Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
19º Vitória Cine Vídeo Itinerante vai percorrer o interior - (Nova Venécia, ES)

Nova Venécia

19º Vitória Cine Vídeo Itinerante vai percorrer o interior do Estado em julho com exibições gratuitas - Exibições gratuitas

Exibições gratuitas 19º Vitória Cine Vídeo Itinerante vai percorrer o interior do Estado em julho com exibições gratuitas

Zimbú, de Marcos Strassburger Souza

O festival oficial de cinema de Vitória se prepara para, pelo segundo ano, pegar a estrada e levar a mostra gratuita de cinema ao ar livre para 10 cidades capixabas durante o mês de julho. O festival irá agitar o interior do Espírito Santo com a sua versão itinerante, levando um programa de sete curtas-metragens que prometem agradar a todas as idades e gostos.

Prepare a pipoca e corra para a praça, rua ou sítio histórico que o caminhão do Cine Vídeo Itinerante está confirmado para passar nesta semana pelas cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Muqui e Castelo no Sul do Estado. Na próxima semana, segue em direção ao Norte para São Mateus, Pedro Canário, Boa Esperança e Nova Venécia e encerrando em Venda Nova do Imigrante e Vila Velha, no bairro Barra do Jucu. (ver datas no calendário abaixo).

Por onde o Itinerante passa, sempre chama bastante atenção de moradores e turistas, afinal, muitos lugares não dispõem de sala de cinema. Um ponto estratégico da cidade é escolhido para estacionar o caminhão que traz o cinema sobre rodas, e uma sala de projeção ao ar livre é montada com conforto para a exibição gratuita de sete filmes do cinema brasileiro por noite, para toda a família, reunindo um público de cerca de 700 pessoas a cada exibição.

De acordo com a diretora do festival, Lucia Caus, o objetivo do Festival Itinerante é ir onde o capixaba está, para levar, durante todo o ano, cultura e entretenimento de graça. “Nossa intenção é democratizar o acesso ao cinema e levar para todo o Estado um pouquinho do que acontece no Festival em Vitória. A seleção que fazemos dos filmes deve agradar a todos os públicos, de diferentes idades. São filmes que divertem e emocionam, mostrando a magia que é o cinema nacional”, afirma.

Programação
A mostra traz uma seleção de sete filmes nacionais em curta-metragem produzidos de norte a sul do país, entre animações e ficções, mostrando para moradores e turistas um pouquinho da diversidade brasileira. Os filmes são apresentados em sequência, totalizando uma hora de exibição.

Todos os filmes estiveram na programação da 19ª edição do Festival de Vitória – Vitória Cine Vídeo, sendo muitos deles premiados. A animação Linear, de Amir Admoni, ganhou o troféu Marlin Azul na categoria melhor animação e o filme #vainabola, realizado pela TV Quase, levou o troféu do júri popular no Concurso de Mídias Alternativas, concurso que estreou em 2012 no festival. Já o filme “Morte”, de José Roberto Torero, faz parte da releitura dos melhores filmes do festival de Vitória. Ele foi exibido na 9ª edição, em 2002, quando o ator Paulo José levou o troféu Marlin Azul de Melhor Ator da Mostra Competitiva Nacional de Curtas-metragens.

O Festival de Vitória – 19º Vitória Cine Vídeo Itinerante é realizado pela Galpão Produções e pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). O 19° Festival de Vitória Itinerante conta com a parceria do Ministério da Cultura, da Prefeitura Municipal de Vitória, do Instituto Sincades e do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. A iniciativa tem o patrocínio da Petrobras e da Rede Gazeta, e apoio do Shopping Vitória, Instituto Geração, Sinalização Comunicação Visual e Sebrae.

Rota do Festival de Vitória – 19º Vitória Cine Vídeo Itinerante
- 04/07 (quinta-feira) - Cachoeiro de Itapemirim
- 05/07 (sexta-feira)- Muqui
- 06/07 (sábado) - Castelo
- 07/07 (quinta-feira) - Itapemirim
- 11/07 (quinta-feira) - São Mateus
- 12/07 (sexta-feira) - Pedro Canário
- 13/07 (sábado) - Boa Esperança
- 14/07 (domingo) - Nova Venécia
- 20/07 (sábado)- Venda Nova do Imigrante
- 21/07 (domingo)- Vila Velha (Barra do Jucu)

O Guitarrista no telhado, de Guto Bozzeti (RS, animação)
Sinopse: Em 1969, os Beatles fizeram seu último concerto ao vivo no terraço da gravadora Apple em Londres. Mais de 40 anos depois, em Porto Alegre, o músico Cláudio André também quer ser famoso e, aconselhado pela vizinha Débi, monta um show no telhado do prédio onde mora.

A flor e a tempestade, de Gabriel S. S. Nocera (ES, animação)
Sinopse: Em uma pequena casa isolada do resto do mundo, um velho homem se afasta do convívio com as pessoas. Magoado por suas lembranças de um triste passado, este senhor, Adolfo, passa seus últimos dias arrependido por não ter visto seu filho crescer. Porém em meio a este cenário melancólico, algo inusitado acontece. Apenas uma simples flor e a força de uma grande tempestade irão mudar seus últimos momentos de passagem nesta vida.

Realejo, de Marcus Vinícius Vasconsellos (SP, animação)
Sinopse: A cada lua cheia, um realejo mágico decide o futuro de todos os habitantes de um misterioso planeta. Um desses seres, cansado desta rotina opressora, fará o impossível para mudar sua realidade.

Zimbú, de Marcos Strassburger Souza (SP, animação)
Sinopse: Uma bola de futebol aparece em uma tribo africana isolada do mundo. Ela chega até os pés de um guerreiro africano, que descobre a magia do futebol.

Linear, de Amir Admoni (SP, animação)
Sinopse: A linha é um ponto que saiu caminhando.

#Vai na bola, de TV Quase (ES, ficção)
Sinopse: Quando você luta pelos seus objetivos, o Brasil joga junto com você. Vai na bola! Institucional do Banco Velho Cagado para a Copa do Mundo no Brasil, com a participação do craque Rodrigson Alexsanderson.

Morte, de José Roberto Torero (SP, Ficção: Comédia/Drama)
No elenco: Paulo José e Laura Cardoso.
Sinopse: casal prepara-se para a "grande viagem" não esquecendo as flores, a música, a bagagem: tudo nos mínimos detalhes.


Tags:



Publicidade