Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Governo anuncia 3,5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos - (Pedro Canário, ES)

Pedro Canário

Governo anuncia 3,5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos - Rede Formar

Rede Formar Governo anuncia 3,5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

A partir desta sexta-feira (7), quem está cursando a 3ª série ou já concluiu o Ensino Médio ou a EJA (Educação de Jovens e Adultos) na rede pública de ensino ou em instituições filantrópicas tem 3,5 mil oportunidades abertas em 28 municípios capixabas para fazer um dos 21 cursos técnicos gratuitos que a Secretaria de Educação (Sedu) está oferecendo dentro do programa Rede Formar. Já para alunos da rede privada, a participação só é possível mediante comprovação da condição de bolsista integral por razões socioeconômicas.

“A Rede Formar, o programa de formação profissional do Estado, fará até 2014 160 mil qualificações, ou talvez mais. Nós vamos ofertar agora 3.579 vagas, mas já temos, nesse formato, 28 mil jovens estudando”, disse o governador Renato Casagrande ao anunciar a abertura do edital.

Com exceção de Viana, foram contemplados neste edital todos os municípios da Grande Vitória, e ainda 22 outros no interior, de norte a sul do Espírito Santo, como Vila Valério e Dores do Rio Preto, por exemplo. As áreas de formação oferecidas levam em conta as necessidades e/ou os potenciais de cada região, em sintonia com o objetivo do governo estadual de descentralizar o desenvolvimento e fomentar o equilíbrio entre as regiões.

O edital com as informações completas já está disponível no site da Sedu (www.sedu.es.gov.br), onde também devem ser feitas as inscrições, que se encerram no dia 17 de junho. Os candidatos passarão por uma prova com questões de Língua Portuguesa e Matemática, que será aplicada no dia 23 deste mês nas escolas que oferecem o curso que o aluno escolheu, mas os endereços serão confirmados pela Sedu no dia 20, através do site. Para os aprovados, as aulas têm início em 23 de julho.

“Na Sedu temos feito um esforço muito grande em oferecer também, além da indústria, cursos na área de serviços, que é onde precisamos qualificar mais pessoas e onde existem mais empregos, além de comércio, agricultura, etc. Se queremos equilíbrio, não podemos pensar em apenas um setor. Em todas essas áreas existe uma demanda enorme por profissionais qualificados”, explicou o secretário de Estado da Educação, Klinger Alves Barbosa.

O secretário destacou ainda que os cursos têm carga horária extensa (de 800 a 1200 horas, ou seja, com duração de 18 a 24 meses) e possibilitam que, ao concluir a formação, o aluno possa registrar o diploma no órgão profissional competente. “Se o estudante fez a formação técnica em Administração, por exemplo, ele poderá registrar seu diploma no Conselho Federal de Administração, pois sua formação é válida em todo o Brasil.

Veja os cursos que estão sendo oferecidos
Administração
Agronegócio
Biblioteca
Comércio
Manutenção e Suporte de Informática
Serviços Públicos
Guia em Turismo
Redes de Computadores
Informática
Logística
Secretaria Escolar
Secretariado
Comércio Exterior
Contabilidade
Eventos
Recursos Humanos
Vendas
Meio Ambiente
Transações Imobiliárias
Marketing
Tradução e Interpretação de Libras

Confira os municípios onde há vagas
Atílio Vivácqua
Domingos Martins
Marataízes
S.José do Calçado
Baixo Guandu
Dores do Rio Preto
Montanha
São Mateus
Cachoeiro de Itapemirim
Fundão Mucurici
Serra
Cariacica
Guarapari
Muniz Freire
Venda Nova do Imigrante
Castelo Itapemirim
Muqui
Vila Valério
Colatina
Iúna
Pedro Canário
Vila Velha
Conceição do Castelo
Jerônimo Monteiro
Stª. Mª de Jetibá
Vitória


Tags:



Publicidade