Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Professores da rede estadual dão dicas de estudos - (Domingos Martins, ES)

Domingos Martins

Professores da rede estadual dão dicas de estudos para o Enem 2013 durante o feriado - Enem 2013

Enem 2013 Professores da rede estadual dão dicas de estudos para o Enem 2013 durante o feriado

Para ajudar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, professores da rede estadual dão dicas para os alunos estudarem durante o feriado nesta quinta (30) e sexta–feira (31). O Enem será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro, com início às 13 horas (horário de Brasília).

O professor de Química, Denilson Garcia, da Escola Estadual Gisela Salloker Fayet, localizada em Parajú, no município de Domingos Martins, disse que para ter um bom desempenho no Enem este é um momento importante para se dedicar aos estudos.

“Acredito que os alunos devem ter persistência e disciplina, estabelecer um tempo mínimo para reforçar os estudos, todos os dias, em casa e principalmente neste feriadão. Podem ser duas, três ou quatro horas, mais do que isso acredito que é cansativo e compromete a qualidade do aprendizado”, revela.

O professor também recomenda que os alunos fiquem bem informados sobre os principais acontecimentos no país. “É fundamental que leiam jornais, acompanhem as notícias pela televisão ou internet. Afinal assuntos atuais e contemporâneos são muito cobrados no Exame”, explica Denilson.

Outra dica que o professor sugere para os alunos é começar pelos conceitos fundamentais sobre cada assunto e realizar exercícios de nível fácil ou básico. Na disciplina de Química, Denilson explica o que é necessário estudar. “Um dos conceitos básicos que o aluno deve conhecer são as regras de nomenclatura dos compostos, as fórmulas e a representação de uma equação química”, destaca.

Durante o exame, o professor conta uma dica importante para a resolução das questões que envolvem a disciplina. “É importante que haja o domínio do que é básico na Química. Ultrapassada essa fase, o alunos devem começar a resolver os exercícios com grau de complexidade médio. O estudo da disciplina tem uma particularidade: o domínio da linguagem química é fundamental para a compreensão de enunciados”, garante.

Já o professor de Geografia, Eduardo Vieira de Castro, que leciona na Escola Estadual Hunney Everest Piovesan, em Cariacica e na Escola Doutor Francisco Freitas Lima, em Vila Velha, ressalta que 70% dos conteúdos cobrados na avaliação são questões que envolvem a atualidade. Ele frisou ainda que o aluno deve se organizar para estudar, determinando horários.

Eduardo reforçou alguns temas importantes e que não podem deixar de ser revisados. “Fenômenos naturais como fortes chuvas e tempestades no mundo, manifestações conhecidas como ‘Primavera Árabe’, conflitos entre palestinos e judeus, são temas que podem ser cobrados”, explica.

O professor ainda orienta que os alunos utilizem a internet para aprofundar o estudo sobre alguns temas, ou até mesmo, tirar dúvidas, mas sempre estabelecendo limites para não desviar a atenção em redes sociais ou outros atrativos da web.

Enem
O exame é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. No primeiro dia, serão exigidos conhecimentos nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia, a prova envolverá questões relacionadas às Linguagens, Códigos, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, várias universidades públicas em todo o país usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.


Tags:



Publicidade