Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Mais de 50% das vítimas de acidente são motociclistas - (Marechal Floriano, ES)

Marechal Floriano

Mais de 50% das vítimas de acidente de trânsito são motociclistas - Trânsito

Trânsito Mais de 50% das vítimas de acidente de trânsito são motociclistas

No primeiro semestre deste ano, o Samu 192 atendeu cinco ocorrências envolvendo motociclistas a cada dez envios de ambulância para vítimas de acidentes de trânsito. Em números absolutos, dos 5.359 socorridos, 2.863 se acidentaram ao utilizar moto (53%). O número é preocupante segundo a coordenação médica do serviço, já que esse tipo de acidente gera traumas mais graves, que comprometem a vida da pessoa e oneram os serviços de saúde.

Segundo a médica socorrista e reguladora do Samu 192, Tatiana Kruger – que está respondendo temporariamente pela coordenação médica do serviço – a maioria dos acidentes com motos tem vitimado pessoas jovens, na faixa entre 20 e 35 anos, que utilizam esse veículo como meio de transporte sem o equipamento de proteção adequado ou utiliza de forma incorreta.

Dos 12 municípios de abrangência do Samu 192, o maior volume de acidentes motociclísticos ocorreu em Vila Velha. Foram 634 envios de ambulância para o município no primeiro semestre deste ano. Em seguida estão as cidades de Serra (585), Cariacica (570) e Vitória (546). (Confira a relação completa na tabela abaixo).

A médica diz que é comum os socorristas verificarem que o motociclista acidentado estava sem capacete ou com o equipamento apenas colocado sobre a cabeça, sem estar bem encaixado, afivelado e com as travas de segurança engatadas.

O capacete é considerado o principal item de segurança individual e se usado corretamente pode evitar o traumatismo craniano grave, em caso de acidente. Outras lesões comuns observadas nos socorros efetuados pelo Samu 192 são fraturas nos braços e pernas e até amputação dos dedos do pé.

Tatiana ressalta que as ocorrências motociclísticas, além de onerar os serviços de saúde com a ocupação de leitos, muitas vezes por longos períodos, geram afastamento da pessoa do trabalho, dor no processo de reabilitação e até sequelas.

Os números
Acidentes com motos por município
Vila Velha – 634
Serra – 585
Cariacica – 570
Vitória – 546
Guarapari – 221
Viana – 121
Fundão – 31
Venda Nova do Imigrante – 50
Domingos Martins – 32
Marechal Floriano – 24
Anchieta – 31
Piúma – 17


Tags:



Publicidade