Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Hospital Estadual em Baixo Guandu oferece novas cirurgias - (Baixo Guandu, ES)

Baixo Guandu

Hospital de Baixo Guandu agora oferece serviço de Cirurgia Oftalmológica - João dos S. Neves

João dos S. Neves Hospital de Baixo Guandu agora oferece serviço de Cirurgia Oftalmológica

O Hospital Estadual João dos Santos Neves, em Baixo Guandu, na divisa com Minas Gerais, abriu um novo serviço à população: o de cirurgia oftalmológica para retirada de catarata, glaucoma e pterígio (também conhecido como “carne no olho”) e até atendimento de urgência em casos de presença de corpo estranho no olho. Esse é o primeiro hospital administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a ofertar esses procedimentos, descentralizando o atendimento à população.

Para a abertura do Serviço de Cirurgia Oftalmológica no Hospital, que inclui ambulatório para avaliação pré e pós-operatória, a Sesa investiu cerca de R$ 200 mil em compra de equipamentos, como um microscópio especial, instrumental cirúrgico específico e material de ambulatório. As duas primeiras cirurgias de piterígio foram realizadas com sucesso pela instituição, no último dia 06.

“Existe demanda na Região Noroeste, sendo que a maioria desses procedimentos é realizada em serviços do SUS na Grande Vitoria, por meio do Hospital das Clínicas, que é federal, e no Hospital Evangélico de Vila Velha, que é filantrópico e integra a rede complementar. A abertura do serviço é importante porque amplia e descentraliza o acesso a essas cirurgias e dará mais conforto aos pacientes que não precisarão se deslocar para fazer o procedimento”, ressaltou o diretor administrativo da Unidade, Altair Antônio Ferreira.

Corpo estranho
Além das cirurgias oftalmológicas eletivas, sem urgência, o Hospital passou a atender situações de emergência. Casos, por exemplo, em que um corpo estranho - um cisco, uma faísca, uma sujeira - penetra no olho.

“Os casos mais comuns que chegam ao pronto-socorro são relacionados a acidentes de trabalho em que uma faísca, por exemplo, pode penetrar no olho. Antes, esses pacientes eram avaliados por clínico geral, regulados pela Central de Vagas e encaminhados para o Hospital Silvio Avidos, em Colatina, para retirada do corpo estranho. Agora, isso não é mais necessário porque o Hospital conta com um cirurgião oftalmológico”, relatou.

Fluxo
Para ter acesso ao serviço de cirurgia oftalmológica de pterígio, catarata ou glaucoma, o paciente deve ter passado antes por uma consulta com oftalmologista da rede SUS e ter diagnóstico com indicação de avaliação cirúrgica. Com o encaminhamento, o paciente leva ao Serviço Oftalmológico do Hospital, que providenciará o agendamento da avaliação pré-cirúrgica.

Este foi o caso das duas primeiras pacientes atendidas pelo serviço e que passaram por cirurgia para retirada de pterígio, conhecida como ”carne no olho” (uma alteração na membrana transparente do olho). Antes do procedimento, elas passaram por avaliação prévia com o cirurgião Jetro Jardim, que confirmou a indicação cirúrgica, que foi agendada e realizada.

“Eu tinha esse problema há mais de 20 anos e ficava com medo de ficar cega porque a carne no olho já estava perto do centro do olho e ficava arranhando. Eu não tinha condições de pagar por uma cirurgia dessas. Esse serviço aqui no Hospital de Baixo Guandu caiu do céu, graças a Deus. Eu fui muito bem atendida. Estou em repouso, me recuperando e já com atendimento pós-operatório marcado com o cirurgião”, contou a paciente Maria Madalena de Jesus Silva.


Tags:



Publicidade