Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Decore sua casa com responsabilidade social - (Marechal Floriano, ES)

Marechal Floriano

Decore sua casa com responsabilidade social - Veja exposição

Veja exposição Decore sua casa com responsabilidade social

Bilheteria – Ana Amélia Reis e Lívia Parreira

Com o mote “Inclusão social através da decoração solidária”, o Morar Mais por menos Vitória 2013 demonstra que é possível unir decoração e responsabilidade social. A mostra, que acontece até o dia 30 de junho, no Bairro de Bento Ferreira, em Vitória, inclui em seus ambientes dezenas de trabalhos realizados por cooperativas e ONGs do Espírito Santo que atuam com artesãos locais e oferecem capacitação e renda para comunidades carentes, idosos e até presidiários. O objetivo é incentivar a formalização dessas atividades e o reconhecimento de profissionais que exercem suas funções na informalidade, endossando a importância da inclusão social. Veja alguns exemplos:

Canto do Artesanato Aderes – Juan Villarreal

Através de uma parceira do evento com o Governo do Estado, por meio da Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo), o Morar Mais Vitória tem entre seus ambientes o Canto do Artesanato. No espaço estão expostos diversos trabalhos dos artesãos do Espírito Santo, como as peças em mármore e granito de Venda Nova do Imigrante; em madeira de Marechal Floriano; em taboa, conchas e escamas de peixe de Anchieta e Vitória; em fibra de café e bananeira de Rio Novo do Sul; em argila da Serra; em papel marché de Vitória, além da tradicional panela de barro de Goiabeiras, que não poderia faltar. Os ladrilhos hidráulicos são produzidos artesanalmente pela Ladrilhos Sudeste, empresa de Cachoeiro de Itapemirim.

Cozinha – Alda Boechat e Joilma Ruberth

Panelas de barro desenvolvidas em parceria com a Associação das Paneleiras de Goiabeiras foram feitas em medidas especiais para abrigar a horta de ervas. Na parede ao lado da mesa de refeições, dois quadros, feitos em uma das oficinas de projetos com os alunos do Senac, receceberam o trabalho da Senhora Waltir Santos de 80 anos, com aproveitamento de tela de aço inox e arame. As cadeiras cor de laranja receberam assentos em retalhos de couro feitos pela artista plástica Jaqueline Chiabay em conjunto com presidiárias, onde além de receberem uma bolsa pelo trabalho executado, aprendem um novo ofício e tem sua pena reduzida de acordo com os dias trabalhando.

Espaço do Chefe - Núcleo de Estudos e Práticas dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produtos e Engenharia Civil / NEP UVV

O projeto buscou mostrar o ofício da Associação das Paneleiras de Goiabeiras, expondo suas panelas de barro em forma de arandelas. As esteiras em juta, obra dos artesãos da Vila Rubim, em Vitória, foram utilizadas no forro do telhado.

Quarto do casal - Christian Vieira e Rodney Moreira Santos

A cúpula do abajur que fica ao lado da cama de casal foi produzida com tiras de retalho de couro. A peça também faz parte do trabalho desenvolvido pela designer Jaqueline Chiabay com um grupo de presidiárias de Cariacica.

Quarto da Moça – Juliana Mattos e Olívia Corrêa

Almofadas, banquinhos e outros adornos feitos em couro fazem parte do trabalho desenvolvido em tramas de couro artesanal pela designer Jacqueline Chiabay e executado por internas da Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC).

Sala de TV – Lorrayne Zucolotto e Tatiana Espíndula

O painel de TV foi confeccionado com 40 mil bolinhas recortadas de lona de banners publicitários. O trabalho foi executado por um grupo de detentos do Presídio Estadual de Vila Velha II, em Xuri-ES, através do projeto social Equillibrium, realizado por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a designer Mikka Wentz. As folhas de papel artesanal de fibra de bananeira e cascas de alho foram produzidas no Caparaó Capixaba por lavradoras da região sob coordenação da designer Emanuelle Righetti. No mesmo espaço há ainda um tapete feito com retalhos de couro, trabalho produzido pelo projeto Novas Marias, da designer Jacqueline Chiabay, que tem como mão de obra as presidiárias de Cariacica.

Bilheteria – Ana Amélia Reis e Lívia Parreira

Na Bilheteria, a almofada de crochê coral e o painel, também em crochê, que arremata a customização de um armário são criação da artista plástica autodidata Hermínia Fernandes Teixeira, de 78 anos.

Serviço
Morar Mais por menos Vitória
Data: 22 de maio a 30 de junho de 2013
Local: Rua Francisco Rubim, nº 273, Bento Ferreira, Vitória/ES
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 15h às 21h. Sábado, domingo e feriado, das 13h às 21h.
Valor da entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)


Tags:



Publicidade