Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Hotel Imperador será um Centro Cultural em Domingos Martins - (Domingos Martins, ES)

Domingos Martins

Hotel Imperador será um Centro Cultural em Domingos Martins - Desapropriação

Desapropriação Hotel Imperador será um Centro Cultural em Domingos Martins

A contar pela animação do público e pela qualidade das apresentações musicais do primeiro dia do XX Festival Internacional de Inverno, Domingos Martins já pode se considerar a capital capixaba da música erudita e popular. Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande anunciou a desapropriação do Hotel Imperador e assinou o decreto de desapropriação do imóvel onde durante muitos anos funcionou o tradicional hotel de Domingos Martins.

"Este imóvel faz parte da história de Domingos Martins. Ele tem tradição e é conhecido por todo o povo capixaba. No ano passado, nós combinamos que faríamos um teatro aqui neste local da praça, onde realizamos a abertura do Festival de Inverno. Melhor do que isso, agora nós teremos um teatro no Hotel Imperador, com um Centro de Eventos e um Centro Cultural do Sesc, com toda infraestrutura e estacionamento. Ou seja, a cidade e o festival terão uma área mais adequada para realizar atividades culturais e poderá receber muito mais eventos. Teremos, nesta cidade, muito mais cultura e turismo e um ambiente que gere oportunidades para as pessoas", finalizou o governador.

A abertura do evento foi realizada na noite dessa sexta-feira (19) e contou também com a participação dos secretários de Estado do Turismo Alexandre Passos, da Cultura Maurício Silva, do diretor-geral da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) Erlon José Pachoal, e do prefeito de Domingos Martins, Luiz Carlos Prezoti Rocha, e o diretor artístico e pedagógico do Festival, maestro Helder Trefzger. Outras autoridades também prestigiaram, como a subsecretária do Turismo Diomedes Berger, os secretários de Planejamento Robson Leite, de Esporte e Lazer Vandinho Leite, o diretor do Bandes Guilherme Pereira, o deputado federal Lelo Coimbra, e o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri.

Durante a solenidade de abertura, o secretário da Cultura Maurício Leite destacou os compromissos firmados no ano passado para consolidar o Festival de Inverno e a cidade de Domingos Martins como um polo cultural. "Estamos muito felizes porque hoje nós completamos 20 anos de festival, cumprindo mais uma etapa nessa direção", comemorou.

Para o secretário do Turismo Alexandre Passos, o evento já se consolidou como um momento de aprimoramento e intercâmbio artístico-educacional e como agente indutor do turismo. "Nós não medimos esforços para dotar a cidade de estrutura para receber os visitantes que vêm aqui para assimilar cultura, apreciar boa música e aproveitar as belezas que a região das montanhas capixabas oferece", destacou.

O prefeito Luiz Carlos Rocha saudou as autoridades, a comunidade, os visitantes e os músicos, dizendo-se honrado pela realização do evento na cidade. "Agradeço ao governador e sua equipe de secretários pelo belo trabalho que vem fazendo e pelo esforço de transformar esse evento numa das mais belas festas do Espírito Santo".

A artista e escritora Katia Bobbio, também marcou presença e declamou o seu cordel em homenagem aos 20 anos do Festival de Domingos Martins. O livreto, produzido pela Imprensa Oficial do Espírito Santo, destaca as belezas de Domingos Martins e resgata a história do evento nestes 20 anos. Mil exemplares foram distribuídos entre os presentes durante a abertura do festival.

Sob a regência do maestro Leonardo David, a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (OFES), junto com o grupo convidado Brasilidade Geral, fez uma bela apresentação que encantou e empolgou o público.

O ponto alto da sexta-feira foi a apresentação de Renato Borghetti & Grupo. Borghetti, um dos artistas brasileiros de carreira internacional mais sólida e abriu com chave de ouro o Festival de Inverno de Domingos Martins. Para encerrar a noite, subiu ao palco principal a Fames Pop Band.

E a festa continua neste sábado (19) com várias atividades culturais e o show do cantor e compositor Ivan Lins, que apresentará l seus inúmeros sucessos como, como é o caso de "Abre Alas", "Somos Todos Iguais Essa Noite" e "Começar de Novo".

Confira a programação no site oficial do Festival de Inverno de Domingos Martins: http://www.festivaldomingosmartins.com.br/#!programa/c1bg1

O Festival
Considerado o maior evento de música clássica e popular do Espírito Santo e um dos mais importantes do país, o festival segue com uma programação diversificada até o domingo da próxima semana (28). A expectativa é receber neste período mais de 20 mil pessoas, entre turistas, alunos, professores, profissionais e apreciadores da música erudita e popular.

Toda a programação será realizada no centro da cidade de Domingos Martins e é gratuita. O tema desta edição tem como foco o Ano Brasil-Alemanha. A ideia é mesclar a música erudita e popular brasileira com os vários estilos de música alemã. Além disso, estão sendo oferecidas 710 vagas em 37 oficinas de instrumentos musicais e de canto.

Promovido pela Prefeitura Municipal de Domingos Martins, com patrocínio do Governo do Estado - por meio das secretarias do Turismo (Setur), da Cultura (Secult), da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), e Banestes-, do Sebrae, Sesi e Coroa, e apoio cultural do Instituto Sincades, o festival é organizado pela empresa Multieventos

A realização do Festival de Inverno faz parte de um objetivo maior do Governo do Estado do Espírito Santo e da Prefeitura de Domingos Martins, que conjuga o desenvolvimento e o fortalecimento da arte e da educação musical à divulgação de potencialidades capixabas, projetando o Estado no cenário nacional e internacional.


Tags:



Publicidade