Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Faltam Postos Turisticos em pleno verão capixaba - (Guarapari, ES)

Guarapari

Faltam Postos Turisticos em pleno verão capixaba - Guarapari

Guarapari Faltam Postos Turisticos em pleno verão capixaba

O ano de 2010 promete ser um ano turístico no Espírito Santo e a temporada de eventos bem movimentada. É a partir de agora, nos meses de verão até o carnaval que o turístimo promete ganhar força na Grande Vitória. E a maioria dos municípios ainda não estão preparados para o aumento da demanda de visitantes e não disponibiliza serviços além da distribuição de folhetos e guarda-vidas.

Na primeira segunda-feira (04) do ano, dia de sol e calor na Grande Vitória, os dois postos de atendimento ao turista na Capital capixaba, localizados nas praias da Curva da Jurema e Camburi, estavam fechados. O visitante que buscasse informações sobre a cidade dava, literalmente, de cara com a porta. A Companhia de Desenvolvimento de Vitória, responsável pelo serviço, não soube explicar o motivo da falta de expediente.

A ausência de informações gerou queixas. O médico Fernando Roberto veio de São Paulo para passar a festa de Ano Novo com familiares, mas se decepcionou com a estrutura de Vitória. "Achei a cidade pouco sinalizada, quando passei por aqui. Não há nenhum ponto de referência ao turista por aqui, não vi. Em São Paulo as ruas são mais sinalizadas. Aqui achei poucas referências sobre nomes de praias e locais para ficar", reclamou.

Atendimento bilíngue em Vila Velha

Em Vila Velha, o atendimento a turistas é feito na Casa da Memória, que fica no Parque da Prainha. Segundo o coordenador de turismo do município, Renato Cintra, a procura de visitantes ao local é pequena. Ele creditou a baixa demanda à falta de divulgação e à localização do posto de atendimento, que fica distante dos principais pontos turísticos da cidade.

A estagiária Tayla Galdino Bernardo, que trabalha no atendimento a turistas de Vila Velha há quase um ano, enumera alguns obstáculos encontrados no dia a dia. "Às vezes um estrangeiro conhece muito mais a cidade do que o próprio capixaba. Acontece muito de uma pessoa passar informações erradas para um estrangeiro e ele ir parar em outro lugar. Isso causa constrangimento para nós, quando recebemos a reclamação", comentou.

A partir do dia 14 de janeiro, os visitantes em Vila Velha contarão também com uma tenda cultural e turística na Avenida Champagnat, na Praia da Costa. Lá ficará mais um posto de atendimento, que contará com atendentes bilíngues e distribuição do mapa e de um guia de atrativos turísticos do município.

Qualificar o turista é a meta de Guarapari

Em Guarapari, o balneário mais famoso do Espírito Santo, o único Centro de Informações Turísticas funciona também como posto de cadastramento de ônibus de grupos que chegam à cidade. Entre as festas de Natal e Réveillon, 50 veículos foram cadastrados.

A Prefeitura, no entanto, quer conscientizar os visitantes e mudar o perfil de quem chega à cidade. Hoje, a maioria dos turistas em Guarapari vem de Minas Gerais. "Estamos tentando melhorar o perfil desse turista. Muitos procuram ainda casas de aluguel. Estamos em busca daquele visitante que se hospede em hotéis e pousadas, para que ele também gere divisas para a cidade. O turista que fica em casas de aluguel geralmente traz todas as comidas já de casa e acaba não tendo gasto nenhum no município", explicou Talita de Oliveira, coordenadora do Centro de Informações Turísticas de Guarapari.

Ao procurar informações sobre o balneário, o turista recebe um guia das praias mais badaladas, guia de restaurantes, hotéis e pousadas de Guarapari, além do mapa da cidade. Todas as informações estão disponíveis somente em português e a prefeitura ainda não garante material bilíngue para 2011.

O Centro de Informações Turísticas de Guarapari funciona de quarta-feira a domingo, das 8h às 16h, no acesso principal da cidade para quem chega pela BR-101 ou pela Rodovia do Sol. Durante o verão, também haverá postos móveis de atendimento turístico na Praia do Morro, Praia da Areia Preta e em Meaípe.

