Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Ponto de Cultura será inaugurado em Rio Novo do Sul - (Rio Novo do Sul, ES)

Rio Novo do Sul

Ponto de Cultura será inaugurado em Rio Novo do Sul - Novo projeto

Novo projeto Ponto de Cultura será inaugurado em Rio Novo do Sul

Neste sábado (27), às 19 horas, será realizada a inauguração do Ponto de Cultura “Resgatando o passado, Conhecendo o Presente, Construindo o Futuro”, da Associação Rionovense de Imigrantes Suíços (Aris), em Rio Novo do Sul, no Sul do Espírito Santo. A iniciativa foi contemplada pelo projeto Pontos de Cultura, ação prioritária do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC). A programação de abertura contará com uma peça teatral apresentada por alunos do projeto e dirigida pelo professor Lucimar Barros Costa em homenagem a Marcos Thadeu Coelho Silva, personalidade muito conhecida na cidade.

O projeto tem por finalidade resgatar a história da Imigração Suíça no município capixaba por meio de diversas ações na área cultural. O objetivo é incentivar a comunidade a reconhecer a importância da preservação da memória, permitindo às gerações futuras a possibilidade de conhecer e dar continuidade ao processo de manutenção da identidade cultural de Rio Novo do Sul. Além disso, o projeto possibilitará a formação de grupos de danças típicas, coral, teatro, de audiovisual, realização de visitas técnicas e recuperação de documentos.

O grupo de teatro que irá se apresentar na inauguração já atua há cerca de cinco meses e ainda não possui um nome definido. Segundo o responsável pelo projeto, Ricardo Louzada, a escolha por apresentar uma peça buscando demonstrar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo grupo, gerou a opção por interpretar um trecho da obra “Folhas de Outono”, de Marcos Thadeu Coelho Silva. Muito conhecido na região, o homenageado faleceu há 15 anos e é uma personalidade muito conhecida na cidade.

Ainda de acordo com Ricardo, a associação só surgiu após a descoberta dos 150 anos de imigração suíça para a região e, para compensar o atraso, foram desenvolvidas diversas atividades ligadas ao tema. “Resolvemos montar a Associação e fazer atividades com coral, grupo de dança, festas anuais, caminhadas.. Descobrimos o projeto do Ponto de Cultura e decidimos tentar. Posso dizer que ele está sendo muito bem-vindo e muito útil.”, contou.

A adesão à rede de Pontos de Cultura é voluntária e realizada a partir de editais lançados pelo Ministério da Cultura, pelos governos dos Estados ou pelas Prefeituras. No Espírito Santo, por meio de um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Cultura e o Ministério, foi lançado em 2010 um edital que selecionou projetos de 20 entidades capixabas no valor de R$ 180 mil cada um. Os recursos são aplicados e investidos durante de três anos, período de duração do convênio.

Entre as iniciativas contempladas está a Associação Rionovense de Imigrantes Suíços (Aris) com o ponto “Resgatando o passado, Conhecendo o Presente, Construindo o Futuro”. A inauguração será realizada no Teatro Municipal “Ivo Mameri”, em Rio Novo do Sul. A entrada é gratuita.

Serviço:
Inauguração do Ponto de Cultura “Resgatando o passado, Conhecendo o Presente, Construindo o Futuro”
Data: 27 de abril
Horário: 19 horas
Local: Teatro Municipal “Ivo Mameri” em Rio Novo do Sul
Entidade: Associação Rionovense de Imigrantes Suíços – ARIS
Contato: (28) 8113-3537 - Ricardo


Tags:



Publicidade