Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Governo distribui cargos e se articula para 2014 - (Iconha, ES)

Iconha

Apesar das negativas, Governo distribui cargos para garantir alianças em 2014. - Reeleição

Reeleição Apesar das negativas, Governo distribui cargos para garantir alianças em 2014.


Os partidos despistam, dizem que as eleições estaduais só serão discutidas em 2014, mas fato é que, a um ano do prazo legal para discutir oficialmente sua reeleição, o governador Renato Casagrande (PSB) já nomeou no Executivo nove ex-prefeitos ou ex-vice prefeitos capixabas. Somadas outras lideranças do interior e da Grande Vitória que ganharam espaço no governo, o número salta para 11.

Para alguns, os novos integrantes do governo não chegaram lá por acaso e esta seria uma estratégia de o socialista garantir visibilidade para os feitos de sua gestão. Presidente regional do PSB, Macaciel Breda podera que, já na segunda metade do mandato, Casagrande está atendendo a demandas de aliados.

“Um governo amplo como o de Casagrande acaba tendo que atender às demandas da base. Se a capacidade dessas pessoas atende ao governo, serem ex-prefeitos deixa de ser importante. A resposta que deve ser dada são os resultados da administração”, ponderou Macaciel.

Para o presidente regional do PT, José Roberto Dudé “é natural que o governador queira aproveitar na equipe dele quem tem experiência administrativa” e “prefeitos que saíram das prefeituras com capacidade de gestão”.

Articulação

Apesar de não vincular as nomeações às eleições, Dudé acredita que ter ex-prefeitos na administração pode ajudar o governador a ter uma articulação mais próxima dos municípios.

Ele assegura que o PT não está negociando alianças para 2014 e só o fará no ano que vem, com um novo comando do partido e a definição das parcerias em nível nacional. Mas Dudé defende a manutenção da aliança com o PSB e o PMDB, no Estado.

Vice-presidente estadual do PDT, o deputado Josias da Vitória frisa que “as eleições de 2014 serão discutidas pelo partido no ano que vem”, mas pondera que a inclinação da sigla é estar com Casagrande.

“O PDT faz parte da base do governo e vai apoiar, sempre que achar necessário, as medidas adotadas pelo governador. Não acredito que as indicações que têm sido feitas sejam antecipação do processo eleitoral”, disse Da Vitória.

O governador Renato Casagrande esteve ontem em Brasília e não foi localizado para comentar o assunto. Em nome do governo, o secretário da Casa Civil, Luiz Ciciliotti, admitiu que o convite a aliados do interior traz benefícios à imagem da atual gestão.

“São lideranças locais e algumas até regionais. É lógico que, como foram bem sucedidos em suas cidades, podem contribuir com nosso governo”, disse.

Eles garantiram espaço

Helder Salomão (PT)
Ex-prefeito de Cariacica, nomeado secretário estadual de Ação Social

Eliezer Rabelo (PMDB)
Ex-prefeito de Vargem Alta, nomeado diretor do DER

Raquel Lessa (PSD)
Ex-prefeita de São Gabriel da Palha, nomeada presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado

Gilson Amaro (PMDB)
Ex-prefeito de Santa Teresa, nomeado assessor especial da Secretaria de Governo

Edelson Paulino (PT)
Ex-prefeito de Iconha, nomeado coordenador da Agência do Trabalhador, ligada à Secretaria de Ciência e Tecnologia

Frei Paulão (PSB)
Ex-prefeito de Muqui e ex-secretário de Cultura, é agora presidente da Ceasa

Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB)
Ex-prefeito de Vitória e ex-deputado federal, foi nomeado assessor técnico da Secretaria de Governo

Madalena Santana (PSB)
Ex-vice-prefeita da Serra, nomeada como diretora da Escola de Serviço Público do Estado

Carlos Lopes (PSB)
Ex-vice-prefeito de Viana, novo diretor-geral do Detran

Ledir Porto (PR)
Ex-secretário de Defesa Social de Vila Velha, nomeado como coordenador de Drogas do governo

Esmael Almeida (PMDB)
Ex-deputado estadual, nomeado assessor especial da Sedurb


Tags:



Publicidade