Serra é campeã nos postos de atendimento

O município da Serra é o que mais disponibiliza postos de atendimento turístico. São quatro, no total, localizados no Museu da Serra, na Casa do Congo e na Loja do Agroturismo - os três em Serra Sede - e um na Igreja e Residência de Reis Magos, no balneário de Nova Almeida. Até o fim do mês, outros três pontos passam a funcionar, em Jacaraípe, Manguinhos e na Lagoa Juara.

Ao procurar esses locais, o visitante recebe um kit com mapa do município, material ilustrativo e informações sobre os monumentos históricos e patrimônios naturais da Serra. Além disso, o município mandou confeccionar cartões postais com paisagens serranas, que serão distribuídos gratuitamente nos postos, que ficam abertos das 8h às 17h.

Vitória disponibiliza visitas guiadas

Quem procura um dos dois postos de atendimento a turistas na Capital capixaba recebe o mapa ilustrado da cidade, um guia gastronômico com as informações sobre os principais bares e restaurantes de Vitória e um show case, que traz informações detalhadas sobre os pontos turísticos da cidade. Todo o material é produzido em português e inglês.

O diretor de turismo da Companhia de Desenvolvimento de Vitória, Anderson Fioretti, disse que ainda este ano serão reformulados os postos de informações da rodoviária e do Aeroporto de Vitória. A CDV também trabalha com o "Projeto Visitar", que leva grupos de turistas para visitas monitoradas aos monumentos capixabas.

"A gente disponibiliza o guia que vai fazer o percurso do projeto com esses grupos que solicitarem. Independente disso, o projeto mantém esses pontos turísticos abertos com monitoria interna, para que as pessoas tenham informações mais completas. O visitante recebe, nesses monumentos, material informativo e o roteiro que pode ser feito até mesmo sem a visita monitorada", comentou Fioretti.

O percurso no Centro Histórico de Vitória inclui o Theatro Carlos Gomes, a Catedral Metropolitana, a Capela de Santa Luzia, a Igreja do Carmo e o Convento de São Francisco. As visitas podem ser agendadas pelo telefone 3183-9500.
Delegacia atende queixas contra hotéis

Pode até ser que você nunca tenha ouvido falar, mas o turista que se sentir lesado por algum serviço ou que for vítima de violência tem uma delegacia especializada em atendimento a quem vem de outros Estados ou países. Extravio de bagagens e até mesmo dúvidas quanto à hospedagem podem ser resolvidas pela Polícia Civil, por meio da Delegacia do Turista, em Vitória.

A delegada Cláudia Dematté, interina na unidade, explica que não só queixas criminais que podem ser levadas à Delegacia do Turista."O turista que tiver dúvida sobre a questão de uma hospedagem, por exemplo, pode procurar a Delegacia do Turista, que é a responsável pela fiscalização dos hotéis da Grande Vitória e do interior do Estado. É a delegacia quem expede os alvarás de funcionamento, então se o visitante quiser saber se aquele hotel está com tudo em dia, ele também pode nos procurar e pedir essas informações", pontuou Cláudia.

Para otimizar o atendimento ao público, a delegacia conta com investigadores e policiais fluentes em língua inglesa. As queixas podem ser registradas mediante a apresentação de qualquer documento de identidade do turista. Caso a ocorrência seja relativa a perda ou roubo de documentos, basta que a vítima se apresente no local.

"O turista vítima de algum tipo de crime pode procurar a delegacia, onde será registrada a ocorrência. A partir daí, faremos a orientação e vamos encaminhar o boletim de ocorrência para a delegacia competente, que dará continuidade às investigações sobre o caso", explicou a delegada Cláudia Dematté.

Furtos, extravio de bagagens e perda de documentos estão no topo do ranking de registros na unidade. Os números de atendimentos realizados em 2009 ainda não foram fechados pela equipe policial.
A Delegacia do Turista funciona de 10h às 22h junto ao Serviço de Atendimento ao Cliente do Shopping Vitória, na Enseada do Suá.

Foto: Divulgação internet


Tags:



Publicidade