Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Espírito Santo agora é referência nacional em turismo - (Domingos Martins, ES)

Domingos Martins

Espírito Santo agora é referência nacional em turismo de aventura e ecoturismo - Aventura Segura

Aventura Segura Espírito Santo agora é referência nacional em turismo de aventura e ecoturismo

A Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur) e a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) encerraram, nesta terça-feira (16), as atividades do Programa Aventura Segura Espírito Santo. Com isso, o Estado passa a ser uma referência no segmento, ficando em quarto lugar no ranking nacional, com 11 empresas qualificadas e certificadas, atrás apenas de Minas Gerais, Mato Grosso e Tocantins. O evento foi realizado no auditório do Fjordland Cavalgada Ecológica, em Pedra Azul, município de Domingos Martins.

Além dos representantes das 11 empresas incluídas no programa, participaram do Seminário Técnico Aventura Segura no Espírito Santo o secretário de Estado do Turismo Alexandre Passos, o presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, Leandro Carnielli, o secretário de Turismo de Domingos Martins, Wellington Bleidorn, o analista técnico do Sebrae-ES Rodrigo Belcavello Barbosa, e o presidente do Instituto Capixaba de Ecoturismo (ICE), Felipe Ramaldes Correa, entre outros convidados.

Certificação

Participaram do Programa Aventura Segura no Espírito Santo, 11 empresas: Rio da Montanha (Domingos Martins), Conexão Radical (Marechal Floriano), Fjorland Cavalgada Ecológica (Domingos Martins/Pedra Azul), Serra do Caparaó Ecoturismo (Dores do Rio Preto), Selva Sassiri (Venda Nova do Imigrante), Active Eventos (Vila Velha), Jefinho Expedições (Santa Leopoldina), Pedra Azul Adventure Park (Domingos Martins/Pedra Azul), Planeta Vertical (Vitória), Hipóxia Adventure Sport (Vitória) e Fora do Ar (Alfredo Chaves). Além da qualificação, o Governo do Estado também ofereceu a certificação pela ABNT/Inmetro, órgão certificador.

Pela manhã, foi realizada a oficina Os Aspectos Jurídicos relevantes no Âmbito das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, com o advogado Ricardo Azevedo, da empresa Claudia Watanabe Sociedade de Advogados, contratada pela Abeta Nacional.

À tarde foi realizado o Seminário Técnico Aventura Segura Espírito Santo – O Ecoturismo e o Turismo de Aventura como Vetor de Desenvolvimento Local, pelo consultor da Abeta Luiz Del Vigna. Ele falou sobre as boas práticas adotadas neste segmento no Brasil e no mundo e a importância da implementação da SGS (norma da ABNT referência na ISO) e Lei Geral do Turismo. Em seguida, foi feita uma avaliação das ações executadas, objetivos e resultados alcançados.

Ao final do seminário, os representantes das empresas que participaram do programa fizeram uma avaliação sobre o aprendizado, a qualificação do segmento, associativismo e perspectivas para o futuro. Todos agradeceram a oportunidade oferecida pelo Governo do Estado, por meio da Setur, de organização e qualificação das empresas do segmento de ecoturismo e turismo de aventura no Espírito Santo.

“Com certeza, a partir de agora vamos trabalhar em parceria e muito mais preparados”, declarou Jefferson Rodrigues, da Jefinho Expedições. Paulo Rocha, da Conexão Radical, fez questão de ressaltar a importância da qualificação. “Apesar de vários anos de trabalho, o aprendizado de normas e técnicas nos ajudam a atuar da forma correta e com mais segurança”. Já o anfitrião do dia, Jorge Idraso, da Fjordland Cavalgada Ecológica, disse que a qualificação mudou a concepção das empresas, “especialmente no que tange à atuação no mercado e os cuidados com a segurança”.

O secretário Alexandre Passos fez o encerramento, destacando que os investimentos no turismo são uma ação de Governo. “Há muito empenho do governador Renato Casagrande neste sentido porque ele acredita na importância econômica e social do setor para o Espírito Santo. Temos que aproveitar esse movimento positivo e desenvolver novos projetos. Já estamos planejando novos cursos de qualificação para empresários e gestores, entre outras ações”.

O secretário também fez questão de valorizar a execução do Programa Aventura Segura. “Vocês têm uma joia nas mãos que já está lapidada. Agora cabe às empresas fazerem com que essa joia tenha cada vez mais valor. O Estado é o indutor desse processo, mas são as empresas que devem desenvolver o segmento. Se forem elaborados bons projetos, isso com certeza vai acontecer”, finalizou.

O programa
Maior iniciativa de organização e desenvolvimento do segmento no País, o Programa Aventura Segura é uma iniciativa do Ministério do Turismo, em parceira com o Sebrae Nacional, executado e liderado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

O programa é uma soma de ações de fortalecimento institucional, geração e disseminação de conhecimento, qualificação de pessoas e empresas, subsídio à certificação para condutores e empresas, formação de grupos voluntários de busca e salvamento (GVBS), responsabilidade socioambiental, Campanha do Consumo Consciente e de acessibilidade no turismo de aventura.


Tags:



Publicidade