Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Mais de 2 milhões de atendimentos no Faça Fácil de Cariacica - (Alfredo Chaves, ES)

Alfredo Chaves

Faça Fácil de Cariacica já realizou mais de dois milhões de atendimentos - Faça Fácil

Faça Fácil Faça Fácil de Cariacica já realizou mais de dois milhões de atendimentos

Qualidade, rapidez e eficiência. Desde a sua implantação, a unidade Faça Fácil de Cariacica já realizou mais de dois milhões de atendimentos, sempre embasada na premissa de melhoria contínua dos serviços. O prazo reduzido para a entrega de documentos é um dos maiores destaques para quem visita a unidade. A agilidade causa procura de pessoas que moram em outras cidades e até outros estados.

Em amostragem parcial do mês de março, foi registrado atendimento a moradores de 12 cidades do Estado, entre as quais Guarapari, Laranja da Terra, Alfredo Chaves, Santa Leopoldina e Cachoeiro de Itapemirim. A carteira de identidade é entregue em seis dias úteis; já o Cadastro de Pessoa Física (CPF), sai na hora. A carteira de trabalho, que também possui prazo de entrega normal de seis dias úteis, no momento demora um pouco mais. Enquanto a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Trabalho trabalharem na atualização do sistema de cadastro, o documento será emitido em até 30 dias.

Porém, ser referência no Estado tem causado, nos dias de maior demanda, uma procura acima das expectativas. Atualmente são registrados seis mil atendimentos por dia, em média. Chegando a oito mil atendimentos nos dias de maior movimento. A procura mais intensa é pelos serviços do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que registra em média 700 atendimentos/dia. Em seguida, a emissão de carteira de identidade tem os maiores registros, com média de 600 atendimentos/dia.

Mesmo assim, o padrão de qualidade é mantido. O quadro de servidores que atendem na unidade pode ser movido de um serviço para outro. No carnaval, por exemplo, sendo registrada demanda maior para retirada de carteiras de identidade, os atendentes são concentrados neste serviço. Outra medida, utilizada para dinamizar o atendimento, é o diagnóstico rápido do crescimento de demandas. Esse trabalho é realizado no dia-a-dia e, de acordo com os dados levantados, a equipe de orientadores começa a assistência ainda nas filas.

Triagem agiliza atendimento
A triagem é uma ferramenta que visa a dar eficiência, disse Miriam Cardoso, gerente da unidade Faça Fácil de Cariacica. “Pessoas de várias localidades vêm para serem atendidas aqui em Cariacica. Porém, trabalhamos para dinamizar cada vez mais o atendimento e manter o nível de excelência”, explicou Miriam.

Parceria com órgãos públicos
A fórmula, que dá certo, une a prestação de serviços do setor público com a eficiência que a gestão de uma empresa privada pode conseguir. Isso porque a central de serviços é fruto de uma Parceria Público Privada (PPP).
O Faça Fácil funciona oferecendo serviços em parceria com diversos órgãos públicos, como Seger, Polícia Civil, Detran, Sefaz, Cesan, Ceturb, Junta Comercial, Procon, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga DRT), Correios, Prefeitura da Municipal de Cariacica, Banestes, Escelsa e Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES). Para melhoria dos atendimentos, medidas em conjunto com os próprios órgãos são essenciais. Reuniões para planejamento são realizadas anualmente, quando são discutidas as ações para o próximo período.

“Nossa premissa é sempre a melhoria contínua dos atendimentos. Quando o problema não cabe a nossos atendimentos, procuramos o órgão responsável para ver o procedimento mais adequado”, disse Miriam Cardoso, que adverte a população: “É importante, também, a compreensão da população que nos procura. Não deixar tudo para a última hora é a melhor forma de evitar filas e demora no atendimento, além de garantir a solução do que se busca”.


Tags:



Publicidade