Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Show de Jair Rodrigues e Sessão Solene - (Serra, ES)

Serra

Show de Jair Rodrigues e Sessão Solene marcam comemoração da Revolta do Queimado - Revolta do Queimado

Revolta do Queimado Show de Jair Rodrigues e Sessão Solene marcam comemoração da Revolta do Queimado

Nesta sexta-feira (12), será dada continuidade às atividades em comemoração aos 164 anos da Revolta de Queimado. Às 19 horas, na Assembleia Legislativa será realizada uma Sessão Solene para homenagear esse fato histórico que representa o movimento tido como o maior símbolo da luta escrava em solo capixaba. Em seguida, a partir das 20 horas, será a vez do balneário de Manguinhos, em Serra, receber o show de Jair Rodrigues .

Algumas entidades e personalidades negras de grande importância para o Estado e para o Brasil que se destacam no combate a qualquer tipo de discriminação e preconceito, e na defesa dos princípios fundamentais e na promoção da vida estarão presentes no evento. Para reconhecer essas atuações, seis pessoas, incluindo o cantor Jair Rodrigues, serão condecorados com a Comenda Chico Prego pelo Poder Legislativo Estadual.

Vale ressaltar que a Sessão Solene, anteriormente designada para o dia 19 de março, foi adiada em função da forte chuva que incidiu sobre a Grande Vitória naquele dia. Esse calendário de atividades conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.

O que foi a Revolta do Queimado?
Ao chegar em São José do Queimado, em 1845, o Padre Gregório sentiu a necessidade de construir uma igreja no local. Para isso, convocou toda a comunidade para ajudar na construção, cabendo aos negros o trabalho mais árduo e pesado.

Durante esse processo, surgiu uma suposta promessa de libertação dos negros por parte do padre e que mudaria o ritmo do vilarejo. Dizia-se na época que ele havia prometido alforria aos escravos que estavam trabalhando na construção da igreja e que ela seria efetivada no dia da inauguração da igreja.

No dia 19 de março de 1849, durante a missa inaugural, os mais de 200 escravos que estavam presentes nos arredores da igreja, viram, depois de muita espera, que a promessa não seria concretizada. Certos de que haviam sido enganados, invadiram a igreja para cobrar uma resposta do padre.

Diante do problema, ele negou a promessa de alforria e se trancou na sacristia. Isso gerou uma revolta que acabou virando um grande massacre, com a morte de muitos escravos. Os principais líderes desse movimento foram: Elisiário, Chico Prego e João da Viúva.

Comemoração dos 164 anos da Revolta do Queimado
Sessão Solene
Data: 12 de abril de 2013 (sexta-feira)
Local: Plenário Dirceu Cardoso - Assembleia Legislativa
Horário: 19 horas

Homenageados com a Comenda Chico Prego
- Aécio Leite (vereador do município da Serra)
- Gilmar Carlos da Silva (vereador do município da Serra)
- Arabelo do Rosário (professor)
- Jair Rodrigues (músico)
- Sebastião Sabino de Souza (secretário SEDIR)
- Nelma Gomes Monteiro (professora)

Shows em Manguinhos (Praça Central)
20 horas - Atração local
21 horas - Jair Rodrigues


Tags:



Publicidade