Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Instituições de ensino do ES são descredenciadas Prouni - (Afonso Cláudio, ES)

Afonso Cláudio

Quatro instituições de ensino superior do ES são descredenciadas do Prouni - Ensino superior

Ensino superior Quatro instituições de ensino superior do ES são descredenciadas do Prouni

Quatro mantenedoras de instituições de ensino do Espírito Santo foram descredenciadas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Em todo o Brasil, o número de instituições descredenciadas chega a 226. O motivo, segundo o Ministério da Educação (MEC), o motivo é a não comprovação de regularidade fiscal. Essas entidades são responsáveis pela administração de 330 instituições particulares de educação superior.

No Estado, as instituições descredenciadas foram: Sindicato dos Contabilistas no Estado do Espírito Santo; Fundação de Assistência a Educação – Faesa; Instituto Superior de educação de Afonso Cláudio – Faac; Ateneu Instituições de Ensino e Pesquisa Ltda. A decisão foi publicada, nesta segunda-feira (20), no Diário Oficial da União.

De acordo com o ministro da educação Aloizio Mercadante, a decisão não causará prejuízos aos estudantes, que terão a matrícula preservada pelas mantenedoras.“O ProUni é um grande programa de inclusão de estudantes carentes. Por isso, é doloroso para o MEC tomar essa decisão, mas é indispensável”, salientou o ministro Aloizio Mercadante. “Precisamos ser rigorosos com as bolsas do ProUni e do Fies [Fundo de Assistência Estudantil].”

Por não terem apresentado a quitação de tributos e contribuições federais em 2012, as mantenedoras agora desvinculadas não puderam participar do processo de adesão ao ProUni neste primeiro semestre. Com isso, deixaram de oferecer cerca de 20 mil vagas.

Ao final de cada ano-calendário, como prevê a Lei nº 11.128, de 28 de junho de 2005, as mantenedoras devem apresentar a quitação de tributos e contribuições federais administrados pela Secretaria da Receita Federal, sob pena de desvinculação do programa. A exigência foi dispensada por lei até o exercício de 2012, ano de criação do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies).

O Proies estabeleceu critérios para que as instituições particulares de ensino renegociassem as dívidas tributárias com o governo federal. Elas poderiam converter até 90% das dívidas em oferta de bolsas de estudos ao longo de 15 anos e, assim, reduzir o pagamento em espécie a 10% do total devido. Em 2007, o governo federal abriu a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis).

De acordo com a legislação do ProUni, as mantenedoras desvinculadas podem pedir nova adesão mediante a comprovação da quitação de tributos e contribuições federais administrados pela Receita Federal. As mantenedoras desvinculadas podem interpor recurso em cinco dias.

Adesão — A partir desta segunda-feira, 20, até as 23h59 de 6 de junho próximo, as instituições particulares de educação superior interessadas em participar do ProUni devem emitir o termo de adesão, por meio da entidade mantenedora. O procedimento deve ser feito on-line, no Sistema Informatizado do ProUni (SisProuni).

Quanto às instituições já participantes do programa, as mantenedoras devem emitir o termo aditivo ao processo seletivo do segundo semestre deste ano, também por meio do SisProuni. (Com informações do Mec)


Tags:



Publicidade