Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Mil câmeras irão monitorar ruas de 16 municípios - (Pedro Canário, ES)

Pedro Canário

Mil câmeras irão monitorar ruas de 16 municípios - Monitoramento

Monitoramento Mil câmeras irão monitorar ruas de 16 municípios

Câmeras de videomonitoramento irão tornar ruas de 16 municípios do Estado mais seguras. Isso porque o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) investiu, aproximadamente, R$ 41 milhões na aquisição de 1.000 câmeras de segurança.

A vigilância tecnológica nas ruas faz parte do projeto que integra as ações do Programa Estado Presente, uma das prioridades do Governo do Espírito Santo, que objetiva enfrentar a violência com ações policiais e de inclusão social. O convênio com os 16 municípios foi firmado na tarde desta quarta-feira (08).

"Em uma semana foram três ações em favor da redução da criminalidade. Na segunda-feira, lançamos o dispositivo Placa Legal, ontem, lançamos o edital de contratação das tornozeleiras eletrônicas para os presos e, hoje, anunciamos a disponibilização de mil câmeras de videomonitoramento para auxiliar os municípios na prevenção a violência. Estamos fazendo um trabalho importante até agora, mas precisamos avançar mais. Vamos continuar trabalhando intensamente para garantir mais segurança e dignidade para as famílias capixabas", pontuou o governador Renato Casagrande.

O secretário de Segurança, André Garcia, enfatizou que a instalação das câmeras é um mecanismo importante para a prevenção de crimes. “A redução dos índices de criminalidade nas vias públicas com áreas monitoradas é de 60%. Essa é uma importante ferramenta para prevenir e solucionar crimes. O trabalho é realizado em parceria com os municípios na prevenção e combate à violência. O Estado investe na tecnologia para que o município realize o monitoramento das câmeras. O trabalho é integrado junto às polícias e, sem dúvida, um mecanismo importante para as ações da segurança pública”.

Os municípios da Grande Vitória, como Serra, Vitória, Vila Velha e Cariacica, receberão 100 câmeras cada, bem como Cachoeiro de Itapemirim, que contará com a mesma quantidade de equipamentos. Linhares, Colatina, São Mateus e Guarapari contarão com 80 câmeras cada. Aracruz e Viana, 40 por município. Já Baixo Guandu, Conceição da Barra, Jaguaré, Sooretama e Pedro Canário receberão 20 câmeras de videomonitoramento por região.

O prazo para implantação do sistema é de 180 dias. A Sesp fornecerá aos municípios equipamentos de radiocomunicação, que estabelecem os circuitos de dados (links) entre a central de monitoramento e as câmeras, software de gerenciamento e armazenamento das imagens, componentes auxiliares, materiais necessários, serviços de instalação e treinamento de operadores.

O espaço físico para implantação ou ampliação da Central Integrada de Monitoramento (CIM), mobiliários e recursos humanos para executar as atividades de monitoramento das câmeras é de competência dos municípios.

Para o chefe de Polícia Civil, delegado Joel Lyrio, as câmeras irão ajudar a identificar autores de crimes. “As imagens captadas pelas câmeras são de alta qualidade e serão geradas para as centrais de videomonitoramento dos municípios e para o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) para o acionamento das forças policiais. Para a polícia, a informação é fundamental no combate ao crime”, disse Joel.

Tecnologia aliada da segurança
A tecnologia tem se tornado uma aliada da segurança pública. Na segunda-feira (06), a Sesp lançou o projeto Placa Legal, um aplicativo com sistema operacional Android,  disponível em equipamentos móveis, que possibilita a qualquer cidadão consultar placas de carros suspeitos. O aplicativo está disponível no Google Play e no site da Sesp (http://www.sesp.es.gov.br), utilizando navegador de internet. Basta clicar no banner “Placa Legal” e digitar a placa do veículo a ser consultado. O serviço irá auxiliar o trabalho da polícia na recuperação de veículos furtados ou roubados e com placas clonadas.

Atualmente, mais de 800 viaturas da Polícia Militar contam com o sistema Conecta embarcado. O serviço garante que os policiais façam de forma imediata a verificação de fichas criminais de pessoas suspeitas e consultas de placas de veículos. O serviço tem otimizado o trabalho da polícia que antes precisava acionar, via rádio, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) para obter informações.

No mês de março, 800 smartphones foram entregues a policiais militares que realizam o policiamento a pé, em bicicletas, motos e a cavalo. Com a ferramenta, eles podem ter acesso online, de qualquer lugar, ao sistema de informação da Sesp para verificação de fichas criminais e consultas ao sistema do Detran|ES, o que torna o atendimento de ocorrências mais ágil e eficiente.


Tags:



Publicidade