Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Atrações culturais gratuitas movimentam a Expotur 2013 - (Muqui, ES)

Muqui

Atrações culturais gratuitas movimentam a Expotur 2013 - 24 a 26 de maio

24 a 26 de maio Atrações culturais gratuitas movimentam a Expotur 2013

Revelar a diversidade da arte capixaba ao capixaba. Essa é a proposta das apresentações culturais da Expotur 2013, maior feira de turismo e artesanato do Estado, que acontece entre os dias 24 e 26 de maio, na Praça do Papa, em Vitória. Ao todo, serão 27 grupos com exibições artísticas e culturais das regiões turísticas Espírito Santo.

No primeiro dia (24), as apresentações começam às 13 horas, com o grupo Teatral “Gota, Pó e Poeira”, de Guaçuí. O Coral da Escola Feu Rosa, da Serra, a Dança Pomerana de Pancas e a dupla Zaqueu e Zebedeu, de Ibatiba, fecham o dia. Outras cinco exibições culturais deverão acontecer, como a Banda “Os Germanos e a Bicicleta Centopéia”, de Santa Maria de Jetibá, ainda no primeiro dia do evento.

Para Zilá Putratiz, secretária municipal de turismo de Santa Maria de Jebitá, o público pode esperar belas apresentações. “Os municípios do interior estão bem organizados este ano. A animação é geral e estamos muito confiantes de que vamos representar nossa região de uma maneira muito bonita”, diz.

Cortejos
No dia 25, acontecem os primeiros cortejos, apresentações em forma de passeio que cada região turística fará dentro do evento e que são considerados os principais e mais esperados momentos da Expotur. O primeiro é o Cortejo da Carne de Sol e Chapéu de Palha, representando os municípios de Mucurici, Ponto Belo, Montanha e Pinheiros, da região turística Doce Terra Morena; Reis de Boi, de Conceição da Barra; Folia de Boi, de Mimoso do Sul; Cortejo Italiano, de Venda Novado Imigrante, Castelo e Marechal Floriano são outros cortejos do segundo dia de apresentações, que será fechado pelo Carnaval de Congo de Máscara, representado por Cariacica.

Ainda no mesmo dia, outras seis apresentações serão realizadas no palco principal. A primeira, Orquestra de Acordeões (Colatina), começa um pouco antes dos cortejos, às 12hs. Mais tarde, às 16hs, a Orquestra O Som das Águas do Caparaó e Quarteto de Violão – Irupi, também participarão do evento. O último grupo a entrar no palco será o da Dança Guerreira Tupinikim, de Aracruz.

Para a secretária executiva da Região Turística Metropolitana, Chayenne Casagrande, a animação para a apresentação é geral. “Todas as manifestações culturais são de muita qualidade e representam muito bem a nossa região. Estamos na expectativa de realmente fazer algo ainda mais bonito que no ano passado e com muitas novidades”, diz.

No último dia da Expotur, o público acompanhará outros quatro cortejos e três apresentações no palco. Como o cortejo, Bate Flexa, de Jerônimo Monteiro; Corporação Musical Douglas Ramos Dias, de Itapemirim; Cortejo Alemão e Pomerano, de Domingos Martins, Laranja da Terra e Marechal Floriano; e Boi Pintadinho, de Muqui. No palco, as atrações começam às 12h30 e ficarão por conta da Orquestra de Câmara da Escola de Música Saint Clair Pinheiro, de Alegre; Arraiá Di Venezia, de Nova Venécia e Orquestra Alto Benevente de Alfredo Chaves.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região da Costa e da Imigração, Cláudio Antônio Amaral de Calais, essa é a grande oportunidade para mostrar a identidade capixaba. “Percebemos sempre que as pessoas assistem as manifestações culturais e ficam curiosas, surpresas e encantadas, porque é algo que muitas vezes elas nunca viram. São tradições familiares que atravessam gerações e que enriquecem muito qualquer evento”, afirma.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

24 de Maio – Sexta-feira
13h – Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira – Guaçuí
14h – Coral da Escola Feu Rosa – Serra
15h – Tambores Afrozumba – Nova Venécia
16h – Trombonistas e Grupo de Dança Fraucarolin – Itarana
17h – Caxambu de Monte Alegre – Cachoeiro de Itapemirim
18h – Dança Pomerana – Pancas
19h – Inarley Carletti – Guarapari
20h – Banda Os Germanos e a Bicicleta Centopéia – Santa Maria de Jetibá
21h – Zaqueu e Zebedeu – Ibatiba

25 de Maio – Sábado
Cortejos
13h – Cortejo da Carne de Sol E Chapéu de Palha – Mucurici, Ponto Belo, Montanha e Pinheiros.
15h – Reis de Boi – Conceição da Barra
17h – Folia do Boi – Mimoso do Sul
19h – Cortejo Italiano – Venda Nova do Imigrante, Castelo e Marechal Floriano
21h – Carnaval de Congo de Máscara – Cariacica
Palco
12h – Orquestra de Acordeões – Colatina
14h–Dança Pomerana – Vila Pavão
16h – Orquestra O Som das Águas do Caparaó e Quarteto de Violão – Irupi
16h30 – Casamento Pomerano – Laranja da Terra
18h – Grupo Divino Espirito Santo de Jabaquara – Anchieta
20h – Dança Guerreira Tupinikim – Aracruz

26 de Maio – Domingo
Cortejo
12h – Bate Flexa – Jerônimo Monteiro
13h – Corporação Musical Douglas Ramos Dias – Itapemirim
15h – Cortejo alemão e pomerano – Domingos Martins, Laranja da Terra e Marechal Floriano
17h – Boi Pintadinho – Muqui
Palco
12h30 – Orquestra de Câmara da Escola de Música Saint Clair Pinheiro – Alegre
14h – Arraiá Di Venezia – Nova Venécia
16h – Orquestra Alto Benevente – Alfredo Chaves

Expotur 2013
Data: 24, 25 e 26 de maio
Local: Praça do Papa, Vitória
Horário: Dia 24 – 10hs às 22hs;
Dia 25, das 11hs às 22hs;
Dia 26, das 11hs às 20hs
A entrada para o evento é franca.


Tags:



Publicidade