a força do nosso município”, a dica para este final de semana é participar da 33ª Festa do Colono de Santa Maria de Jetibá, que será realizada desta quinta-feira (25) até o domingo (28), no Ginásio de Esportes e Pátio de Festa. A Setur apoia o evento na divulgação.

A tradicional Festa do Colono é mais do que simbólica para o município. Chega a sua 33ª Edição em 2013 homenageando aqueles que construíram a identidade cultural de Santa Maria de Jetibá e fortalecendo a imagem de seu enorme potencial na produção de hortifrutigranjeiros.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá, organizado pelas Secretarias municipais de Cultura e Agropecuária e pela Comissão de Festas. Confira a íntegra da programação.

Turismo
Situada na Região Turística dos Imigrantes, Santa Maria de Jetibá se orgulha de ser o município mais pomerano do Brasil. Os pomeranos formavam o povo que habitava a região entre a Alemanha e a Polônia. Entretanto, a Pomerânia deixou de ser habitada por eles após a 2ª Guerra Mundial, sendo assim a maior parte da região incorporada à Polônia e uma pequena parte à Alemanha.

O turismo na região tem tanto o objetivo natural, com belas montanhas, rios e cachoeiras, como cultural. Hoje se ensina a cultura pomerana às crianças nas escolas de Santa Maria de Jetibá. Além disso, existem na cidade vários grupos de danças típicas, 460 trombonistas e tocadores de concertina. A grande maioria das casas tem arquitetura europeia e é pintada de azul e branco, cores da bandeira da Pomerânia.

Algumas têm o estilo enxaimel, técnica em que hastes de madeira ficam entre os tijolos. Outra tradição importante que continua é a religião luterana. Os costumes da economia local também não mudaram desde a sua fundação. A cidade vive com pequenos agricultores. A olericultura (hortaliças e turbérculos), cafeicultura e avicultura são as principais atividades.

O município é o maior produtor de ovos do Espírito Santo e segundo maior do Brasil, além de ser grande produtor de morangos, gengibre e pêssego. As lixeiras do centro da cidade têm formato de ovos, para lembrar o "carro-chefe" da região.

O que visitar
Os principais pontos históricos são a Igreja Luterana, inaugurada em 14 de julho de 1918 pelos imigrantes pomeranos, e o Museu da Imigração Pomerana, construído na década de 1930, que conta a história desse povo. Próximo ao centro está o Horto Municipal, área verde de 32 hectares que produz mudas nativas e exóticas.

O principal marco natural é a Pedra do Garrafão (foto), na Serra Geral, ponto culminante da região com 1.460 metros, circundado por Mata Atlântica. Deve-se passar também pela Hidrelétrica do Rio Bonito, barragem inaugurada em 1962 que forma um lago com 22 km de extensão. Durante a época chuvosa, no verão, forma uma cachoeira. Vale a pena visitar também a Cachoeira do Lanka, da Pousada das Águas e a do Pastor (esta é a maior, com 30 metros de queda). Passeios alternativos podem ser feitos. Uma boa pedida é conhecer a preservada Ilha Berger, localizada no meio do Rio Santa Maria.

A culinária local tem muitos pratos alemães e pomeranos, como o Spitsbuben, ou bolo ladrão (à base de goiaba), o Strudel (bolo de frutas), e o Milhabrot (pão de milho com batata doce, cará, aipim e fubá de milho). Também experimente as geleias de frutas da região, como a de ameixa e de banana.

Serviço:
33ª Festa do Colono.
Data: de 25 a 28 de julho/2013.
Local: Ginásio de Esportes e Pátio de Festa.

VEJA PROGRAMAÇÃO


Tags:



Publicidade