Warning: mysql_num_rows(): supplied argument is not a valid MySQL result resource in /home/capixabao/public_html/_v5_meta.php on line 1480
Corpo de Bombeiros forma 108 novos soldados - (Muniz Freire, ES)

Muniz Freire

Corpo de Bombeiros forma novos soldados e entrega equipamentos à Defesa Civil de doze municípios - Salvando vidas

Salvando vidas Corpo de Bombeiros forma novos soldados e entrega equipamentos à Defesa Civil de doze municípios

Após 10 meses de treinamento intenso, 108 novos soldados bombeiros estão aptos a cumprir com a missão da corporação em salvar vidas. A formatura que marca o ingresso da tropa ao Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) foi realizada nessa sexta-feira (22), quando também foram entregues materiais destinados às defesas civis de 12 municípios do Estado.

O secretário de Segurança, André Garcia, ressaltou os investimentos realizados na área da segurança em todo o Estado e a formação de qualidade dos servidores. "Esta solenidade é mais uma materialização dos investimentos que estão sendo feitos no Espírito Santo. Estamos investindo muito e da forma mais eficaz possível, incorporando novos bombeiros, equipando as defesas civis, e construindo novas unidades - como nos municípios de Cariacica, Anchieta e Guaçuí. Investimos também em capacitação e treinamento, pois é muito importante ter o nosso servidor satisfeito e motivado", concluiu.

Durante o evento, o comandante Geral do CBMES, coronel Edmilton Ribeiro Aguiar, deu as boas vindas aos novos soldados e enfatizou o compromisso de cada militar com a sociedade capixaba. "Trabalhando juntos estaremos cada vez mais preparados para enfrentar as adversidades. Tenho orgulho em ser comandante desta Corporação, pois vocês, novos formandos, mostraram a que vieram, com o objetivo de vidas e riquezas a salvar. Vocês já foram batizados, já que, como voluntários, atuaram durante as chuvas que atingiram a Grande Vitória nesta semana. Juntos, construiremos uma Corporação e uma sociedade cada vez melhor", disse.

Mulher alcança o primeiro lugar em desempenho
Durante a solenidade de formatura, a soldado Karla Scalfoni Basseti, 28 anos, pós-graduada em Educação Física e ex-atleta de futsal de alto rendimento, recebeu do governador Renato Casagrande a medalha “Major Bremenkamp Aplicação e Estudo" pela primeira colocação geral no Curso de Formação de Soldados 2012, com média final 9,418. Dos 108 bombeiros formados, apenas 15 eram mulheres. A soldado Karla conseguiu o primeiro lugar, alcançando uma posição inédita na história da Corporação.

"Decidi fazer o concurso para bombeiro, pois me identifico muito com a profissão. É uma atividade gratificante, que traz benefícios para as pessoas de alguma forma. Não digo que foi fácil, apesar de ter sido muito bem recebida e apoiada por todos. Foi um primeiro lugar bem suado. Deixei de fazer coisas que eu gostava, e por 10 meses e meio me dediquei totalmente a este curso. As mulheres que têm desejos e sonhos devem batalhar por seus ideais. Esse foi o meu, somos capazes e esse prêmio só mostra que essa vitória é possível", comemora.

Os novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar Capixaba participaram de várias atividades no curso de formação em período integral. A grade curricular contou com disciplinas como combate a incêndios urbanos e florestais, salvamento em altura, atendimento pré-hospitalar, resgate em regiões alagadiças, corte de árvores em risco, salvamento aquático e mergulho, atendimento a ocorrências envolvendo produtos perigosos e ações de defesa civil.

Além dos conhecimentos técnicos, também foram exigidos dos soldados o preparo intelectual e psicológico com o objetivo de preparar o futuro bombeiro militar para o desempenho das suas missões, especialmente aquelas que envolvem vítimas em situações de alto risco. Os futuros soldados integrarão as novas unidades contempladas no Plano de Expansão do Corpo de Bombeiros, tanto da Grande Vitória como no interior.

O soldado Thiago Lopes Ferreira, de 22 anos, alcançou o 2º lugar geral no Curso. Já praticou vôlei, handebol, judô, entre outros esportes e diz que a dedicação foi a palavra chave para esse resultado. "É um curso longo, completo, e com uma rotina cansativa. Eu não estava esperando esta colocação. Alcançar um desempenho como este não é uma tarefa fácil, mas tive força de vontade e me dediquei bastante. O curso possui atividades com as quais me identifico muito, e estou apaixonado por tudo isto aqui", comemora Thiago.

Equipamentos para a Estruturação das Defesas Civis Municipais
Durante o evento, o Corpo de Bombeiros Militar também realizou a entrega de 12 kits para as defesas civis municipais. Cada kit é composto por uma pick up diesel, com engate para reboque, barco de alumínio para áreas alagadas, reboque, motor de popa 15 HP, computador, estabilizador, impressora multifuncional, aparelho de fax, máquina fotográfica digital e aparelho GPS, além de mobiliários, contendo duas mesas, dois gaveteiros volantes, duas cadeiras tipo secretária, arquivo de pastas suspensas e duas cadeiras fixas.

Com esses recursos, o Governo do Estado visa fortalecer as atividades de Defesa Civil no Espírito Santo. O valor de cada kit representa o investimento de R$ 127 mil e irá beneficiar os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Viana, Nova Venécia, Domingos Martins, Itapemirim, João Neiva, Itaguaçu, Mantenópolis, Conceição do Castelo, Cariacica e Castelo.

Em março do ano passado, foi realizada a entrega do primeiro lote de equipamentos para as defesas civis de 10 municípios, entre eles, Vargem Alta, Guaçuí, Santa Leopoldina, Muniz Freire, São José do Calçado, Afonso Cláudio, Alegre, Mimoso do Sul, Marechal Floriano, Ibiraçu.

A estruturação das defesas civis municipais faz parte do esforço do Governo do Estado em integrar forças para prevenir e conter ocorrências de desastres naturais no Estado. Esse esforço conjunto está previsto no Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil que visa delinear ações de prevenção e oferecer respostas rápidas para minimizar os efeitos dos desastres. Essas ações integram todas as secretarias de governo para um plano efetivo com ações de socorro, assistência social e reconstrução de áreas destruídas.


Tags:



Publicidade