Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Motorista poderá usar celular para pagar rotativo em Vitória - (Afonso Cláudio, ES)

Afonso Cláudio

Projeto de novo estacionamento rotativo em Vitória prevê parquímetro e pagamento por celular - Estacionamento

Estacionamento Projeto de novo estacionamento rotativo em Vitória prevê parquímetro e pagamento por celular

O projeto do novo modelo de estacionamento rotativo com parquímetros prevê pagamento por celular e será implantado, inicialmente, em 15 ruas da Praia do Canto, somando 1.849 vagas, além de quatro ruas de Santa Lúcia, com 350 vagas. Os equipamentos serão instalados em uma distância de 100 metros entre si em cada face de quadra, com um total de 20 vagas por parquímetro. O sistema funcionará de maneira semelhante ao que já opera em Vila Velha.

O novo sistema de estacionamento rotativo será implantado com cobrança de 8h às 18h e valores que vão de R$ 1 para 30 minutos até R$ 3 para um total de três horas. O pagamento será efetuado através de moedas, cartões eletrônicos de pagamento e aplicativo gratuito para celulares do tipo smartphone, sendo que as duas últimas opções dependem da empresa concessionária.

Para moradores dos locais contemplados que não possuem garagem, a vaga de estacionameno fica liberada, sendo necessário fazer uma solicitação para autorização na Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran).

A Prefeitura de Vitória tem um edital elaborado que deve sair até o final do mês para a escolha da empresa que fará o serviço. O projeto prevê também instalação de um sistema de videomonitoramento nas vias contempladas com o novo modelo.

"Estamos vivendo um culto ao carro como forma de status", diz secretário
A opinião de moradores da Praia do Canto, em Vitória, tem se mostrado dividida em comentários e fóruns de discussão nas redes sociais, como o Facebook e o Twitter. Apesar disso, o secretário Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana, Max da Mata, afirma que a grande maioria é a favor da implantação do parquímetro na região. Ele diz ainda que a demanda partiu da própria população, que tem encontrado dificuldades para estacionar em diversos pontos da Capital.

"É uma demanda da própria cidade, de várias regiões, que vem sendo discutindo ao longo de quatro anos, segundo informações que recebi quando assumi a Secretaria", afirmou Da Mata.

O secretário informou ainda, que desde esta terça-feira (05) - dia que aconteceu a reunião com a Associação de Moradores e Comerciantes, e a população do bairro - tem recebido ligações da população para elogiar o parquímetro.

"As pessoas contam que demoram de 30 a 40 minutos para estacionar na Praia do Canto e pedem o parquímetro", disse.

Max Da Mata, fez ainda um discurso de "democratização do espaço público", "mudança de conceito para a cidade" e "enfrentamento do culto ao carro como status social".

"Está na hora de observar isso com benéfico para a cidade. Isso (o culto ao carro como status) piora a qualidade de vida das pessoas. Para chegar à necessidade de implantar um rotativo, significa que as coisas já não estão indo bem", divagou.

De acordo com o secretário de Transportes, as conversas com a população continuam, já que a ideia não é impor a implementação do estacionamento rotativo. "É algo positivo para os comerciantes e moradores. Temos que deixar de tratar de interesse pessoal e pensar de forma coletiva. Não existiu nenhum argumento contrário ao rotativo", informou.

Confira as ruas que serão contempladas pelo novo sistema:

Praia do Canto
Rua Eurico de Aguiar - 65 vagas
Rua José Teixeira - 98 vagas
Rua Eugênio Netto - 84 vagas
Rua Elesbão Linhares - 106 vagas
Rua Chapot Presvot - 145 vagas
Rua Celso Calmon - 83 vagas
Rua João da Cruz - 94 vagas
Rua Desembargador Sampaio - 132 vagas
Rua Madeira de Freitas - 108 vagas
Rua Fortunato Ramos - 94 vagas
Rua Aleixo Netto - 309 vagas
Rua Joaquim Lírio - 208 vagas
Rua Afonso Cláudio - 69 vagas
Avenida Rio Branco - 165 vagas
Rua Raul Navarro - 89 vagas

Santa Lúcia
Rua Eurico de Aguiar - 79 vagas
Rua José Teixeira - 52 vagas
Rua Fortunato Ramos - 67 vagas
Rua Aleixo Netto - 152 vagas


Tags:



Publicidade