Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Cursos de qualificação para formação profissional de jovens - (Sooretama, ES)

Sooretama

Cursos de qualificação para formação profissional de jovens - Estado Presente

Estado Presente Cursos de qualificação para formação profissional de jovens

Em mais uma oportunidade oferecida pelo Governo do Espírito Santo, os jovens dos aglomerados do Estado Presente serão contemplados com cursos gratuitos para formação profissional. Das 5.051 vagas em cursos de qualificação técnica abertas no momento no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), 3.794 são destinadas aos alunos do ensino médio dos municípios integrantes do Estado Presente.

A oferta nesta edição é na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), cujos cursos têm curta duração – de 160 a 320 horas (três a seis meses) – e o propósito de iniciar o jovem no mundo do trabalho.

Com a parceria do Ifes, Senai e Senac, a formação irá beneficiar alunos dos municípios da Grande Vitória e de outros nove no interior – Aracruz, Baixo Guandu, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Conceição da Barra, Jaguaré, Linhares, São Mateus e Sooretama – que compõem o Programa Estado Presente.

Em Cachoeiro de Itapemirim, por exemplo, os alunos dos aglomerados Village da Luz e Zumbi podem concorrer a 120 vagas, nos cursos de auxiliar administrativo ou montador e reparador de computadores.

De Vila Velha, o jovem Jonas Damião Alves, 24 anos, não perdeu a oportunidade na última oferta de vagas realizada pelo Governo do Espírito Santo e, atualmente, faz o curso de auxiliar de pessoal no Senac de Vitória.

“O curso é excelente, foi uma escolha que eu fiz para enriquecer o meu currículo e ter uma chance no mercado de trabalho. Aprendi coisas que sempre quis aprender. Assim que o curso acabar, já quero começar a trabalhar na área”, ressaltou Jonas.

INSCRIÇÕES
A ação é voltada para estudantes da 2ª ou 3ª série do ensino médio da rede estadual ou, da rede privada, desde que comprovem a condição de bolsista integral por razões socioeconômicas. Para concorrer a uma das vagas do Pronatec-FIC, as inscrições devem ser feitas até o dia 12 de julho, no endereço eletrônico da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) www.educacao.es.gov.br.

No ato da inscrição, o candidato deve informar o número do CPF – e também registro de matrícula e data de nascimento, no caso dos alunos da rede estadual – e optar apenas por um curso e um turno, desde que não seja o mesmo em que esteja matriculado na escola. O resultado será divulgado no dia 16 de julho, no site da Sedu, e as aulas começam na segunda quinzena do próximo mês.


Tags:



Publicidade